Como ser mais produtivo instalando 9 hábitos na sua rotina

Como ser mais produtivo

Todo mundo já se pegou em algum momento pensando em como ser mais produtivo. Afinal, é essa característica que garante a você o uso do tempo disponível para o que realmente importa, traz resultados que fazem a diferença e faz com que você se deite na cama satisfeito com o bom rendimento do dia que passou.

Mas como ser mais produtivo se a maioria das pessoas usa o tempo que tem disponível se anestesiando com distrações como filmes, séries, bares, baladas, entre tantas outras coisas que levam um prazer imediato, mas ignoram a necessidade de usar esse tempo para evoluir. E não é fácil sair dessa rotina, mesmo que ela te leve a chegar ao fim do dia com uma sensação de não ter feito o dia render.

É por isso que você precisa de algumas estratégias no seu cotidiano para conseguir a produtividade que deseja – e que necessita para atingir outro patamar. Estratégias bastante simples, de instalação de hábitos na rotina, que são capazes de mudar tudo para você. Confira a seguir.

Como ser mais produtivo com hábitos realmente simples

1. Cuide do seu sono

Um sono restaurador é a base para melhorar seu desempenho em qualquer atividade. Para ter uma melhor qualidade do seu sono, você pode começar ajustando a iluminação do seu quarto e da sua casa. Por exemplo, substitua as lâmpadas brancas por outras mais amareladas, pois a luz branca inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono.

Pessoas que possuem o mau hábito de ficar conectadas ao celular após deitar retardam o sono, mesmo estando muito cansadas. Por isso, acostume-se também a fazer alguma atividade relaxante na cama, como uma leitura, uma respiração profunda, meditação ou oração.

Por fim, considere procurar um profissional de saúde para avaliar a possibilidade de reforçar, por meio de suplemento, o teor de melatonina do seu organismo.

2. Beba muita água

Do início ao fim do dia, consuma bastante água. Sempre! O ideal é que, logo ao acordar, você beba pelo menos 500 ml de água, e aumente as suas doses ao longo do dia. Desde a Roma Antiga, a ingestão abundante de água era considerada terapêutica e recomendada nos casos de dores de cabeça e estresse. Até nos “hospitais” da época o tratamento dispensado a grande parte dos pacientes se baseava em repouso, exercícios de respiração e consumo de água.

Portanto, não substitua os copos de água pelo cafezinho ou outras bebidas. O nosso cérebro é composto principalmente por água e, assim, a nossa energia é diretamente proporcional à quantidade que ingerimos do líquido.

Ingira pelo menos entre 2 e 2,5 litros diariamente. E não se preocupe se precisar ir diversas vezes ao banheiro por causa disso: o tempo que você vai perder será mais do que compensado pelo tanto de energia e produtividade que você irá adquirir.

3. Respeite as suas refeições

Um dia produtivo começa com um bom café da manhã, de preferência, com muitas frutas, aveia e ovos. Evite leite, laticínios ou qualquer alimento com excesso de açúcar. Com um ótimo café da manhã, você já começa o dia se sentindo bem disposto, animado e fisiologicamente energizado.

Além disso, não pule refeições, e tenha sempre à mão castanhas e frutas secas para comer quando sentir fome nos intervalos. As pequenas refeições saudáveis são tão fundamentais quanto as grandes para se manter energizado ao longo de todo o dia.

4. Tenha clareza em relação ao seu projeto

Você precisa saber exatamente qual é o principal projeto que você precisa se dedicar em cada dia. A falta dessa clareza implica perda de tempo e energia com atividades menos importantes. E, assim, quando chega a noite, nem o projeto importante nem os secundários são realizados adequadamente.

No momento em que você sabe o que é importante, você se foca nisso. “First things first” (primeiro o que é mais importante) é uma famosa frase do grande escritor Stephen Covey, e que diz muito sobre a importância de levar isso a sério.

5. Delete o aplicativo “sabotador”

Para experimentar a alta performance no seu dia, imponha-se o desafio de deletar ou bloquear, por 24 horas, aquele aplicativo que mais consome o seu tempo, seja o Whatsapp, o Instagram, o Facebook, o YouTube, etc.

A ação de bloquear o seu principal “inimigo” pode ser bastante educativa e fundamental para entender como ser mais produtivo. Você aprenderá que há vida possível sem o acesso constante ao app, e que a limitação do uso não te aliena da sociedade, nem te prejudica. Pelo contrário: ela favorece a sua capacidade de foco e ajuda a melhorar o seu desempenho.

6. Pratique o isolamento produtivo

Procure se isolar para entrar em um estado de imersão e profunda concentração. Organize cuidadosamente o seu local de trabalho, escolhendo um ambiente tranquilo e silencioso. O ideal seria trabalhar voltado para uma paisagem incrível, mas, se isso não for possível, opte por trabalhar de frente para uma parede.

O importante é que o cenário à sua frente não interfira na sua concentração. Pessoas ou carros passando, bem como crianças ou animais de estimação, não proporcionam o isolamento necessário para o alto desempenho.

Usar fones de ouvido é uma boa opção, pois mantém você alienado de interferências externas. Escolha o seu estilo de música preferido (clássica, jazz, eletrônica) ou o que melhor favoreça a sua concentração e mande bala.

7. Trabalhe com unibloco ou multibloco

A agenda é, sem dúvida, fundamental para esse processo de aumentar a produtividade. E você pode trabalhar com ela de dois modos diferentes. A primeira, “Unibloco”, é quando você elege um único projeto para realizar em um determinado dia e se dedica integralmente a ele, em completa imersão.

A segunda, “Multibloco”, é quando você organiza a sua agenda do dia de hora em hora, determinando qual atividade e em qual horário você vai realiza-la. Algumas ações podem consumir mais tempo do que outras, mas é importante que todas elas estejam previstas e que sejam executadas nos horários pré-determinados.

8. Aposte e se comprometa

Por que não fazer uma brincadeira que pode aumentar consideravelmente a sua produtividade? Converse com um amigo pela manhã e aposte com ele que você irá conseguir executar todas as atividades previstas para o dia.

O valor em jogo pode ser, por exemplo, R$50, R$100. Isso é o menos importante. O mais importante é que você se sinta comprometido e pressionado para ser produtivo – e em um ambiente descontraído e divertido, consequências do caráter lúdico da aposta.

9. Aproveite os seus ciclos produtivos

Existe comprovação científica de que a mente humana não é capaz de passar muito tempo em estado de plena concentração, debruçada sobre um mesmo tema. Por isso é tão importante trabalhar com ciclos produtivos. Dessa forma, você realiza pequenas pausas a cada 30 ou 40 minutos de trabalho intenso.

A pausa pode ser para um cafezinho, para um copo d’água, para olhar a paisagem, não importa. O fundamental é que você se desligue por dois ou três minutos daquela atividade, para garantir, assim, a imersão e a alta produtividade do próximo ciclo.

Talvez você enfrente dificuldades para se disciplinar no início e se pergunte se precisa disso como um passo importante de como ser mais produtivo. Mas essa é uma habilidade primordial, que você desenvolverá com a prática e que será fundamental para melhorar seus resultados no dia a dia.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: