Como superar o medo de mudanças e ter uma vida plena

medo de mudanças

Grande parte das pessoas têm sonhos e projetos que, infelizmente, nunca vão tirar do papel. E isso costuma acontecer por um único motivo: o medo de mudança. Esse receio comum é o grande responsável pela vida desmotivada, morna e sem grandes realizações que a maioria dos indivíduos Todos os postsacaba vivendo

No entanto, ninguém está condenado a não conquistar o que deseja. Se você se permitir sair da zona de conforto, pode alcançar seus objetivos e ter a vida que sempre desejou ter. Para ajudar a superar o seu medo de mudança, preparei este post com dicas valiosas para você conquistar uma vida com mais propósito e acima da média. Acompanhe!

O medo de mudança é um obstáculo a ser superado

O medo de mudança é o entrave que o mantém no exato ponto em que você se encontra agora e que impede grandes avanços. Temer sair da atual situação significa ter a ilusão de estar no controle de tudo. No fundo, quem receia qualquer mudança tem medo de viver, pois a vida é feita de transformações sobre as quais não exercemos qualquer domínio.

O risco e a inovação são fatores indispensáveis para quem está disposto a conquistar uma vida abundante. Fazer sempre o mesmo, dia após dia, não está no roteiro das pessoas que realizam sonhos e conquistam uma vida plena. A necessidade de controle e o medo de mudança andam juntos, mas podem ser trabalhados e superados a fim de conquistar a coragem necessária para alcançar seus objetivos.

É necessário se arriscar mais em questões simples. Solte-se, deixe-se levar, coloque-se em situações nas quais você se sente pouco confortável. Já pensou em ir a um restaurante, não olhar o cardápio e pedir para que o chef escolha o que você vai comer? Tente! Esse é um ótimo exercício para quem não consegue relaxar, pois tem a mania de controlar tudo o tempo todo.

A zona de conforto deve ser abandonada

Quando você deixa alguém escolher o seu prato em um restaurante, corre o risco de não gostar da escolha, mas também se permite ser surpreendido e descobrir algo maravilhoso, que nunca havia experimentado. Assim também funciona na vida em geral: os riscos existem, mas as mudanças e as inovações, na grande maioria das vezes, são positivas e reveladoras.

Muitas pessoas têm receio de perder a estabilidade da carteira assinada e abrir uma empresa ou apostar em um novo caminho para a carreira. No entanto, essa “segurança” que elas acreditam ter, na maioria dos casos, não existe. Ninguém tem garantias de que não será demitido amanhã ou de que sempre encontrará trabalho na área em que atua.

Ao mesmo tempo, quem não supera o medo de mudanças e continua na mesma situação, apesar de ter outros sonhos ou de não estar satisfeito, se condiciona a uma vida morna e sem graça. Se você não se permitir sair da zona de conforto, estará perdendo a única oportunidade que tem de ser feliz como gostaria: a vida que está vivendo agora.

Os desafios devem ser encarados de frente

Arrisque, mude e vá em busca do que você quer! Posso garantir que você não vai se arrepender. Quer ter uma vida em abundância e deixar para trás seus medos e limitações? Então confira essas dicas!

Liste os medos

Você já parou para pensar quais são seus maiores medos e limitações? Coloque tudo em um papel para que você possa visualizá-los e encará-los de frente, sem receio. Quando você sabe quais são seus verdadeiros medos, fica mais fácil traçar estratégias para enfrentá-los, criando soluções ou o chamado plano B.

Se você tem medo de perder o emprego e comprometer a sua trajetória profissional, e isso de fato acontecer, o que faria? Quais são seus talentos, habilidades e potencialidades com os quais você teria condições de vencer essa fase? Essas são respostas poderosas que ajudarão a ultrapassar os seus medos mais íntimos, a fim de alcançar uma vida plena.

Tenha objetivos e metas claras

Onde você deseja chegar? Trace o seu caminho, faça o seu planejamento sempre com metas claras e datas para realizá-las. Com isso, você terá um percurso traçado para alcançar o que tanto deseja e o medo de mudança tende a ser deixado para trás.

Aceite desafios e incertezas

É fato que a mudança é sempre um risco assumido, mas ela é necessária para alcançar a sua felicidade. Tenha em mente que nada na vida é 100% certo ou seguro. O seu relacionamento amoroso pode acabar, você pode perder a sua fonte de renda, pessoas queridas podem partir.

Os desafios e incertezas fazem parte da nossa existência e como você lida com eles e com o medo determinará a vida que você escolhe viver. Assuma isso e terá mais responsabilidade sobre si e acerca das suas escolhas.

Mantenha o otimismo

Manter uma atitude positiva sobre a vida é fundamental para atrair uma vida em abundância. Pessoas otimistas sabem que a mudança é um veículo para a evolução e, por isso, sempre estão abertas a ela.

Planeje seus passos

Eles podem ser pequenos, mas devem ser contínuos. Com um bom planejamento, você pode ter uma visão de futuro a médio e longo prazo, o que o deixará mais confiante para seguir o seu caminho rumo a uma vida mais próspera, cheia de propósito e em abundância.

Sempre haverá adversidades, mas com planejamento, foco e muita determinação, você será capaz de fazer coisas extraordinárias. Para tanto, planeje-se, estude e tenha em mente aonde de fato deseja chegar.

Confie em si mesmo

Como já dizia Renato Russo: “Quem acredita sempre alcança”. O primeiro passo para você atingir seus objetivos, sejam eles quais forem, é acreditar que você pode! Quando conseguir canalizar sua força interior para o propósito de vida que tem, coisas maravilhosas passarão a acontecer. Para isso, basta começar e tentar!

Quem atinge o sucesso se destaca justamente por conseguir se desprender do medo de mudança e arriscar. Trata-se de um ato de coragem que não é contido por qualquer precaução. Pelo contrário, é impulsionado por um espírito realizador que, além de assumir a insatisfação com o presente, torna-se obstinado a construir um futuro melhor, uma vida acima da média.

Assim, superar o medo de mudança requer autoconhecimento, planejamento, autoconfiança e ação. Onde você deseja chegar e o que o impede? Reflita sobre isso e comece a agir. Você é mais forte!

O que você achou deste post sobre medo de mudança? Sente-se mais preparado para enfrentar os medos com as nossas dicas? Deixe um comentário para me contar suas experiências ou tirar dúvidas.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: