• Home
  • Sucesso
  • Como assumir o controle da sua vida para ter sucesso

Como assumir o controle da sua vida para ter sucesso

Assumir o controle

Colocar-se em um papel passivo diante de todas as situações da vida faz com que você encare o que acontece à sua volta como algo inevitável. Isso impede você de atingir seus objetivos. Para conquistar mudanças e ter o que deseja, é preciso assumir o controle da sua vida e adotar uma postura de protagonismo.

Ao contrário de quem faz papel de vítima, o protagonista se responsabiliza pelo caminho que trilha. Ele assume o controle de suas decisões de modo ativo. Isso significa que ele não vê o mundo como uma ameaça e o enfrenta. Desta maneira, vai em busca do que realmente quer.

Protagonismo X vitimismo

Quem se faz de coitado o tempo inteiro confere a si uma incapacidade de lidar com qualquer situação. Por isso, se defender do mundo e sair do estado no qual se encontra parece impossível. Em todas ocasiões, atribui a culpa pelo seu fracasso e inação a terceiros ou a fatores externos.

Sabe aquela pessoa que sempre diz que a causa dos males é o chefe, a crise, o presidente ou o companheiro? Ela acredita que todos problemas são causados pelos outros, portanto não faz absolutamente nada para resolvê-los. Consequentemente, mudar de patamar é algo impensável. Ao não se reconhecer como responsável pela própria infelicidade, ela sequer percebe que o problema está nela mesma.

As pessoas que atingem o sucesso são, por regra, protagonistas. Elas nunca (nunca mesmo!) se portam como vítimas e sempre se colocam maiores que os problemas e desafios que enfrentam. Reverter essa mentalidade e mudar de comportamento é fundamental para tomar atitudes que tragam melhorias.

Assumir o controle das mudanças

O ponto crucial é entender que não interessa como está a economia do país ou como os outros estão se comportando. O único fator que realmente importa é sua atitude. O país está em crise? O que você está fazendo para se dar bem mesmo nesse contexto? Certamente há protagonistas que estão ganhando dinheiro ainda que o cenário pareça desfavorável.

Faça um exercício e observe quantas vezes por dia você culpa outras pessoas por algo que deveria ser diferente do que é. Aposto que, se fizer isso durante uma semana, irá identificar claramente as atitudes que estão bloqueando você.

Entenda que não existem culpados, mas sim responsáveis. Você é o único responsável pelo que está acontecendo na sua vida hoje. Foram suas escolhas que o trouxeram até aqui. Porém, basta uma nova ideia para mudar tudo. Ter esta responsabilidade significa assumir o controle e conquistar as mudanças que deseja.

Você não é vítima do trabalho que faz, da profissão que escolheu, da relação na qual está. Você não está preso a nenhuma destas circunstâncias. Realize transformações capazes de lhe proporcionar uma existência diferente da atual. Seja o protagonista da sua história.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: