• Home
  • Sucesso
  • Entenda como vencer a insegurança e lidar com ciúmes

Entenda como vencer a insegurança e lidar com ciúmes

como lidar com ciúmes

O ciúme é um sentimento capaz de gerar diversas reações simultâneas, como medo, raiva e tristeza. Ele deriva de uma insegurança, fazendo com que enxerguemos alguém de fora como uma ameaça ao nosso relacionamento. Por gerar tantas sensações ruins, é bem comum que as que pessoas procurem saber como lidar com ciúmes.

Em doses leves, ele é considerado normal e saudável. Contudo, pode ser classificado como doentio quando nos faz agir por impulso, quando nos leva a controlar o outro ou quando atrapalha o rendimento do nosso trabalho e estudos.

Conheça a seguir algumas formas de driblar esse sentimento!

Conheça a origem dos sentimentos

Primeiro, tente entender o que levou você a se sentir assim. É algo recente, devido a uma situação específica? O companheiro costuma dar motivos para isso acontecer? É fruto de uma história sua do passado, que gerou traumas? É insegurança gerada por fantasmas na cabeça?

Perceba que as possibilidades são muitas, mas descobrir a razão dessa inquietação é a base para saber como lidar com ciúmes.

Cuide da autoestima

Pessoas muito ciumentas costumam ter a autoestima baixa, já que enxergam todos ao redor como um possível obstáculo ou ameaça. Quando a autoestima é positiva, existe mais confiança em si e no relacionamento. Assim, um leve ciúme não chega a estragar o dia.

Saiba seu valor. Ele vem de dentro e faz as pessoas amarem você verdadeiramente. Trabalhe nas suas imperfeições, de modo a buscar a evolução constante e o amor-próprio.

Tenha responsabilidade emocional

Tome para si a responsabilidade daquilo que você sente. Culpar os outros por sentir ciúmes é mais fácil, mas não é o caminho para adquirirmos mais segurança e autoconfiança. Assumir a culpa por gerar esse sentimento e criar pensamentos — muitas vezes fantasiosos — dá mais autonomia para mudar aquilo que dói.

Saiba conversar

Pode acontecer, também, de o outro ter um comportamento inadequado, mas não ter a consciência de que isso gera sensações desagradáveis em você. Se for o caso, acredito que a conversa é sempre a melhor saída. Diga, com calma e clareza, tudo o que sente quando o seu parceiro faz determinada coisa. É possível que seu companheiro entenda suas emoções e ajude você a lidar com isso.

Tente, ainda, falar sobre essas questões no momento em que elas surgirem. Não guarde ressentimentos, pois, quando acumulados, dificultam qualquer controle da impulsividade.

Entenda que ninguém tem dono

Por mais que vocês se amem, ninguém tem a posse de ninguém. Compreenda que seu parceiro é livre para escolher quem quiser e, se está com você, é porque essa foi a opção dele. Tentar controlá-lo, de modo a privá-lo de qualquer liberdade ou contato com o outro, só colaborará para enfraquecer os laços entre vocês.

Tendo isso em mente, procure valorizar sua individualidade e se envolver em atividades com outras pessoas. Isso fará bem a você e a seu par.

Por fim, o desenvolvimento da inteligência emocional é fundamental para criar relações saudáveis e sentir mais contentamento diante da vida. Quando esse aspecto é bem desenvolvido, o ciúme deixa de ser uma grande preocupação.

Gostou do conteúdo e entendeu como lidar com ciúmes? Que tal um encontro para desbloquear seu potencial e construir mais sucesso na vida? É só clicar no link e garantir sua vaga!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: