Evite o cansaço mental extremo e melhore a qualidade de vida

Cansaço mental extremo

Se você é daquelas pessoas que acorda e vai dormir pensando em trabalho – e provavelmente até sonha com ele –, cuidado! Além de estar trabalhando demais, você possivelmente não deve estar conseguindo se distanciar dos deveres profissionais nos momentos necessários. Você sabia que essa compulsão por trabalho gera cansaço mental extremo, além de prejudicar outras áreas importantes da sua vida?

Quem é workaholic, ou seja, compulsivo pelo emprego, dá prioridade à sua ocupação e coloca em segundo plano todos outros aspectos do seu dia a dia: relacionamentos, família, saúde. Pessoas com esse vício pensam o tempo todo na atividade profissional, a ponto de se sentirem culpadas quando não estão fazendo algo relacionado a ela. Este é um comportamento perigoso, que leva ao cansaço mental extremo.

É necessário relaxar

Quando você não consegue se desligar do trabalho em nenhum período do dia e da semana, os riscos de esgotamento são altos. Em algum momento, a sua mente começará a dar sinais de fadiga e, se você não desacelerar, o corpo também apresentará sintomas dessa exaustão.

Perda da criatividade, dificuldade de memorizar, dores de cabeça, no corpo, gastrites e úlceras são sinais clássicos de cansaço mental. Sinais de que sua mente e corpo pedem encarecidamente por uma pausa.

Durante um período da minha vida, meu desejo era trabalhar 24 horas por dia. Eu gostava muito do que fazia, me divertia muito, ajudava as pessoas e ainda tinha um ótimo retorno financeiro. Porém, eu pensava em minha atividade o tempo inteiro e não fazia outra coisa senão trabalhar, trabalhar e trabalhar. Em um determinado momento, me dei conta que estava “ganhando” de um lado, mas “perdendo” muito de outro. Tinha me afastado de pessoas importantes, estava com problemas de peso, sentia estafa, minha vida era muito desequilibrada.

O bem-estar do ser humano depende de um equilíbrio das quatro áreas da nossa vida: realização profissional, finanças, saúde e relacionamento. Se você, como eu naquele momento, focar somente nas duas primeiras, ocorrerá um desequilíbrio que prejudicará a qualidade de vida.

Atividades relacionadas a outras áreas da vida evitam cansaço mental extremo

Relaxar e dedicar tempo à saúde e aos relacionamentos é, portanto, necessário. Para um trabalhador compulsivo, isso parece impossível. Mas é preciso mudar, começando com pequenas atitudes na sua rotina.

Para evitar a exaustão, você precisa bloquear a agenda e se comprometer com atividades que não estejam relacionadas à carreira: ir ao cinema, jantar com o companheiro, fazer uma caminhada no parque, viajar aos fins de semana sem celular.

Por mais estranho que possa parecer, você terá de se empenhar para aproveitar o tempo livre e não pensar em trabalho enquanto faz outras coisas. O mesmo esforço que a maioria das pessoas faz para se dedicar aos compromissos, você terá que concentrar nas outras áreas da sua vida.

No início, será difícil assistir a um filme inteiro concentrado na trama, mas é importante começar se dando conta do que está acontecendo para conseguir mudar e evitar o cansaço mental extremo. Aos poucos, será possível relaxar e curtir automaticamente – como você precisa e merece!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: