Veja 6 dicas eficazes de como esvaziar a mente!

como esvaziar a mente

Como esvaziar a mente pode parecer impossível em meio a uma rotina dupla: várias reuniões durante o dia, muitas questões para resolver, relatórios, gráficos. Em casa, a rotina continua: dar atenção para as crianças, preparar o jantar, fazer aquela ligação para a família e ainda achar um tempo para estar com o companheiro.

Mesmo em meio a esse cenário, existem formas de esvaziar a mente e manter a sua saúde mental, fator primordial para a sua produtividade. Ao longo desta leitura eu trago para você 6 dicas de como fazer isso. Acompanhe!

Qual a importância de esvaziar a mente?

Você pode estar se perguntando como esvaziar a mente pode ser importante para o seu dia a dia. A resposta é simples: além de ajudar a manter o seu equilíbrio emocional, favorece o seu desempenho.

Isso acontece porque, quando você está com a mente cheia de problemas, não consegue focar nas soluções das tarefas cotidianas. Na verdade, o relaxamento é uma ferramenta essencial para limpar a sua mente e se preparar para um período de produtividade satisfatório — e que traga os resultados desejados.

Quais são as principais formas de esvaziar a mente?

Existem várias formas de esvaziar a mente. Veja as seis maneiras que eu separei para você!

1. Medite

A meditação é um recurso usado por milênios para acalmar a mente. Mas como eu sei que você tem uma vida agitada, sugiro que comece pela meditação mindfulness. Essa técnica consiste em um estado de atenção plena, fazendo com que a sua mente fique no momento presente, com abertura e sem reatividade.

Comece com 5 minutos diários, e à medida que se sentir confortável, pode ir aumentando o tempo da meditação.

A técnica consta do seguinte:

·        sente-se em um ambiente tranquilo, com as costas retas;

·        respire fundo, feche os olhos, sinta sua roupa tocando no seu corpo, sinta os pés no chão e as pontas dos seus dedos;

·        sinta o cheiro do ambiente onde você está;

·        concentre-se no momento presente;

·        inale e exale o ar. Repita quantas vezes você achar necessário;

·        mantenha a concentração no momento presente;

·        volte devagar; abra os olhos;

·        respire.

Levante-se devagar e sinta como essa conexão consigo pode trazer vários benefícios para a sua mente.

2. Entre em contato com a natureza

A natureza tem um poder surpreendente sobre todos os seres humanos. Sempre que possível, vá a um parque, faça uma caminhada em meio ao verde, sinta o perfume das flores e aprecie o balançar dos galhos das árvores.

Isso ajuda a acalmar a mente e também a afastar os pensamentos negativos, que podem levar a negativismos capazes de desequilibrar toda a sua evolução.

3. Leia um bom livro

Leituras são ótimas para transportar você a lugares, épocas e situações das mais diversas. Procure fazer leituras que você goste, de preferência à noite.

Escolha temas que não tenham relação com a sua rotina de casa ou do trabalho. Pode ser um romance ou uma ficção com conteúdo leve e descontraído. Os clássicos da literatura brasileira são ótimos e ainda ajudam você a elevar o seu grau intelectual.

4. Use técnicas de controle da respiração

Puxar o ar e soltar é uma das técnicas mais conhecidas para acalmar a mente, pois a respiração acompanha o nosso estado mental. Então, se você deseja desacelerar, precisa dar mais atenção ao controle da sua respiração.

Eu vou indicar a técnica de pranayama. Em um ambiente tranquilo, controle sua respiração, inspirando devagar. Leve o ar para o diafragma e estufe a barriga para fora. Prenda a respiração por alguns instantes e solte devagar.

Uma técnica simples de pranayama é o 5 X 5 X 5. Funciona assim: você respira 5 segundos, segura 5 segundos e solta o ar em 5 segundos.

Depois de alguns minutos, sua mente vai começar a seguir o ritmo da sua respiração, levando-o a um estado fora da agitação, mais calmo. Com isso, você pode recuperar o foco e ser mais produtivo.

5. Respeite os limites do seu corpo

Não adianta meditar, respirar, ler bons livros, e realizar uma infinidade de outras ações para acalmar a mente se o seu corpo estiver exausto. Por isso, é preciso respeitar o limite dele e dar o descanso que ele tanto precisa para se recuperar da correria e das situações de estresse do dia a dia.

Procure dormir o suficiente todos os dias para se sentir revigorado e evite trabalhar aos finais de semana, priorizando atividades de lazer. Por meio dessas atitudes simples, a sua mente estará descansada durante a semana, afastando perturbações que podem prejudicar a sua saúde e o seu equilíbrio emocional.

6. Pratique a caminhada meditativa

Uma das práticas de mindfulness é a caminhada meditativa: todos os dias, caminhe e contemple o ambiente ao seu redor.

Claro que, dificilmente, você conseguirá fazer uma caminhada contemplativa em grandes centros, mas sempre existem alguns espaços nos meios urbanos, como uma praça ou um parque, onde se pode admirar as árvores, o céu, os pássaros e, até mesmo, o vento batendo no rosto.

Mantenha uma caminhada leve e de maneira consciente, observando cada um de seus passos conforme você caminha. Aos poucos, sentirá a mente mais tranquila e o corpo mais equilibrado.

Quais são os benefícios de esvaziar a mente?

Esvaziar a mente afasta a ansiedade e os sintomas que ela traz, como taquicardia e sudorese. Em alguns casos, a ansiedade pode evoluir para doenças mais graves, como a Síndrome do Pânico.

Ao praticar essas dicas, além de acalmar a mente, você terá vários benefícios, como:

  • melhora da saúde física;
  • alivio das síndromes;
  • diminuição de dores musculares;
  • aumento da imunidade;
  • diminuição da pressão arterial;
  • melhora do humor.

Como esvaziar a mente pode ser uma resposta individual. Por isso, eu sugiro que você experimente cada uma dessas seis dicas e veja quais melhor se encaixam na sua rotina e na sua preferência. Procure manter uma regularidade nos exercícios para que os efeitos sejam duradouros e tragam os resultados esperados.

Se você gostou deste artigo sobre como acalmar a mente, inscreva-se no meu treinamento Ciclo da Maestria. Nele, você vai aprender a potencializar a sua inteligência emocional, aumentar o seu poder pessoal e enriquecer de verdade!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: