• Home
  • Propósito
  • Quais são as distinções mais marcantes entre o coaching e a terapia?

Quais são as distinções mais marcantes entre o coaching e a terapia?

Coaching e terapia: quais são as distinções mais marcantes entre eles?

Você já parou para refletir sobre as diferenças entre coaching e terapia? Saiba que é comum haver confusão entre essas duas atividades, embora tenham objetivos distintos. Ambas são importantes para a superação de dificuldades, mas são aplicadas em contextos diferenciados.

Para quem está querendo melhorar a performance no mercado de trabalho, elas podem contribuir bastante. No entanto, é preciso ter cuidado para avaliar qual delas pode ser mais útil no momento.

Neste post, mostrarei as características marcantes dessas duas áreas e abordarei como um coach contribui para o seu crescimento profissional. Confira!

Entenda as diferenças entre coaching e terapia

O coaching é uma prática que está sendo cada vez mais adotada pelos brasileiros. O profissional da área trabalha com o cliente visando metas profissionais ou pessoais de maneira muito objetiva. Isso é feito por meio de um planejamento de ações a serem realizadas durante um determinado período.

Essas iniciativas são definidas de acordo com as características apresentadas pelo coachee, que precisa do autoconhecimento a fim de identificar limitações a serem trabalhadas para atingir um rendimento notável.

Os resultados obtidos com o coaching são mensurados. Dessa forma, o cliente tem condições de avaliar o que pode ser feito para vencer dificuldades que o impedem de alcançar um desempenho profissional e pessoal melhor.

No caso da terapia, os trabalhos estão mais voltados para uma análise comportamental do paciente. Considero necessário compreender o que levou uma pessoa a tomar uma determinada atitude no passado. O terapeuta tem como foco inicial investigar a personalidade do indivíduo, para depois fazer intervenções a fim de ajudá-lo a superar uma situação complicada.

A terapia não tem um prazo determinado para terminar. Isso depende de como a pessoa vai evoluir ao longo das sessões. As ações são direcionadas para superação de problemas originados no passado, para que o paciente tenha mais qualidade de vida e condições de conviver melhor com amigos, familiares e colegas de trabalho.

Conheça melhor o trabalho de um coach

Você já assimilou a diferenciação entre coaching e terapia, certo? Agora, está na hora de explicar como um coach age para ajudar os clientes a vencerem desafios em diversas áreas da vida. Acompanhe!

Estipular metas

Na minha avaliação, é preciso ter objetivos para sair do lugar. Já pensou nisso antes? Se a resposta for não, está na hora de rever os seus conceitos. A definição de metas é uma das prioridades de um coaching, porque é uma maneira de incentivar o cliente a sair da famosa zona de conforto.

Logicamente, os objetivos a serem cumpridos no futuro devem ser estipulados considerando as aptidões e as dificuldades enfrentadas pelo coachee. Isso é fundamental para que os trabalhos consigam bons resultados e para que haja uma boa sintonia entre os envolvidos.

À medida que os resultados forem aparecendo, mais fácil será para ambos avaliarem o que pode ser feito a fim de que o desempenho seja aperfeiçoado e supere as expectativas.

Ter foco na produtividade

Vejo como uma das diferenças marcantes entre coaching e terapia a questão da produtividade. Nem sempre esse tema será alvo de um terapeuta, embora possa ser abordado de acordo com a situação do paciente.

Por outro lado, o coach precisa, na maioria dos casos, que o cliente seja mais produtivo. Afinal, vários trabalhos são conduzidos para o desenvolvimento profissional se tornar viável. Isso exige que o coachee seja mais ativo no que se refere à aquisição de conhecimento e às atividades exercidas na empresa.

Investir na gestão de tempo

Esse é outro fator que abrange diferenciações significativas entre coaching e terapia. Um terapeuta não é obrigado a trabalhar, em diversas circunstâncias, no modo como o paciente administra o tempo entre as tarefas do cotidiano.

No caso de um coach, considero fundamental que haja uma ênfase na maneira como o cliente exerce as atividades no dia a dia. Se o coachee não for uma pessoa organizada, ele terá sérios problemas em cumprir as demandas no prazo.

Por isso, deve ser feito um trabalho para tornar o cliente mais disciplinado e proativo. Isso é imprescindível para gerenciar melhor o tempo e ter condições de assumir compromissos mais relevantes no ambiente de trabalho.

Planejar a mudança de carreira

Essa é uma situação que pode ser perfeitamente abordada em uma terapia, porque envolve os sentimentos e a autoestima. Também é um caso que pode ser trabalhado por um coaching. Afinal, mudar de carreira tem uma grande ligação com a vida profissional.

Na minha avaliação, optar por uma nova profissão é uma iniciativa que exige bastante planejamento e bom senso. Uma decisão equivocada pode ser bastante prejudicial para o seu futuro.

Para a transição de carreira ser realizada de forma exemplar, é recomendado que haja um apoio de um coaching. Esse profissional pode ajudá-lo a definir se realmente vale a pena ou não fazer uma mudança radical.

Se a decisão for optar por uma nova carreira, o coaching ainda pode orientá-lo a definir objetivos que deverão ser cumpridos para atingir resultados significativos. Um acompanhamento qualificado é muito importante para conseguir sucesso em um novo segmento profissional.

Nesse caso, é muito importante que você tenha humildade para ouvir as orientações do coach. Esse apoio é indispensável para a mudança de profissão seguir boas práticas e ajudá-lo a alcançar uma posição de destaque.

Visualizar a prosperidade

Tenho convicção de que o trabalho do coaching é proporcionar ao cliente uma evolução na carreira e uma transformação pessoal. Tudo isso tem como objetivo atingir uma prosperidade em termos financeiros e emocionais.

Estar com as finanças em dia e desenvolver a inteligência emocional são desafios perseguidos pelas pessoas na conjuntura atual. Com uma rotina cada vez mais atribulada, é necessário ter calma, paciência e agilidade para não perder o equilíbrio e seguir em frente.

A definição de metas é uma forma de buscar a tão sonhada prosperidade e impulsionar o seu crescimento. Pense nisso com bastante carinho para sair da zona de conforto o mais rápido possível.

Mostrei para você que há diferenças significativas entre coaching e terapia. Caso esteja ciente de que sua carreira necessita de um “upgrade”, o apoio de um coach é uma alternativa bastante viável para ter um futuro promissor.

Se você está à procura de uma opção para atingir um desempenho acima da média, vale a pena conhecer o Método Protagon. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a vencer desafios!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: