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Como recrutar pessoas: três passos para selecionar campeões

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Se você busca por pessoas diferenciadas para a sua equipe, por colaboradores de alto desempenho que ajudem sua empresa crescer, mas não tem conseguido isso, é muito provável que você tenha de rever o seu processo de seleção e aprender como recrutar pessoas para encontrar profissionais que sejam de fato “campeões”. Calma, vou explicar o que é isso!

Ao encarar a necessidade de fazer um recrutamento, muitos gestores se deparam com uma série de dificuldades, pois não sabem exatamente onde e como encontrar as pessoas certas. E eu, que trabalho há anos com líderes e equipes, tenho notado que está cada vez mais difícil contratar os profissionais que a organização precisa. Por isso, algumas estratégias podem ajudar muito você!

Chega dos recrutamentos tradicionais

Uma das razões para essa dificuldade está relacionada ao fato de que os processos de recrutamento tradicionais não funcionam mais como antes.

Nas seleções tradicionais, alguém da empresa informa que precisa de um colaborador novo, você anuncia a vaga em algum lugar, como nos sites de ofertas de trabalho, por exemplo, e, a partir disso, recebe uma enxurrada de currículos.

Só que isso torna todo o processo um grande problema, pois você precisa dedicar horas e mais horas, além de muita energia, para fazer a seleção dessas pessoas, sendo que a maioria delas não está alinhada aos valores da empresa, não possui capacidade técnica consolidada ou formação e atitudes adequadas.

Muito provavelmente, dos 150 currículos que você olhar, 15 serão selecionados para entrevistas. E, no final, mesmo depois de você já ter optado por colocar um dos candidatos dentro da empresa, provavelmente descobrirá que aquele profissional não era exatamente o mais adequado para a vaga.

Como recrutar pessoas pode ser mais simples

Esse problema é de fato muito comum no ambiente corporativo. É por isso que eu elaborei algumas dicas bem práticas para que você evite essa situação por meio de três passos básicos, mas fundamentais para o sucesso da sua escolha. Você vai ver como recrutar pessoas pode ser muito mais simples e, principalmente, mais efetivo para seus resultados.

1. Elabore uma lista objetiva com a descrição do que você espera do profissional

Um gestor precisa escrever em uma folha de papel exatamente o que ele espera da pessoa que quer na vaga. Não estou falando da “descrição de função”, que é responsabilidade do setor de RH. Refiro-me a algo mais simples e objetivo, que você possa ranquear em cinco itens:

Atribuições: o que esse profissional terá de fazer de fato;

Atitudes: o que você espera em relação aos comportamentos e aos resultados do profissional;

Valores: quais são os valores que a empresa não abre mão;

Regras inegociáveis: quais são as atitudes que ele não deve ter, como, por exemplo, atrasos ou prazos;

Passos para o crescimento: quais são os passos para um possível crescimento desse profissional dentro da empresa.

2. Busque primeiro as pessoas dentro da empresa ou aquelas indicadas por bons profissionais

Antes de realizar a seleção, procure dentro da própria empresa pelas pessoas que podem estar aptas para exercer a função. Esse pode ser um processo muito motivador para os seus colaboradores.

Se você tem colaboradores acima da média, “campeões” mesmo, fale com eles. Um campeão raramente anda com pessoas que não tenham um nível semelhante ao dele. Então, se você tem um ótimo profissional, na vida pessoal ele deve estar cercado de pessoas que também são boas.

Pergunte para os seus campeões se eles têm alguém para indicar. Ao fazer isso, essa pessoa estará colocando a mão no fogo pelo colega, por isso, ela só vai apostar em alguém em quem realmente acredita.

3. Procure um campeão entre os profissionais de outra empresa

Bons profissionais raramente estão desempregados. Isso quer dizer que você precisa procurar pelo seu campeão também dentro de outras empresas. E uma boa forma de fazer isso é por meio do sustema de “Head Hunting”, que é “a procura”, a “caça” por bons profissionais no mercado.

Você pode fazer isso por meio de sondagens em algumas empresas, apresentando-se como um suposto cliente em busca de um produto ou serviço. Se você estiver à procura de um vendedor, por exemplo, realize um teste com um profissional em potencial para a sua vaga demonstrando que está interessado no que ele vende para ver como é a sua atuação e entender se ele pode ser adequado ao que você está buscando. Se ele passar nessa primeira etapa, revele que era uma avaliação, mostre a sua lista e pergunte se ele gostaria de participar da seleção.

Siga esses três passos. Eu garanto que você vai constatar como recrutar pessoas para o seu negócio pode ser algo muito mais simples e eficiente para os seus objetivos!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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