Como delegar tarefas? Entenda a importância e aprenda a fazer de forma eficaz!

como delegar tarefas

Ao longo do expediente, um gestor precisa fazer de tudo um pouco. Liderar pessoas, organizar processos, negociar com fornecedores e se relacionar com clientes, entre muitas outras coisas. Para não se sobrecarregar, é preciso saber como delegar tarefas.

Primeiramente, é importante ressaltar que delegar não é o mesmo que “jogar” algo. É um processo mais bem planejado, com suporte e consentimento do funcionário. Quando isso não é bem feito, o gestor pode ter mais problemas que benefícios.

Tendo em vista a importância do assunto, elaboramos um artigo completo para você. Com ele, vai entender como delegar tarefas e alcançar ótimos resultados diários. Boa leitura!

O que é (e não é) delegar tarefas?

Delegar tarefas não é jogar algo nas costas dos funcionários, nem mesmo pressioná-los para fazer o seu trabalho. Ao delegar uma tarefa, você não está se eximindo da responsabilidade final — logo, também não é uma simples transferência de responsabilidade.

É algo mais elaborado, que demanda seu tempo e energia para garantir que o funcionário se sinta premiado (não coagido) por assumir novas funções.

Uma boa definição de delegação é: o ato de transferir uma tarefa para um dos seus liderados, munindo-o de autonomia para decidir, conhecimento para entregar resultados satisfatórios e confiança para agir, sem se eximir da responsabilidade pelo resultado final.

Como delegar tarefas de forma eficaz?

Não há um passo a passo rigoroso para a delegação. No entanto, existem algumas práticas que podem ser consideradas boas e devem ser replicadas, sempre que possível.

Primeiramente, é preciso que haja match entre tarefa e profissional, ou seja, que o perfil do talento e da tarefa seja compatível. Será que uma pessoa com perfil analítico é uma boa escolha para uma tarefa criativa? Provavelmente não, o ideal é buscar alguém criativo.

Além desse match inicial, é preciso ter atenção a outras dicas. Veja:

  1. seja claro sobre qual tarefa o talento vai assumir e por quanto tempo;
  2. treine-o devidamente para ter a competência certa na realização;
  3. nunca desapareça, mas esteja sempre presente para tirar dúvidas;
  4. acompanhe o andamento da tarefa, sobretudo nos primeiros dias;
  5. estabeleça indicadores de desempenho para avaliar o resultado final.

É importante que o processo seja bem planejado, pensando na qualidade da entrega final e no bem-estar dos seus profissionais. Assim, o resultado será bastante satisfatório.

Qual a importância de delegar tarefas?

Há muitas razões pelas quais a delegação de tarefas é algo importante. Ela beneficia a empresa, o líder de equipe e o próprio funcionário.

O talento pode se sentir mais digno de confiança, além de assumir tarefas desafiadoras. O líder pode folgar sua agenda para abraçar outras atividades estratégicas ou cumprir com mais qualidade suas atuais atribuições. Assim, cria-se um resultado do tipo ganha-ganha.

Agora que você está por dentro do assunto, sabe o que é e como delegar tarefas com precisão e acerto, lembre-se que esse processo demanda planejamento, além de foco na qualidade do resultado final e bem-estar do funcionário.

Quer aprender muito mais sobre liderança e produtividade? Aproveite para conferir essa mentoria inédita com o maior especialista em produtividade, foco e disciplina da América Latina. Vamos lá!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: