• Home
  • Propósito
  • Quais são as principais causas da depressão e como ela pode ser combatida?

Quais são as principais causas da depressão e como ela pode ser combatida?

causas da depressão

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 5% da população mundial sofre de depressão, o que representa cerca de 350 milhões de pessoas em todo o planeta. Ao contrário do que muitos acreditam, as causas da depressão não estão ligadas à “preguiça”, “frescura” ou a uma fase que logo vai passar.

A depressão é uma doença e precisa ser acompanhada de perto por médicos e especialistas. Procurar por ajuda e contar com o apoio da família é fundamental para combater esse mal, que, até 2020, será a doença mais incapacitante de todo o mundo.

Neste artigo, eu trago para você as principais causas da depressão e como ela pode ser combatida. Acompanhe!

O que é depressão?

Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente, sendo a responsável por causar uma série de distúrbios no organismo e também no comportamento social. Ela é caracterizada pelos sintomas que eu listo abaixo.

Humor depressivo

As pessoas com depressão tendem a cultivar a sensação de tristeza, culpa e autodesvalorização. Elas não acreditam que algum dia voltarão a sentir prazer ou felicidade.

O mundo fica “cinza”, sem cor e apático, sem chances para momentos de alegria. Há relatos de alguns pacientes que se dizem “sem sentimentos com relação à vida”.

Sentimentos suicidas

Como se consideram um peso para seus familiares e amigos, constantemente invocam a morte como forma de alívio para si e para os outros. Enxergam a vida com dificuldades insuperáveis, tendo o desejo de por fim a um estado penoso.

Estado de concentração alterado

Pessoas com esse diagnóstico apresentam falta de energia, preguiça ou cansaço excessivo, caracterizado principalmente pela lentidão dos pensamentos. São corriqueiras as queixas de falta de memória, falta de concentração e iniciativa.

Insônia ou sonolência

A insônia é comum nos casos de depressão, podendo o indivíduo trocar o dia pela noite, inclusive. Já a sonolência está mais associada à falta de energia e vigor.

Falta de apetite e redução do interesse sexual

De modo geral, o apetite diminui, mas há casos em que pode ocorrer o aumento do apetite, com maior interesse pelo consumo de massas e doces. Pessoas deprimidas também apresentam redução do prazer geral, e isso inclui a libido.

Dores e sintomas físicos difusos

Mal estar geral, cansaço, dor no peito, queixas digestivas, taquicardia e sudorese estão entre os principais sintomas da depressão. Muitas pessoas ainda têm dificuldade de diferenciá-la da tristeza.

Qual é a diferença entre depressão e tristeza?

A depressão é um estado crônico, ou seja, a pessoa fica abatida independentemente de tudo estar correndo bem na sua vida familiar, no trabalho e em seus relacionamentos.

Assim, ela não está, necessariamente, relacionada a um acontecimento. A pessoa continuará sentindo os efeitos da doença até que procure ajuda médica e tratamento.

Já a tristeza tem uma razão, com motivo definido. Nesse caso, o indivíduo tem consciência plena das causas que deram origem aos sentimentos negativos.

Quais são as principais causas da depressão?

Genética

Sim, a depressão é uma doença genética e pode acometer os membros de uma mesma família por várias gerações. Estudos mostram que um componente genético é responsável por 40% da suscetibilidade para desenvolver depressão.

Bioquímica cerebral

Alterações nos neurotransmissores podem causar distúrbios na noradrenalina, serotonina e dopamina, substâncias responsáveis pela regulação do humor, da atividade motora, do apetite e do sono.

Eventos estressantes

Mortes de parentes próximos, fim de relacionamentos e perda inesperada do emprego são situações que podem caracterizar uma situação de grande estresse emocional, levando à depressão.

Vale ficar atento, pois situações difíceis podem funcionar como um gatilho para a doença. No entanto, para todas as causas, o grau de depressão vai variar de pessoa para pessoa. Por exemplo, um término de um namoro de poucas semanas pode ser suficiente para desencadear a depressão.

Como a depressão se manifesta?

A depressão se manifesta em várias circunstâncias da vida. Veja as principais!

Solidão

Existem pessoas que convivem muito bem consigo mesmas, sem a necessidade de companhia. Mas a solidão é, de fato, outro gatilho para desencadear a depressão.

A saída dos filhos de casa, o afastamento de amigos e parentes próximos, e outras circunstâncias em que o isolamento se faz presente podem desencadear a doença em indivíduos predispostos.

Consumo de álcool e drogas

Muitas pessoas com depressão buscam alívio no álcool e nas drogas, que funcionam como válvulas de escape. No entanto, o efeito é totalmente o inverso, causando um grau de dependência química e elevando os estágios da depressão.

Doenças crônicas

Quem é acometido por questões de saúde que podem levar à morte, como câncer ou doenças coronárias, possui mais chances de ter depressão. Nesses casos, a falta de perspectiva de futuro e a condição física debilitada leva o indivíduo a desencadear os sintomas da depressão.

O hipotiroidismo e machucados na cabeça podem causar desequilíbrios na química do cérebro, gerando os sintomas depressivos.

Situações estressantes

Como já mencionamos, os eventos estressantes, como a perda de um parente e o término de uma relação, podem desencadear a depressão. Mas a intensidade da doença tem pouca relação com a gravidade do evento em si. O fato de ter acontecido, por si só, já basta para dar início aos efeitos da doença.

Como combater a depressão?

Combater a depressão é possível, tanto com tratamentos à base de remédios quanto adotando hábitos de vida mais saudáveis. Veja, a seguir, as dicas que eu separei para você!

Exercite o autoconhecimento

O autoconhecimento é a chave para gerir melhor as suas emoções e identificar gatilhos que podem ser perigosos para a sua saúde física e mental, como a depressão.

Reserve um tempo para estar com você mesmo, analisar seus sentimentos e encontrar as soluções necessárias para sair dessa situação. A ajuda externa é muito importante, mas a cura definitiva deve partir de você.

Mantenha seus relacionamentos sociais

Procure estar com as pessoas que você ama e que lhe fazem bem. Esse círculo familiar e de amizade é fundamental para que você se sinta fortalecido para enfrentar qualquer situação da vida.

Faça atividades que lhe proporcionem bem-estar

Manter-se em movimento é muito importante para afastar a depressão. Comece com uma caminhada leve ou volte a fazer aquela atividade física que você tanto gosta.

Os exercícios físicos liberam importantes hormônios no nosso organismo, capazes de afastar a depressão e outros males.

Por fim, você pode procurar o apoio de um grupo de pessoas e métodos de autoajuda para afastar a depressão. Vale lembrar que tanto o diagnóstico quanto o tratamento adequado para a depressão deve ser feito por acompanhamento médico.

As causas da depressão são inúmeras, e ficar atento a cada sinal é fundamental para procurar ajuda e não deixar a doença ir para estágios mais avançados.

Se você gostou deste artigo, conheça o PROTAGON: uma imersão de três dias para ajudar você a desbloquear o seu potencial e alcançar uma vida épica!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: