Como melhorar o bloqueio emocional?

Bloqueio emocional: veja a seguir como melhora-lo

Você já sentiu medo e insegurança ao seguir um novo caminho na sua vida? Ou, ainda, uma ansiedade fora do normal ao ter que tomar alguma atitude inovadora? Pois é, o bloqueio emocional é um fenômeno psicológico que pode trazer consequências negativas no nosso dia a dia se não trabalharmos da maneira correta com ele.

Afinal, ele faz parte da nossa realidade e tem como objetivo colocar o nosso corpo e mente em movimento para alcançar uma vida plena. No entanto, quando ele ocorre de maneira disfuncional, pode trazer à tona uma série de crenças limitantes e um mindset que dificulta o seu desenvolvimento pessoal.

Pensando em ajudar você a lidar com esse fenômeno natural, resolvi compartilhar diversas informações sobre o bloqueio emocional e as melhores técnicas para lidar com ele de maneira saudável e eficiente, sem perder de vista a manutenção da sua qualidade de vida. Confira!

1. Entenda o que é o bloqueio emocional

Antes mesmo de saber como lidar com o bloqueio emocional, você precisa ter conhecimento do seu conceito, concorda? Isso porque, sem identificar exatamente o que ele é, fica muito difícil perceber suas consequências na sua vida e, então, tomar uma atitude para mudar a sua realidade.

De maneira resumida, o bloqueio emocional nada mais é do que uma barreira psicológica que nós criamos para evitar o contato com experiências negativas. Por exemplo, no início deste artigo, expliquei que o medo, a insegurança e a ansiedade são bloqueios comuns que acontecem com frequência em pessoas que não têm uma inteligência emocional fortalecida.

Em outras palavras, esse fenômeno é um mecanismo de defesa que nós criamos a partir de vivências desconfortáveis que tivemos. Eu explico: imagine que você sofreu um trauma de infância ao falar em público no Ensino Fundamental e, na vida adulta, apresenta dificuldades em discursar em um seminário ou liderar uma reunião.

Toda vez que a imagem de se expressar em grandes eventos aparece na sua mente, você sente o seu coração acelerar, as mãos ficam suadas e o nível de adrenalina aumenta de maneira incontrolável no seu organismo. Essa reação física tem origem em questões emocionais e, muito provavelmente, está atrelada a alguma vivência traumática que você teve quando criança.

Assim, a vontade de falar em público e expressar as suas ideias é automaticamente substituída por uma imagem negativa e, muitas vezes, você se sente incapaz de realizar essa atividade. Como consequência, a sua produtividade diminui e as oportunidades de crescimento profissional vão sendo deixadas de lado.

Você já deve ter percebido que o bloqueio emocional vai muito além de uma simples tristeza em um domingo chuvoso, não é mesmo? Ele diz respeito a um acontecimento que pode impedir o seu desenvolvimento pessoal e a conquista de uma vida épica, e mais: isso acontece sem que você perceba.

Afinal, estamos falando de sensações que surgem a partir de experiências que foram arquivadas no nosso inconsciente para evitar o sofrimento de revivê-las diariamente. É por isso que saber identificar os seus padrões é um passo importante para conquistar uma vida mais saudável, fortalecendo suas habilidades e garantindo a eliminação de crenças limitantes.

2. Saiba como o bloqueio emocional atrapalha no dia a dia

Imagine que você está voltando do trabalho em uma sexta-feira chuvosa, o trânsito está caótico na sua cidade, os motoristas estão incomodados e você está cansado da intensa rotina organizacional na sua empresa. Com pressa para chegar em casa, percebe que não pode avançar, ainda que deseje isso. É justamente esse sentimento que caracteriza o bloqueio emocional.

Ainda que você queira, o desenvolvimento pessoal e a superação de um obstáculo desafiador se tornam um grande problema na sua vida, já que a partir deles surgem as dúvidas sobre qual caminho seguir, os medos de tomar uma decisão errada e as inseguranças que limitam nossa capacidade.

Assim, não é muito difícil afirmar que a maioria dos bloqueios emocionais estão diretamente relacionados com a autoestima, autoimagem e, principalmente, as experiências que tivemos durante a nossa história. Essa base, quando não está fortalecida, facilita a emersão das nossas maiores inseguranças.

Vamos pensar em um exemplo para facilitar? Digamos que você não sente uma completa realização profissional, percebendo a importância de saber falar em público e liderar equipes para dar mais um passo em direção ao sucesso pleno. Acontece que, quando criança, você vivenciou aquela experiência desagradável ao apresentar um trabalho no Ensino Fundamental.

A partir desse momento, falar em público se tornou um grande desafio para você e ocasiona todos aqueles sintomas físicos que comentei no tópico anterior. Isso se tornou um grande bloqueio emocional que não só traz consequências negativas para a sua saúde mental, como também impede o seu crescimento profissional.

E mais, muitas vezes, é possível que ele traga à tona outros bloqueios e crenças limitantes, que também dificultam o seu desenvolvimento para atingir uma vida plena. No entanto, nem tudo está perdido! Existem diversas atitudes que você pode tomar para trabalhar suas inseguranças e melhorar o bloqueio emocional.

3. Descubra como vencer o bloqueio emocional

Como você já deve imaginar, vencer o bloqueio emocional é um processo que terá como base principal de trabalho a lembrança de histórias doloridas da sua infância e adolescência. Afinal, estamos falando de inseguranças que foram construídas ao longo de uma vida inteira, não é mesmo?

Lembre-se de que a sua experiência vivida não será modificada, combinado? Ainda que seja uma afirmação simples, é fundamental mantê-la em mente para que a superação dos bloqueios aconteça. Nesse sentido, o que é transformado é a maneira como você significa os eventos que ocorreram na sua história.

Eu explico: seguindo o mesmo exemplo anterior, não é possível modificar a situação que ocasionou o seu medo de falar em público, muito menos os sentimentos que surgiram naquele momento. O que pode — e deve! — ser trabalhado é o significado que você deu à experiência.

Hoje, você acredita que foi uma vivência completamente desgastante e que gerou consequências sérias na sua carreira, mas, por que não refletir sobre os ganhos que ela trouxe? Afinal, todas as experiências proporcionam pontos positivos e negativos. Nesse caso, uma possibilidade de avaliação construtiva é a oportunidade que você tem de realizar melhorias na sua oratória.

O fato é que a mudança de mindset e a capacidade de ressignificar as memórias doloridas não são coisas que ocorre da noite para o dia, e é fundamental contar com um apoio especializado para isso. Até porque relembrar as vivências do passado pode trazer à tona sentimentos inesperados.

Com isso em mente, separei três atitudes possíveis de serem realizadas para vencer os bloqueios emocionais — seja nos momentos de crise ou na ressignificação das suas memórias. Acompanhe!

3.1. Praticar atividade física

Ainda que a prática de atividade física não proporcione outros significados para suas vivências, ela é uma excelente atitude para lidar com os momentos de ansiedade que surgem a partir dos bloqueios emocionais. Um dos melhores exemplos para ilustrar a sua funcionalidade é quando você está procrastinando.

Deixar para depois as tarefas pessoais e profissionais é uma atitude que envolve uma série de sentimentos projetados na atividade desempenhada. Às vezes, não gostamos de realizá-la e tentamos adiar o máximo possível; outras vezes, estamos tristes e cansados e o trabalho não parece ser uma boa alternativa para a mente e para o corpo.

Acontece que a procrastinação facilita o desenvolvimento de um ciclo de comportamentos prejudiciais, bloqueando uma série de atitudes que podem aprimorar a sua performance. Então, por que não adiar as suas atividades por um período delimitado de tempo, a fim de investir em uma prática que melhore a sua qualidade de vida?

Sim, estou falando em realizar alguma atividade física quando você sentir que precisa tirar um tempo do trabalho. Dessa forma, você libera as tensões físicas, controla os níveis de ansiedade ao liberar serotonina e endorfina no seu sistema nervoso e mantém a sua saúde física e mental equilibradas.

De quebra, os comportamentos nocivos como a procrastinação são evitados e fica muito mais fácil retornar ao trabalho, uma vez que você colocou os seus pensamentos em ordem. Lembre-se, ainda, de optar por uma prática física que seja eficaz para você, ou seja, que proporcione felicidade e motivação, em vez de ser mais um peso na sua rotina, combinado?

Além disso, se você quiser potencializar os seus resultados, pode — e deve! — investir em uma alimentação balanceada, que traga todas as vitaminas, nutrientes e proteínas necessárias para manter o seu organismo funcionando corretamente. Assim, com o corpo bem cuidado, você consegue identificar quais são os sintomas físicos daqueles que foram somatizados a partir de questões emocionais.

3.2. Meditar

Conquistar a plenitude não diz respeito somente ao universo profissional. É fundamental equilibrar as cinco áreas da vida épica: trabalho, comportamentos, relacionamentos, saúde e espiritualidade. Cada um desses âmbitos precisa ser revisto e fortalecido, a fim de garantir bem-estar no seu dia a dia.

Nesse sentido, a meditação surge como uma excelente alternativa para aliviar os sintomas do bloqueio emocional — como a ansiedade, o nervosismo e os medos desproporcionais. Afinal, por meio da respiração você consegue acalmar a sua mente e colocar os seus pensamentos em ordem.

Isso, além de fortalecer o seu equilíbrio emocional, tem como consequência uma melhora extraordinária na sua saúde física, tendo em vista que impede que os altos níveis de ansiedade coloquem em risco o seu aparelho digestivo e o sistema cardiorrespiratório.

Mas, então, como realizar a meditação de forma preventiva e corretiva? Bom, existem diversas meditações em que você pode investir, tanto as mais longas quanto as mais curtas, dependendo do seu objetivo principal. Por exemplo, é possível separar cinco minutos, todas as manhãs, para agradecer pelos aspectos positivos na sua história.

Ao concentrar-se nos benefícios que você já apresenta, é possível aprimorar a gratidão e treinar a mente para transformar a sua perspectiva de vida. Assim, controlar os níveis de ansiedade e lidar com as situações que trazem insegurança se tornam mais fáceis ao longo do tempo, já que você amplia suas ferramentas emocionais para lidar com esses desafios.

3.3. Procurar ajuda de profissionais qualificados

Para concluir, não posso deixar de falar sobre a ajuda de profissionais qualificados, não é mesmo? Contar com o auxílio de um especialista na área de desenvolvimento pessoal é uma das melhores estratégias para vencer o bloqueio emocional e trabalhar de maneira positiva os traumas vividos.

Isso porque para trabalhar o bloqueio é necessário identificar a sua origem e, então, ressignificar a imagem que você tem dessa experiência, trazendo à tona os seus aspectos positivos que podem ser explorados na realidade. Esse processo, na maioria das vezes, mexe em situações delicadas, que podem ativar gatilhos emocionais quando não são manejadas corretamente.

Por isso, investir nesse processo intenso de autoconhecimento sem ter o apoio de um bom profissional ao lado coloca a sua saúde mental em risco, podendo desenvolver ainda mais bloqueios que impedem a construção de uma vida realizada. Como comentei no início deste tópico, você sempre pode contar com o apoio de coachings e psicólogos para orientá-lo nessa jornada.

Vale lembrar, ainda, que existem diversos treinamentos e seminários que ampliam a sua performance ao permitir a construção de outros significados para os seus bloqueios emocionais. Nesse sentido, além de ter um especialista no assunto guiando a sua transformação, você faz parte de um grupo de colegas que buscam uma realidade coerente com suas capacidades.

4. Saiba como o PROTAGON pode ajudar a vencer o bloqueio emocional

Você lembra que comentei sobre a possibilidade de investir em seminários e treinamentos para potencializar a sua performance e deixar para trás todos os seus bloqueios? Pois é, o PROTAGON é um dos melhores programas para eliminar suas crenças limitantes e desenvolver novos hábitos.

Ao longo do programa, são trabalhados temas como: insatisfação no trabalho, desmotivação com a carreira, dificuldades nos relacionamentos amorosos, desafios em encontrar o seu propósito pessoal e profissional, falta de autoconfiança e uma autoimagem enfraquecida.

Como você já deve ter percebido, esses fenômenos são sintomas que surgem dos bloqueios emocionais, não é verdade? Cada um desses tópicos se refere à uma das áreas da vida épica que expliquei. Por isso, gosto de afirmar que esse treinamento tem como principal objetivo transformar as realidades medianas em vidas épicas e repletas de significados.

Mas, afinal, o que é PROTAGON e quais são os aprendizados oferecidos que garantem o real desenvolvimento de novos hábitos e o enfraquecimento das crenças limitantes? A fim de proporcionar uma resposta facilitada, separei as cinco principais atitudes aprendidas ao longo do programa. Confira!

4.1. Reconstruir padrões comportamentais

Começo a lista com um dos principais aprendizados realizados no treinamento: a reconstrução de padrões comportamentais. Como expliquei, a mudança de mindset é fundamental para alcançar os melhores resultados no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Dividido em três dias de intenso autoconhecimento, o PROTAGON permite o fortalecimento da sua inteligência emocional, aprendendo a vivenciar os seus sentimentos de maneira construtiva e a entrar e sair dos estados emocionais de forma saudável. É aqui, então, que é realizada a ressignificação das crenças limitantes e a quebra dos seus bloqueios.

Tudo isso é feito a partir de atividades individuais e grupais, estimulando a sua motivação e garantindo a transformação da realidade mediana para uma vida épica, repleta de saúde e realizações.

4.2. Reestruturar laços afetivos

Você lembra que comentei sobre as áreas da vida épica? Pois é, os laços afetivos fazem parte do pilar dos relacionamentos e orienta como nos sentimos ao longo dos dias. Afinal, quando não entendemos o funcionamento das almas femininas e masculinas em um relacionamento, temos dificuldades em vivenciar uma boa experiência de casal.

Por consequência, os desafios no campo profissional parecem maiores e encontramos mais dificuldades em desenvolver uma realidade que tenha a felicidade e o bem-estar como características principais. Assim, a partir da reestruturação dos laços afetivos, é possível fortalecer a autoconfiança para garantir relacionamentos duradouros.

Mas, então, como o PROTAGON consegue fortalecer os laços afetivos entre um casal? Em um primeiro momento, é preciso trabalhar as singularidades de cada sujeito, aprimorando suas competências e deixando para trás as crenças limitantes, para que ambos possam reconstruir seus pilares no relacionamento.

Assim, é fundamental o trabalho com a autoestima, autoimagem e autocrítica, bem como a capacidade de comunicação, escuta e interpretação. Para isso, só temos uma atitude cabível: alinhar a teoria com a prática por meio de experiências vividas durante o programa.

4.3. Aumentar a conexão com sua vida e essência

Ao transformar os padrões comportamentais que trazem consequências negativas e reestruturar os laços afetivos, é preciso fortalecer a conexão com a sua essência. Em outras palavras, o método PROTAGON facilita o encontro com o seu propósito de vida ao equilibrar seus lados emocionais e racionais.

Essa harmonia estimula o desenvolvimento de transformações genuínas e em prol de um objetivo maior, seja conquistar o sucesso profissional, melhorar o seu relacionamento ou as outras esferas da plenitude. Para que isso aconteça, a imersão utiliza diversos exercícios e atividades individuais e grupais ao longo dos três dias.

4.4. Aprender a usar o seu potencial

De nada adianta descobrir novas habilidades, reconstruir padrões comportamentais e aumentar a conexão com a sua essência se você não aprender a utilizar todo o seu potencial, não é verdade? Afinal, ampliar a sua performance é um passo fundamental para garantir que os bloqueios emocionais sejam superados.

Eu explico: quando você conhece qual é o seu propósito e entende todos os passos que precisa dar para alcançá-lo, fica muito mais fácil identificar quais são as potencialidades que precisam ser aprimoradas, assim como os obstáculos físicos e emocionais que devem ser vencidos.

Assim, ao longo da imersão, é possível entrar em contato com as habilidades que você já apresenta e aprender a utilizá-las de maneira produtiva e eficiente, elevando a sua qualidade de vida e garantindo um trabalho mais satisfatório — e, é claro, uma vida mais feliz.

4.5. Viver uma vida saudável

Não é nenhum mistério que a ansiedade e as inseguranças dificultam nossas tomadas de decisões e o alcance dos nossos objetivos. Por isso, olhar para a saúde em toda a sua amplitude é uma estratégia eficiente para saber como vencer o estresse e os bloqueios emocionais, transformando os comportamentos e atitudes prejudiciais.

Isso porque, ao cuidar da sua alimentação, por exemplo, a sensação de disposição e motivação tende a ser mais intensa, já que o seu corpo tem todos os nutrientes e vitaminas necessárias para funcionar corretamente. Por consequência, sua energia fica equilibrada e é possível direcioná-la para os aspectos que trazem bons resultados.

Indo um pouco mais além, quando uma alimentação balanceada está alinhada com a prática constante de atividade física — que comentei nos tópicos anteriores, você se lembra? —, o organismo harmoniza os níveis de serotonina e endorfina no sistema nervoso central e consegue potencializar a sensação de bem-estar e relaxamento.

Então, qual é o resultado desse somatório? Além de ter um corpo mais saudável, é possível perceber a energia correndo entre suas veias e demandando uma direção clara e objetiva. Assim, como você já encontrou o seu propósito e reconstruiu os padrões comportamentais que limitavam suas atitudes, é possível canalizar essa motivação para atividades produtivas.

Vale lembrar que essas tarefas nem sempre estão relacionadas com o trabalho. Lembre-se de que o equilíbrio é a chave para uma história bem vivida. Muitas vezes, é necessário canalizar toda essa energia para momentos de lazer, descanso e relaxamento com sua família e amigos.

Você percebe como o bloqueio mental pode trazer prejuízos para o seu dia a dia? Além de elevar os níveis de ansiedade e provocar efeitos indesejáveis no seu organismo, ele também dificulta o seu desenvolvimento profissional e impede o alcance do seu sucesso pleno. Para garantir que ele seja vencido, é fundamental investir em técnicas e exercícios guiados por profissionais qualificados.

Lembre-se, ainda, de que as atividades preventivas também são excelentes maneiras de evitar o surgimento desses bloqueios e garantir uma vida mais saudável e repleta de alegria, sucesso e bem-estar.

E então, o que achou do meu artigo? Se você ficou interessado em saber mais sobre o PROTAGON, conheça a nossa plataforma e descubra quais são as formas de inscrição!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: