• Home
  • Sucesso
  • Gestão do conhecimento: como potencializar o aprendizado pessoal

Gestão do conhecimento: como potencializar o aprendizado pessoal

gestão do conhecimento

Você já viveu uma situação em que busca conhecimento e aprende muito, mas se sente “bloqueado” e não sabe como dar o primeiro passo em direção ao objetivo principal? Muitas pessoas têm a sensação de que quanto mais aprendem, mais ficam sem ação quando precisam agir. Isso acontece porque atualmente vivemos sobrecarregados de informações. Se você não organizar esses dados e escolher um foco provavelmente não vai saber por onde começar. Por esse motivo, é importante se dedicar à gestão do conhecimento pessoal e organizar os seus estudos.

A internet é uma fonte inesgotável de informação e conhecimento sobre produtividade, gestão do tempo, finanças e muitos outros assuntos. A questão crucial é saber como organizar tudo para aproveitar ao máximo esse universo infinito de conteúdo. Acredito que a minha experiência pessoal pode servir para ilustrar como é possível realizar uma gestão do conhecimento pessoal. Para ser um treinador, precisei buscar uma quantidade enorme de conhecimento e organizá-lo para poder transmiti-lo às mais de 90 mil pessoas que já treinei.

Para obter sucesso nesta empreitada é preciso ter foco. Há alguns anos, determinei que meu objetivo seria trabalhar com produtividade e gestão do tempo. Então, passei um ano estudando e fazendo cursos sobre estes temas, deixando de lado quaisquer outros assuntos. Em seguida, durante outros dois anos e meio, estudei apenas sobre liderança. Fiz um MBA, li livros escritos por Peter Drucker, Stephen Covey, Jack Welch e outros. Mergulhei profundamente no estudo do tema que eu havia me proposto a conhecer e dominar.

Baseado na minha experiência, dividi em três fases a busca por conhecimento necessária para você crescer e atingir a vida que deseja. Confira!

Tenha clareza em relação aos seus objetivos

O primeiro passo é anterior à busca de conhecimento. Antes de reunir informações sobre algo, você precisa ter absoluta clareza sobre onde quer chegar. A partir disso, poderá definir quais são os temas, as informações e os conhecimentos que você precisa para atingir o seu objetivo.

Se você trabalha com vendas, por exemplo, é importante que se capacite em temas como conhecimento humano, técnicas de persuasão e gerenciamento de equipe de vendas. Caso você queira abrir seu próprio negócio, os temas mais relevantes são empreendedorismo, estudo do mercado e crédito. O seu objetivo indicará quais são os conteúdos que você deve dominar para crescer.

Gestão do conhecimento demanda imersão

Uma vez estabelecido o objetivo, mergulhe no estudo dos temas pertinentes. Imagine se você se dedicasse por um ano inteiro a estudar somente sobre produtividade, persuasão, oratória e comunicação? Eu não tenho dúvidas de que alcançaria um outro patamar de qualidade.

O fator que faz realmente diferença neste processo é a imersão. Trata-se realmente de um mergulho para absorver tudo o que puder a respeito do tema em uma determinada janela de tempo – seis meses, um ou dois anos. Para isso, você deve ter paciência e estudar somente um tópico por vez. O estudo simultâneo de diversos assuntos causa confusão e desordem e o resultado não será satisfatório.

Escolha fontes confiáveis

Por fim, é fundamental na gestão do conhecimento que você tenha absoluta confiança na fonte que está buscando. Defina quem são os treinadores e os autores em quem confia e compre livros, faça cursos online e presenciais. É importante que você siga essas poucas pessoas para manter uma mesma linha de conduta e de doutrina. Elas devem nortear o seu percurso rumo ao crescimento pessoal e profissional.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: