Aprenda a resolver problemas quando tudo parece dar errado

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Pare por um instante, pegue papel e caneta e liste cinco situações que tiram você do sério. Pense em momentos da sua vida pessoal ou profissional em que você fica realmente irritado ou chateado. Você já se deu conta que o modo como encara esses acontecimentos define sua forma de lidar com circunstâncias desfavoráveis e de resolver problemas?

Quando realiza essa atividade, a maioria das pessoas costuma elencar uma série de situações que independem delas. “Fico irritado quando minha equipe não produz o esperado no final do mês”, “sinto raiva quando fico preso no trânsito”, “me irrito quando meu filho não faz o que pedi”, “fico chateado quando chove e não posso correr no parque”.

Nesses cenários, ou se tem influência indireta – como líder e como mãe, por exemplo – ou nenhum controle sobre o que acontece. Mas o que isso significa? Que você está reagindo de forma equivocada a fatos que não dependem exclusivamente de você e não conseguirá resolver problemas desse modo.

Encare de outro modo o que não é sua culpa

Você definitivamente não possui nenhum poder sobre circunstâncias externas referentes ao tempo e ao trânsito, por exemplo. Nesses casos, só há duas opções: tentar encontrar culpados que não podem ser responsabilizados de forma real, reclamar e se irritar, ou mudar o modo como encara aquela situação, encontrando formas de contorná-la sem se desgastar.

Obviamente, a primeira opção não leva você a lugar nenhum. Afinal, de que adianta culpar e se irritar com o prefeito ou com São Pedro? Esta atitude só causa estresse desnecessário. Portanto, a única alternativa justa aqui é a segunda opção.

Para resolver problemas como esse é preciso ser prevenido. A chuva e o trânsito são quadros que acontecerão com frequência na sua rotina. Tenha um plano B para quando ficar preso no trânsito ou não puder sair para se exercitar.

Quando mudar as coisas infelizmente não for da sua alçada, foque no que você pode fazer para melhorar aquelas situações. Se ficar parado no engarrafamento, por que não escutar uma aula sobre um assunto de seu interesse ou treinar o ouvido em uma língua estrangeira? Se choveu no dia do seu treino, que tal adiar a corrida e usar o tempo para fazer algo produtivo que seria feito em outro momento? Ou simplesmente subir as escadas do seu prédio várias vezes para não deixar de treinar?

Busque resolver problemas quando você puder fazer algo

Já em outras situações, nas quais você tem alguma possibilidade de influência, normalmente existem três opções: aceitar as coisas como são, agir para tentar mudar ou reclamar e se irritar.

Como já vimos, reclamar não soluciona nada e só tem efeitos nocivos, que levam ao estresse. Então, você terá que optar por aceitar ou tentar reverter a situação. Pessoas emocionalmente inteligentes sempre tentam fazer o que está ao alcance para resolver o que precisam antes de simplesmente se acomodarem.

De novo, pense no que está ao seu alcance para melhorar o que não te agrada. Se a sua equipe não atinge as metas mensais, que tal usar outros métodos para treinar os colaboradores? Se seu filho não faz o que você pediu, que tal conversar para mostrar o quanto é importante a tarefa que você deu a ele?

Reclamar e ficar irritado não faz o menor sentido e não ajuda em nada. Mude a forma como você encara os fatos e o modo como você age para resolver problemas que se colocam no seu caminho!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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