Nossa vida profissional é algo que ocupa grande parte da nossa vida. Em nossa infância já sonhamos, imaginamos e até mesmo brincamos de profissões, nossa adolescência é regada a curiosidade já apontando para a carreira nos desperta interesse.
Nesse sentido, naturalmente buscamos em nossa profissão aquilo que nós identificamos, que temos certa habilidade e interesse, e até mesmo o cumprimento de um propósito.
Ao darmos os primeiros passos em nossa carreira buscamos satisfação, realização e felicidade. No entanto, sabemos que nem sempre é o que acontece, nos deparamos com situações que podem nos gerar infelicidade no trabalho e diversas outras consequências.
Iniciar a segunda feira pensando na sexta é algo que pode afetar negativamente diversos aspectos em nossas vidas, inclusive a saúde mental e bem-estar em geral.
Diante disso, é imprescindível identificar as causas da infelicidade no trabalho e buscar o quanto antes formas de reverter essa situação para que não traga ainda mais consequências.
Consequências da infelicidade no trabalho
Aqui vamos citar algumas consequências da infelicidade no trabalho:
- Baixa produtividade
Ao estarmos infelizes no trabalho, a motivação e engajamento diminuem, levando a queda de produtividade e também na qualidade do trabalho realizado. A falta de vontade e de entusiasmo podem prejudicar o desempenho profissional e, consequentemente afetam os resultados da organização.
- Absenteísmo e alta rotatividade
A infelicidade no trabalho pode ter também como consequência o absenteísmo, que é o não cumprimento de horários, faltas injustificadas, saídas sem motivo aparente.
Essa insatisfação pode levar a alta rotatividade, pois o profissional buscará novas oportunidades, mais gratificantes e satisfatórias. Isso gera um custo alto para a organização com novos processos de contratação, recrutamento e treinamento de um novo colaborador.
- Problemas de saúde física e mental
O estresse crônico está frequentemente ligado à infelicidade no trabalho, causando demais problemas físico e mental. Hipertensão, doenças cardiovasculares, distúrbios do sono e até mesmo queda do sistema imunológico.
Outros problemas ligados à saúde mental, como depressão e ansiedade, podem surgir devido a insatisfação no trabalho.
- Conflitos
A infelicidade no trabalho pode levar a um ambiente propício a conflitos interpessoais. Os relacionamentos podem ficar mais tensos entre colegas, equipes e até mesmo as lideranças.
Esse tipo de problema afeta diretamente e negativamente o clima organizacional, podendo impactar o desempenho coletivo e a colaboração entre os funcionários.
- Estagnação e falta de crescimento
A infelicidade no trabalho pode levar a estagnação, consequentemente a falta de crescimento na carreira. O fazer à mais, abraçar projetos, novas oportunidades, buscar reconhecimento e crescimento são afetados diretamente quando há infelicidade no trabalho.
- Desconexão com vida pessoal
A infelicidade no trabalho pode reverberar na vida pessoal. O estresse constante e a desmotivação no ambiente profissional podem prejudicar relacionamentos, causar distanciamento social e diminuir as atividades fora do trabalho. Isso pode gerar um desequilíbrio entre vida pessoal e profissional, afetando diretamente o bem-estar da pessoa.
Possíveis causas da infelicidade no trabalho
É muito importante saber as causas da insatisfação no trabalho, aqui vamos citar algumas delas:
- Falta de reconhecimento e recompensa;
- Falta de oportunidade de crescimento;
- Conflitos interpessoais;
- Desalinhamento com valores pessoais;
- Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Ambiente de trabalho tóxico;
- Falta de significado e propósito;
Dicas de como identificar e buscar soluções para a infelicidade no trabalho
Até aqui já falamos sobre a infelicidade no trabalho, bem como suas principais causas e consequências. A partir de agora vamos dar dicas de como identificar se você está feliz no trabalho ou não e como, se necessário for, mudar essa realidade.
- Faça uma autoavaliação
O primeiro passo para a identificar a causa da infelicidade no trabalho é realizar uma autoavaliação, sendo sincero e refletindo profundamente sobre sua situação atual.
Perguntas simples como: O que exatamente está me deixando infeliz no trabalho? Essa resposta pode ser desde o relacionamento ruim com seus pares, líderes e até mesmo subordinados, como a falta de reconhecimento ou oportunidade de crescimento, tarefas repetitivas, operacionais e monótonas, ou até mesmo a falta de um propósito na atividade que você desempenha.
Aprofunde-se nesses questionamentos para entender a origem do problema.
- Analise o ambiente de trabalho
Faça uma observação mais detalhada sobre o seu ambiente de trabalho. Ambientes tóxicos, com altos níveis de estresse, cobrança, pressão, falta de comunicação ou até mesmo lideranças ruins e incongruentes, contribuem significativamente para a infelicidade no trabalho.
Esteja atento também a cultura da empresa, a qualidade das relações e a forma como os líderes se comunicam e delegam com a equipe.
- Avalie suas responsabilidades e tarefas.
Se você se sente sobrecarregado ou até mesmo subaproveitado constantemente, é possível que esse seja um dos causadores da infelicidade no trabalho. Faça uma análise de quais tarefas você gosta mais e quais não gosta, bem como àquelas que estão ou não alinhadas com suas habilidades e competências.
Identifique as atividades que trazem satisfação e àquelas que você prefere não assumir para poder encontrar um equilíbrio e tornar seu trabalho mais gratificante.
- Converse com colegas e superiores
Busque ter uma conversa franca e profissional com seus colegas e superiores, a fim de entender melhor a situação, compartilhando suas preocupações e questionamentos. Ouça-os atentamente para que eles possam expor suas visões sobre as situações.
Isso pode oferecer insights importantes e valiosos para que você busque formas de encontrar satisfação no trabalho.
- Identifique oportunidades de crescimento e busque apoio externo
Avalie sua carreira e se você tem oportunidades de desenvolvimento e progresso. Se a resposta for não, procure maneiras de desenvolver novas habilidades e competências que atendam uma escalada de carreira, assim como novos projetos e até mesmo uma recolocação profissional
Se preciso for busque apoio externo com mentores e profissionais de recursos humanos. Eles poderão te oferecer uma visão imparcial e também orientação sobre os próximos passos da sua vida profissional, além de ajudarem no desenvolvimento e aprimoramento de comportamentos e habilidades para que você alcance a felicidade no trabalho.
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Avalie se você tem se dedicado tempo suficiente para suas atividades sociais e relacionamentos pessoais fora do ambiente de trabalho. Certifique-se que você tenha tempo para descanso e lazer. Encontrar um equilíbrio pode ajudá-lo a lidar com os desafios e demandas de trabalho, reduzindo as infelicidade.
Até aqui já falamos um pouco sobre a infelicidade no trabalho, como identificá-las bem como as causas e consequências. Ao primeiro sinal de insatisfação profissional avalie sua carreira e refaça a rota se necessário, pois as consequências podem levar a muitos outros problemas.