Saber gerenciar o tempo: a 1ª qualidade de um bom líder

qualidades de um bom líder

Grandes líderes precisam de grandes qualidades. E uma das grandes qualidades de um bom líder, que todo profissional em uma função de liderança deve ter, é o bom gerenciamento do tempo. Vou explicar por quê.

Se você lidera uma equipe, tem a sua própria empresa ou trabalha com vendas diretas, por exemplo, sabe que as pessoas lideradas por você necessitam do seu tempo. Elas vão fazer perguntas, vão pedir reuniões, vão atrás de orientações. Portanto é fundamental – como eu disse, é uma das grandes qualidades de um bom líder –, ser capaz de gerenciar esse tempo e saber dividi-lo com o seu time da forma correta.

O motivo é muito simples: líderes encaram uma jornada de trabalho que já é por si só bastante exaustiva, repleta de demandas de todos os lados. Portanto, se ela não for bem administrada, o profissional corre o sério risco de deixar o cargo engoli-lo.

Por que a boa gestão do tempo é uma das grandes qualidades de um bom líder?

O tempo é a principal moeda de troca que o líder possui para se relacionar com a equipe. Em função disso, é imprescindível que, ao liderar pessoas, ele saiba como gerenciá-lo.

A regra número 1 neste caso é ter em mente que você não pode desperdiçar o seu bem mais precioso com tarefas ou pessoas que não valem a pena, ou seja, que geram poucos resultados.

Se um líder investe o tempo nas pessoas menos eficientes da equipe, ele acaba usando o seu principal recurso – o tempo – com liderados pouco produtivos, em vez de gastá-lo com pessoas que performam mais.

É evidente que toda a sua equipe precisa da sua atenção, mas você não pode dar mais para quem demonstra menos competência e menos para aqueles que são realmente competentes. Por isso, é preciso administrar o seu tempo de modo que você consiga se dedicar mais àqueles que performam mais.

Investir mais tempo nesses profissionais significa desenvolvê-los para que usem todo o potencial que possuem para chegar mais longe. Ter pessoas desenvolvidas e autônomas na equipe é um aspecto fundamental da boa liderança. Significa que você poderá delegar algumas tarefas e decisões e ter mais tempo para o que é realmente importante e totalmente de sua responsabilidade.

Como você tem gerenciando o seu tempo de líder?

Você já parou para analisar quantas vezes responde à mesma pergunta para as pessoas da sua equipe? Se você passa o tempo inteiro esclarecendo dúvidas recorrentes, isso certamente faz você desperdiçar o seu tempo com questões desnecessárias. E isso só vai mudar quando você parar de responder a essas questões repetitivas.

Enquanto isso não acontece, você será sempre um oráculo corporativo, o chamado “líder Google”, que fica sempre preso à necessidade de fornecer as respostas que “vampirizam” o seu tempo. Se esse for o seu caso, saiba que você está deixando de lado uma das grandes qualidades de um bom líder – portanto precisa reverter essa situação!

Para isso, é preciso fazer um levantamento e descobrir quais são as cinco questões que você sempre repete para a sua equipe. A partir daí, use a criatividade. Por exemplo, você pode fazer vídeos curtos esclarecendo esses temas ou criar um arquivo listando as principais perguntas e respostas para seus comandados.

Ao fazer isso, você garantirá que o seu conhecimento fique registrado em pequenas cápsulas, que poderão ser acessadas sempre que alguém da sua equipe tiver necessidade.

Se você gerenciar melhor o seu tempo, evitando desperdício com respostas repetidas e investindo a maior parte da sua energia nas pessoas mais eficientes da sua equipe, você estará muito mais próximo de se tornar um líder de alta performance!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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