Como melhorar a qualidade de vida em cinco passos simples

como melhorar a qualidade de vida

A rotina banal pode prender as pessoas a existências medianas, com poucas realizações e distantes de seus maiores sonhos. Imitando e repetindo padrões de conduta, elas se contentam em alcançar apenas o mínimo para garantir a sobrevivência. E dificilmente colocam questões fundamentais, como melhorar a qualidade de vida, entre suas prioridades.

Mas eu sei que você não quer somente seguir a manada e está disposto a fazer mudanças por um bem maior. Por isso, preparei uma lista com cinco decisões que você precisa tomar sobre como melhorar a qualidade de vida, para, assim, alcançar seus objetivos.

Como você vai ver, essas não são simples dicas, mas, sim, estratégias para tomadas de decisão imediata. Isso significa que você deve assumir total comprometimento com elas se realmente está em busca de uma vida melhor.

1. Pare de jogar para não perder

Jogar para vencer exige um comportamento e uma disposição muito diferentes do necessário para entrar em campo apenas para “não perder”, como a maioria das pessoas faz. Entendo por “jogar para não perder” viver sem riscos, uma busca constante pela segurança proporcionada pela zona de conforto da estabilidade.

Essa postura defensiva costuma esconder um grande receio, comum entre aqueles que nunca alcançam resultados diferenciados: o “medo da vida”. Quem joga para vencer arrisca mais. É preciso estar consciente da possibilidade da derrota. No entanto, quem tem uma atitude positiva sabe que os desafios são partes inevitáveis da jornada. São essas pessoas que, de fato, realizam seus sonhos. Por isso, se você quer melhorar a qualidade de vida, precisa jogar nesse time.

2. Viva nos seus termos

Somos muito influenciáveis pelas opiniões e modelos das pessoas que nos rodeiam. Só que, se replicar a visão de mundo e os valores de pais, amigos e companheiros parece ser muito confortável e seguro, é também uma grande barreira.

Esse tipo de atitude limita sua criatividade e as possibilidades que você teria se fizesse tudo do seu jeito, com coragem para ser você mesmo. Por isso, pare de se importar com o que ou outros pensam!

É você quem sabe como quer viver. Pare de tentar agradar os outros, pois a vida é curta e você só tem uma oportunidade de aproveitá-la.

3. Melhorar a qualidade de vida significa aproveitar o agora

Passado e futuro são ilusões impossíveis de controlar. Mesmo assim, você desperdiça muito tempo e energia tentando evitar que os erros do passado não se repitam. Do mesmo modo, concentra-se em planejar um futuro “perfeito”, normalmente influenciado por fatores que não tem condições de prever.

O futuro pode, no máximo, ser uma projeção, enquanto o passado não deve, em hipótese alguma, ser uma prisão. A vida acontece aqui e agora, e é no presente que ela deve ser aproveitada.

Proponho que você passe a prestar mais atenção ao seu entorno: ouça as pessoas, sinta os afetos, os cheiros, admire as cores que o rodeiam. A ansiedade do passado e do futuro desaparecem quando nos surpreendemos com a beleza do momento presente.

4. Pense grande, e cobre-se menos

Não tema os seus sonhos! A beleza da existência está em perseguir com garra os objetivos. A pior derrota é o medo de se arriscar. Pequeno não é quem ainda não chegou onde queria, mas quem evita ter um desejo para chamar de seu.

Queira mais na carreira. Cuide mais da saúde. Deseje mais dos relacionamentos. Tenha ambição, mas com sabedoria. Não se cobre demais. Celebre cada conquista e seja gentil e compreensivo consigo. Aceite as pequenas derrotas não como um peso opressor, mas como uma virtude e um incentivo para seguir sonhando.

5. Prepare-se para falhar

A consciência da possibilidade e, mais ainda, da probabilidade de falhar é essencial para quem pensa grande. Por isso, estar preparado para errar é tão fundamental quanto ter energia e disciplina para realizar. O êxito e a derrota são duas faces da mesma moeda, mas somente quem ousa lançá-la para o alto entra realmente no jogo.

A guerra para melhorar a qualidade de vida é travada em uma sequência de inúmeras pequenas batalhas. Só triunfa quem encara todas de peito aberto. Você deve estar pronto para assumir perdas pontuais com a tranquilidade de quem conhece as regras do jogo. E, somente quando você deixar de se punir e reconhecer a falha como parte da busca, estará preparado para vencer.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: