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Como manter uma atitude profissional lidando com colegas de trabalho difíceis

colegas de trabalho

O relacionamento é algo de extrema importância para nós seres humanos. Sejam na vida familiar, social e até mesmo profissional, muito se fala em termos relacionamentos saudáveis e positivos, não é mesmo?

Diante disso, conseguimos escolher com quem vamos nos relacionar amorosamente, bem como amigos mais próximos e até familiares há aqueles que conseguimos ter um relacionamentos mais distante para evitar conflitos.

Mas por muitas vezes no trabalho, no nosso ambiente profissional, acabamos nos deparando com colegas de trabalho mais difíceis, e fugir desse relacionamento pode não ser uma boa escolha, afinal você terá que abrir mão do seu trabalho para não ter contato e no próximo emprego ou projeto pode se deparar novamente com uma colega de trabalho difícil.

Diante dessas situações é importante manter uma atitude positiva, tarefa talvez não muito fácil, mas de extrema importância para que você possa desenvolver suas atividades profissionais com excelência.

O primeiro ponto que devemos deixar claro é que cada pessoa tem uma personalidade, um perfil comportamental, uma bagagem cultural e, sobretudo, uma história de vida que contribuiu para sua formação de caráter. Então sempre nos deparamos com pessoas de todos os tipos, algumas mais flexíveis e outras até intransigentes. 

O que devemos ter em mente é que nossas atitudes perante essas pessoas ditarão nossos resultados. Nesse sentido é possível desenvolver habilidades para garantir um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso. 

Existem diversos tipos de colegas de trabalho difíceis. Aqueles mais competitivos, os negativos, os reclamões, os inflexíveis, os cheios de opinião e até mesmo os tóxicos.

No entanto, o primeiro passo é estarmos focados em nosso trabalho, afinal fomos contratados ou estamos um projeto pelas nossas competências e em prol dos resultados da empresa. Manter uma atitude profissional além de auxiliar no trato com um colega de trabalho difícil, ajuda a preservar nossa saúde mental e também promove um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo a todos.

Dicas para manter uma atitude profissional

Seja diante de colegas de trabalho difíceis, seja diante de conflitos ou outros problemas é sempre importante manter uma atitude profissional positiva. Sendo assim vamos aqui apresentar algumas dicas:

  1. Autocontrole e empatia

Tenha controle emocional e não seja reativo ou impulsivo. Diante de alguma adversidade pratique a empatia e tente enxergar as razões as quais levam o colega de trabalho a tal comportamento. Não leve para o lado pessoal e lembre-se que cada pessoa tem uma bagagem pessoal, pode estar passando por problemas ou até mesmo dificuldades em exercer seu trabalho.

  1. Comunicação clara

Na hora do conflito uma comunicação clara e assertiva pode ser a chave para acalmar os ânimos e colocar tudo em pratos limpos. Expresse sua opinião de forma objetiva e respeitosa, evitando linguagem agressiva ou acusatória. Escute o que seus colegas têm a dizer, demonstre interesse, absorva a informação, mesmo que não concorde é preciso haver respeito.

  1. Estabelece limites

Procure estabelecer limites, principalmente com colegas de trabalho difíceis, aqueles provocativos, reclamões e inflexíveis. Isso é de extrema importância para que você mantenha o foco em seu trabalho e seus resultados, evitando que ações externas tirem do eixo. Caso seu colega esteja passando dos limites, sendo desrespeitoso e até mesmo abusivo é importante relatar a seus supervisor e até mesmo ao Recursos Humanos, para que as medidas cabíveis sejam tomadas pelos responsáveis.

  1. Foque na solução

Esteja sempre focado na solução dos problemas, principalmente em situações desafiadoras com colegas de trabalho difíceis. Concentre-se em encontrar soluções construtivas e colaborativas em vez de focar e expandir o problema. Busque a identificação dos pontos de conflito, proponha alternativas e estratégias que possam melhorar a situação, demonstrando assim uma postura profissional, com uma mente colaborativa, estando aberto também aos compromissos acordados para pôr um ponto final no problema.

  1. Cultive relacionamentos positivos

Como já falamos anteriormente os relacionamentos são inevitáveis, e por isso é preciso buscar aquele que te faz bem, construtivo e que contribua para seu desenvolvimento seja ele profissional ou pessoal. Por isso é importante conectar-se com colegas os quais você possa compartilhar interesses, ideias e ideais semelhantes. Esse tipo de relacionamento tende a promover um apoio mútuo e um ambiente agradável e saudável de  trabalho, minimizando ainda a influência de colegas de trabalho difíceis.  

Essas são apenas algumas dicas para que você possa lidar com aquele colega de trabalho difícil, o que é até  comum. Mas para que isso não afete sua saúde emocional tampouco seu trabalho, manter a atitude profissional positiva é essencial para que você possa desenvolver seu trabalho com maestria.

Lembre-se que as atitudes de um colega de trabalho difícil dizem respeito a ele e a forma como você reage a isso diz tudo sobre você. Esteja disposto a contribuir com um ambiente colaborativo e saudável, essa atmosfera pode diminuir significativamente os impactos negativos da conduta e atitudes dele.

Seja você o agente de mudanças e o protagonista da sua própria carreira, mantendo sua integridade profissional.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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