Manter ou conquistar novos consumidores. Qual deve ser o principal foco de uma empresa? A prática mais disseminada nas organizações é, sem dúvida, a captação de novos compradores, enquanto a retenção de clientes costuma ficar em segundo plano. Mas será que esta é a melhor estratégia para seu negócio?
O foco na busca por consumidores faz sentido quando o empreendimento está começando a operar. A partir do momento em que se dá o primeiro contato de compra, é fundamental que a empresa foque a retenção de clientes. É a hora de garantir que eles continuem comprando seus serviços ou produtos. Investir na manutenção de consumidores custa menos que tentar adquirir novos e garante a boa imagem da empresa.
O que é a retenção de clientes
Fidelizar clientes, no entanto, não é uma tarefa simples. Muitas vezes, é mais fácil conseguir que uma pessoa compre pela primeira vez do que fazer com que isso se torne frequente. O desafio é planejar e executar um conjunto de ações que impeçam as pessoas de pensarem duas vezes, mesmo que a concorrência apresente ofertas tentadoras.
Manter seu público satisfeito é o princípio básico desta tarefa. Sua mercadoria ou serviço devem se tornar especiais e agregar valor à vida dessas pessoas. Uma eficiente gestão de clientes também é importante. Criar uma área específica para cuidar deste relacionamento é uma boa ideia.
Ao contrário do investimento na aquisição de novos compradores, que assegura somente o aumento da receita no curto prazo, o foco na fidelização permite a construção de uma base sustentável. Essa estratégia garante uma fonte de renda constante e promove resultados a longo prazo.
Além disso, também é uma forma indireta de buscar por novos clientes. O raciocínio é simples: pessoas satisfeitas com a marca tendem a indicá-la para amigos, familiares e até desconhecidos. Isso sustenta o crescimento contínuo da empresa.
Como fidelizar consumidores
Se a relação empresa-cliente fosse semelhante a um relacionamento amoroso, a primeira compra seria o primeiro beijo. Uma organização que se concentra essencialmente em adquirir novos compradores é como uma pessoa que se esforça apenas na conquista – corteja, leva para jantar, dá flores e etc – e, depois do primeiro beijo, se acomoda acreditando que o jogo está ganho.
É evidente que uma atitude como essa esfria a relação e provoca um distanciamento entre as duas partes. O mesmo acontece quando uma empresa não cuida dos seus clientes. Para fidelizá-los, é necessário dar atenção e ajudá-los a resolver problemas oferecendo as soluções certas.
O primeiro movimento é descobrir quem são esses consumidores. O que eles valorizam? O que procuram? O que necessitam? A partir disso, você pode oferecer exatamente aquilo que precisam. Uma estratégia eficaz é se aproximar, por exemplo, dos 20% maiores clientes. Foque em ações voltadas para essas pessoas.
Ter compradores satisfeitos é essencial para que uma empresa prospere e atinja uma posição de destaque no seu segmento. Então, se quiser alavancar os negócios, mude sua tática e coloque a retenção de clientes em primeiro lugar.