5 passos para atingir a maestria e conquistar uma vida melhor

atingir a maestria

Atingir um nível elevado de qualidade de vida significa alcançar grandes resultados e ter êxito em todas as áreas. Uma pessoa realizada é muito bem-sucedida na carreira, próspera financeiramente, esbanja saúde e tem relacionamentos felizes. Chegar a este patamar de evolução e satisfação, no entanto, não é fácil. É preciso ter foco para atingir a maestria e se tornar cada dia melhor.

Disciplina, produtividade, gestão do tempo, inteligência emocional, resiliência e iniciativa são algumas das aptidões necessárias para ter sucesso. Mas desenvolvê-las demanda força de vontade e tempo. Preparei uma lista com cinco passos simples e práticos para ajudar qualquer um a atingir a maestria nas habilidades fundamentais para a vida épica.

1. Instrução

O primeiro passo para se tornar mestre em algo é a instrução. Você precisa ter acesso à maior quantidade de informações possíveis sobre um determinado tema. Como aprender sozinho é mais complicado, o melhor é encontrar um instrutor que possa ensinar tudo o que você precisa.

Se você deseja, por exemplo, desenvolver a liderança, deve procurar alguém que já tenha sucesso à frente de equipes. O mesmo vale para qualquer outra habilidade. Essa pessoa poderá orientá-lo, fornecendo conteúdos fundamentais ou ajudando a encontrá-los.

2. Treino ajuda a atingir a maestria

Depois de focar na teoria, você e os seus instrutores podem definir tarefas práticas a serem trabalhadas. Adquirir competências novas pressupõe muito treinamento, portanto, é fundamental que a prática seja prazerosa.

As atividades relacionadas às aptidões que serão desenvolvidas devem fazer parte da sua rotina diária, sendo colocadas na agenda como qualquer outro compromisso. Dessa forma, você consegue fazer a imersão necessária para, dia após dia, construir o próprio percurso.

3. Entrega

Por se tratar de um processo que requer bastante tempo e dedicação, ele exige entrega. No início, é comum se sentir um pouco desconfortável, já que você terá de enfrentar situações com as quais não sabe lidar. No entanto, o desafio está justamente em se abrir para aprender – e se jogar de corpo e alma.

Mergulhe de cabeça no processo. Faça tudo o que for necessário. Não questione o seu instrutor, nem se contente apenas com pequenos avanços. Não deixe que crenças limitantes a respeito da sua capacidade atrapalhem o trajeto, muito menos que outras pessoas interfiram de modo negativo.

4. Visualização

Esta é uma poderosa arma para manter o foco quando você se sentir desmotivado. Ela consiste em projetar os resultados ao final do processo. Pense: quais são os benefícios que você terá quando adquirir a habilidade que está buscando?

Se você está desenvolvendo a gestão do tempo, por exemplo, liste as vantagens concretas que surgirão do aprendizado. Você certamente será uma pessoa mais organizada, produtiva, que trabalha em alto rendimento e com mais disposição para fazer o que gosta, cuidando de si e se dedicando às pessoas que ama.

5. Limite

É preciso expandir seus limites permanentemente. Um mestre não aceita a frase “está bom”. Ele busca constantemente a evolução, colocando-se em situações desafiadoras. Quem vive em alta performance atua sempre no limite e alcança um degrau de cada vez, sem nunca deixar de subir.

Atingir a maestria significa ampliar os horizontes, aumentar a área de domínio. Se agir como todas as outras pessoas, você nunca conseguirá conquistar a vida que deseja. Foque nas competências que podem mudar a sua vida e te transformar em uma pessoa diferenciada.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: