4 pilares para você gerenciar o tempo no seu dia a dia

gerenciar o tempo

O ritmo acelerado da nossa vida muitas vezes nos dá a sensação de que não temos tempo para nada. Só que, independentemente dessa percepção, algumas pessoas conseguem aproveitar melhor o tempo e cumprir as tarefas às quais se propõem, enquanto outras, não. E o segredo de quem chega ao fim do dia com a lista de atividades finalizada está, sem dúvida, na maneira de gerenciar o tempo.

Uma má administração do tempo pode ser prejudicial não somente para a produtividade, mas para as nossas relações e a nossa saúde. Vejo este problema o tempo todo, e ele se tornou tão crônico na nossa sociedade que há alguns anos eu criei um curso específico voltado especialmente para ajudar as pessoas a serem mais produtivas – o Método Cronos.

Os quatro pilares do Método Cronos para gerenciar o tempo

Se você está em busca de foco e disciplina para produzir mais em menos tempo, conseguir melhorar sua performance e atingir seus objetivos, é imprescindível que aprenda a gerenciar o tempo. E existem quatro pilares fundamentais para isso, que vou ensinar para você agora.

Como eu sempre insisto, pegue um papel, uma caneta ou qualquer objeto em que você possa fazer anotações e escreva as estratégias que eu vou te passar. Use este artigo para de fato criar uma mudança da sua vida. Sem ação, essa leitura não vai adiantar nada!

1. Desejos

O primeiro pilar para estruturar uma vida em que o indivíduo seja capaz de gerenciar o tempo é o dos desejos. É necessário saber com clareza o que você deseja alcançar ou ter na sua trajetória para de fato entrar em um modo de ação.

E desejos podem estar relacionados a diferentes aspectos da nossa vida. Algumas pessoas desejam ser mais saudáveis, outras buscam ser mais espiritualizadas ou ter mais tempo com a família, outras querem abrir um negócio próprio.

Esses desejos são o primeiro passo em direção a algo maior.

2. Metas

Os desejos são necessários, mas não suficientes. É preciso ir realmente atrás do que você quer para transformar seus desejos em metas, que devem ser definidas de acordo com o tipo de vida e de satisfação que você quer ter em relação a determinados aspectos da sua existência.

Estabelecer metas significa ter datas e prazos, que te ajudarão a canalizar as energias para as áreas que você deseja dar atenção, para, assim, as mudanças começarem a acontecer.

3. Rotinas

O terceiro pilar para você ser mais produtivo é a sua rotina. E é neste ponto que o processo pode ficar mais complicado para algumas pessoas. Você pode pensar que ter rotina é difícil e que você gosta de “ser livre”, mas, na verdade, ela é muito importante.

Eu não conheço nenhuma história de pessoas que tiveram grandes conquistas sem seguir rotinas. Eu mesmo, durante muito tempo, não gostava da ideia de estabelecer uma. Mas com o tempo eu percebi que é fundamental ter um propósito claro e preencher a rotina com aquilo que é importante para ele.

Muitas vezes é necessário aprender a dizer “não” para as pessoas ao seu redor. Aos poucos, elas começarão a respeitar isso e entender o que é prioridade para você.

4. Agenda bloqueada

O último movimento para administrar seu dia a dia é a “agenda bloqueada”. O nome já diz tudo!

Você precisa alinhar sua agenda à rotina para conseguir realizar as atividades que vão ao encontro à sua missão.

Estabeleça a rotina em blocos dentro da sua agenda. Somente assim será possível colocar em prática aquilo que você iniciou lá no primeiro pilar.

Aprender a gerenciar o tempo é transformador

Esses quatro pilares formam um ciclo fundamental para quem quer ser mais produtivo. Os desejos são transformados em metas, que passam a compor rotinas apaixonantes, alinhadas a uma agenda de alto poder transformador.

Você não tem ideia de quantos alunos meus conseguiram enormes mudanças só por aplicar esses quatro pilares, direcionando melhor o foco e a energia.

Se você conseguir aplicar algum desses elementos, certamente vai passar para outro patamar na sua vida. Portanto, mãos à obra!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: