Como mudar hábitos e conseguir mais disciplina

como mudar hábitos

Você sabia que os seus hábitos são os principais responsáveis pelos sucessos e fracassos da sua vida? E que são eles que favorecem ou prejudicam tudo o que você faz? Se você sabe disso, então precisa aprender como mudar hábitos para garantir seu sucesso.

Só que eu vou contar para você que a única forma de passar a estabelecer bons hábitos em seu cotidiano e de fato conseguir uma evolução na sua vida é abraçando a DISCIPLINA.

Em alguns momentos, a preguiça nos vence: deixamos para depois o que precisa ser feito hoje, procrastinamos. Por isso, a mudança de um hábito só acontece quando você estabelece disciplina. Ela não pode depender unicamente da sua vontade.

Se você for sedentário, só vai conseguir manter uma rotina de exercícios para ter uma vida mais saudável se tiver disciplina. Talvez a vontade mesmo nunca apareça. Só que você não pode ficar esperando ela chegar.

O que é e como ter disciplina?

Quando você pensa em “disciplina”, provavelmente a primeira imagem que vem à mente é a do capitão e do soldado: o primeiro manda, o segundo obedece. Essa imagem remete a um regime de submissão às normas ditadas por um superior – que é exatamente o que acontece em instituições militares, por exemplo.

Em um outro contexto, ou seja, no aprendizado sobre como mudar hábitos em busca de uma vida melhor ou do sucesso profissional, essa representação de disciplina passa por uma transformação. Ter disciplina significa mandar e obedecer. E na sua vida quem manda e quem obedece é a mesma pessoa: você.

Ter disciplina pessoal significa, portanto, decidir o que deve ser feito e fazer. Essa atitude precisa ser mais forte do que as possíveis desculpas ou reclamações que podemos criar para deixar de agir. Por isso, a disciplina não pode estar ligada à vontade, mas à decisão e à importância que esta tem na sua vida.

Como mudar hábitos por meio da disciplina

A questão crucial aqui é entender, em primeiro lugar, que não podemos ser dominados pela nossa vontade – que é movida por fatores emocionais. Dificilmente, antes de estabelecer realmente uma rotina de treinos (e mesmo depois que isso se tornar um hábito), você terá vontade de ir à academia todas as manhãs. Mas, se você tomar a decisão de sair do sedentarismo e for disciplinado, você pode superar a falta de vontade.

A decisão é racional e é ela que permite a você perceber o que não está bom e o que precisa ser mudado. É ela que deve ser o motor da nossa disciplina – não a vontade. Entre sentimento, pensamento e atitude, uma pessoa disciplinada é aquela que consegue colocar o pensamento ou a atitude sempre antes do sentimento.

É claro que esse “esquema” não vale para tudo na vida. Mas para uma mudança de hábitos ele é necessário. Nesse caso, a pessoa que coloca o sentimento na frente fica esperando a vontade chegar e dessa forma é impossível saber como mudar hábitos que precisam ser mudados. Alguém que espera a vontade normalmente não consegue realizar muito na vida.

Já quem toma uma decisão consistente e define um pensamento importante para a sua vida pode gerar um sentimento de motivação que é propulsor da realização.

Isso não quer dizer que esse sentimento vá se manter todos os dias que você tiver que ir treinar. No entanto, com certeza a sua atitude no final vai gerar um sentimento positivo. Sabe aquele dia que você lutou muito contra si para se forçar a fazer algo custoso para você, conseguiu ser disciplinado e quando estava lá pensou: “Que bom que eu vim”? Pois é…

A ação deve vir antes da emoção

Se você quer mudar seus hábitos, precisa ter em mente que a disciplina exige que a ação venha antes da emoção. Pessoas disciplinadas são aquelas que conseguem definir com clareza o que deve ser feito e não abrem mão daquilo que foi decidido. Elas sabem que o resultado sempre será compensador.

Ser disciplinado significa obedecer as ordens que você dá a si mesmo. E não esqueça que você precisa dar as ordens certas! Tome decisões que sejam coerentes com o que você quer para si.

Uma frase de Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, é bem interessante para você entender o poder da disciplina: “Em última análise, nossa única liberdade é a liberdade de disciplinarmos a nós mesmos”.

É com essa bela citação que eu termino o artigo de hoje. Comece a se disciplinar e mude os seus hábitos agora! Você tem a sua vida nas suas mãos!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

2 respostas

Os comentários estão desabilitados.