• Home
  • Sucesso
  • Como superar momentos difíceis e dar a volta por cima

Como superar momentos difíceis e dar a volta por cima

como superar momentos difíceis

Existem alguns períodos da vida em que sentimos um desânimo tão grande que até as pequenas coisas do dia a dia se tornam complicadas. As pernas parecem que ficam pesadas demais e é como se todo e qualquer movimento exigisse um esforço quase sobre-humano. Se você já viveu ou está vivendo algo parecido, certamente já se perguntou: como superar momentos difíceis rapidamente e dar a volta por cima.

Normalmente, essas dificuldades estão relacionadas a fases em que não conseguimos sentir e nos conectar ao nosso propósito. É comum chegarmos ao fim do dia com a sensação de não ter feito nada. E, em razão disso, nos culpamos, nos cobramos e nos comparamos com as outras pessoas – o que acaba  causando ainda mais sofrimento.

Saiba como superar momentos difíceis com paciência e foco

Se você sente como se estivesse sendo colocado à prova e que não tem nenhuma chance de vencer essa batalha contra si, saiba que isso não é verdade. Além de ter plenas condições de sair dessa, acredite que isso que você está vivendo é somente uma etapa – entre tantas outras – da sua vida.

Para entender como superar momentos difíceis, é preciso, em primeiro lugar, levar em consideração o caráter passageiro dessa situação. O grande desafio é se dar conta de que você já passou outros momentos complicados.

Esses períodos são processos de dificuldade relacionados a diferentes fatores que nos levam a acreditar que a situação na qual nos encontramos vai durar para sempre.

Só que para conseguir reverter esse quadro, derrotar o sofrimento e seguir adiante, você precisa de dois grandes aliados: a paciência e o foco.

Tenha paciência – principalmente com você

A paciência não tem nada a ver com assumir uma atitude passiva e ter em mente a ideia de que “vou ficar aqui parado e tudo vai se resolver”. Ter paciência, neste caso, refere-se à sua relação com você mesmo e o entendimento de que se trata realmente de um processo e que, pouco a pouco, as coisas vão melhorar.

Você precisa  estar ciente de que está dando o seu máximo: talvez hoje não tenha conseguido fazer 1 km, mas conseguiu avançar 600m, e é nisso que você tem que focar. O avanço pode ser lento – provavelmente amanhã você vai chegar a 650 km –, mas você deve ser capaz de perceber que ele existe e faz parte do processo.

Por essa razão, tenha paciência e não se cobre tanto. Seja gentil consigo e aceite os seus dias ruins. A comparação com os outros não é positiva e não vai levar você a lugar nenhum.

Você pode e deve admirar algumas pessoas e se inspirar nelas, mas se comparar o tempo todo é um golpe baixo contra si. Quando você faz isso, sempre encontra motivos para acreditar que é inferior ou que está em uma situação pior, quando, na prática, não tem nenhuma condição de avaliar se isso é realmente verdade.

Tenha foco e mire o possível

Além de paciência, para sair de um momento difícil você precisa de foco. Aqui, podemos pensar no foco de modo simplificado, como uma configuração de dois elementos. Em primeiro lugar, já que em situações como essa sentimos como se tivéssemos perdido a conexão com a nossa missão, temos de tentar pensar em um cenário de curto prazo.

Talvez você não esteja conseguindo decidir o que quer da vida, mas é necessário estabelecer onde quer chegar em um futuro próximo – nos próximos três ou seis meses, por exemplo.

Por outro lado, o foco também é constituído pelo que você precisa fazer para chegar onde quer. Portanto, o exercício aqui é: definir onde você quer estar daqui a algum tempo e olhar para o percurso que precisa fazer para chegar lá. Focando em metas de curto prazo, você consegue mirar o possível e ver a luz no fim túnel.

Pode acreditar: o “tudo passa” é verdade!

Agora, eu vou te contar qual é o grande problema das pessoas quando enfrentam qualquer situação semelhante a essa na vida: a falta de paciência e a tendência em acreditar na eternidade do período ruim. Eu sei que o que eu vou escrever a seguir é uma coisa muito batida, mas ela é extremamente verdadeira e precisa ser dita: tudo passa na nossa vida.

Nenhuma dificuldade que você teve durou para sempre. Quanto mais paciência e foco você tiver, mais simples será o caminho em direção à superação desse momento. Nunca deixe de acreditar que o que é ruim passa, que as coisas melhoram e que, assim como aconteceu em outros momentos semelhantes na sua vida, você sairá dessa muito bem mais uma vez.

Se busca algo mais intenso do que apenas ler um artigo, recomendo fortemente que conheça o PROTAGON. São 2 dias de evento para trabalhar traumas do passado, reestruturação de vida e criar um novo recomeço.

Clique AQUI e saiba tudo sobre o PROTAGON.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.