6 dicas práticas para motivar sua equipe e melhorar resultados

Motivar sua equipe

A chave para o sucesso de qualquer empresa é cultivar um ambiente que facilite atingir as metas de produtividade estabelecidas. Funcionários desmotivados são um problema, pois não realizam o trabalho conforme o esperado. É a função de um bom líder motivar sua equipe e garantir que eles produzam o máximo possível.

Existem estratégias específicas que podem ser utilizadas para estimular os colaboradores. Motivar sua equipe é mais fácil do que você imagina. Aprenda com as seis dicas que listamos abaixo.

1. Entenda que as pessoas não fazem bem feito porque não sabem

Na maioria das vezes, as pessoas não deixam de realizar uma tarefa porque não querem ou são incapazes. Elas simplesmente não sabem como fazer direito. Espera-se que um bom líder seja compreensivo e não julgue um funcionário incapaz de um desafio. Mas tome cuidado: se vários colaboradores estiverem com dificuldades, a falha pode ter sido no momento em que foram capacitados para a tarefa. Se for o caso, é hora de assumir a culpa pela situação e encontrar modos de corrigir as falhas.

2. Desenvolva seus colaboradores

Identifique as competências necessárias para a realização do trabalho em cada membro da equipe e as desenvolva. Uma pessoa pode ser comunicativa no ambiente da empresa, mas não possuir a mesma desenvoltura com estranhos, por exemplo. Mapeie as deficiências de cada um e os ajude a melhorar.

3. Mostre na prática o que você deseja

Se alguém nunca realizou aquela tarefa, será inútil explicar a teoria passo a passo durante dez minutos. É muito provável que, assim, ela não atenderá às expectativas. É preciso mostrar na prática como ela deve trabalhar. Para usar o mesmo exemplo do ponto anterior, se o colaborador não tem experiência em abordar pessoas na rua, você precisa sair com ele e demonstrar na prática como ele deve agir.

4. Esteja presente para motivar sua equipe

Uma das características mais importantes de um bom líder é acompanhar as tarefas para garantir que as metas serão atingidas. Mantenha-se presente! Não tente resolver problemas por telefone e WhatsApp. Você precisa se reunir e conversar toda a semana com os funcionários.

5. Cobre o resultado do modo correto

Liderar pressupõe cobrança. Tome cuidado, porém. Um líder agressivo e arrogante não ganha a confiança dos funcionários. Você precisa ser duro sem deixar de se colocar ao lado da equipe. Frases como “eu não vou desistir de vocês” e “nós vamos chegar lá” ilustram bem a postura desejada.

6. Conheça os sonhos e se comprometa a ajudá-los

Motivar sua equipe exige aproximação de verdade. Conheça os desejos dos colaboradores e demonstre que vai ajudar a realizá-los. Sente-se com cada um e projete o futuro que ele terá dentro da organização se for competente. Entenda o que é importante também no âmbito pessoal: se ele deseja comprar uma casa própria ou pagar a faculdade dos filhos, por exemplo.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: