O segredo de como se perdoar e ter uma vida épica

como se perdoar

“Quem nunca errou, que atire a primeira pedra”. Essa frase também serve para refletir sobre os nossos próprios atos, e não apenas sobre as atitudes alheias. Afinal, todos nós erramos — isso faz parte do processo de vivência. No entanto, fique atento se o sentimento de culpa ou de remorso começar a consumir você, pois isso indica que está na hora de descobrir como se perdoar.

Este post é um convite à reflexão sobre aquele passado que causa incômodo. Existe algum arrependimento que perturba os seus pensamentos? Alguma decisão equivocada ou momento de impulso que deixou marcas e alterou os seus caminhos? Saiba que esse é um momento propício para se soltar dessas amarras e traçar novas rotas para realizar os seus sonhos e os seus objetivos. Continue a leitura e pense um pouco mais sobre isso!

Por que é importante descobrir como se perdoar?

Você já percebeu o quanto a sua mente tem poder para direcionar os seus sentimentos? Há, inclusive, uma frase que diz que nenhum inimigo pode nos causar tanto mal quanto nossos próprios pensamentos. Essa é uma dolorosa verdade!

Observe as sensações aflitivas que começam a surgir quando você fica remoendo alguma ideia ou lembrança. Essa toxicidade emocional é um elemento destrutivo na vida das pessoas que não sabem como se perdoar. Isso porque, enquanto ficar preso a eventos negativos que já passaram, você não consegue se mover para frente e viver de forma realizadora.

Então, comece a trabalhar os pensamentos para fazer uma limpeza em suas emoções e ter a capacidade de construir uma vida épica, sem carregar o peso dos erros passados.

De que maneira é possível colocar o perdão em prática?

Veja, agora, como se perdoar e se libertar das grades da autopunição mental!

Concentre-se em suas emoções

Aprenda a reconhecer as suas emoções e neutralizar os pensamentos que causam incômodo. Pode parecer difícil no começo, mas é uma questão de treino diário. Além disso, saiba contestar a culpa insistente que sabota a sua paz. Acredite: você fez o melhor que podia naquele momento!

Reconheça os seus erros

Perdoar a si mesmo não significa direcionar as suas falhas para outras pessoas ou culpar o mundo pelos acontecimentos. Reconhecer os próprios erros é uma atitude nobre e necessária para o seu crescimento. Então, saiba admitir as suas falhas, mas não deixe que os sentimentos ruins tomem conta da situação.

Avalie a repercussão dos seus atos

Pare e pense se os erros pelos quais você se culpa foram tão graves e destrutivos a ponto de causarem toda essa perturbação emocional. Avalie a repercussão das suas escolhas e atitudes, e reflita se outras formas de agir teriam, realmente, modificado a sua história de vida.

Aprenda com as suas falhas

Faça de seus erros uma escada para a evolução pessoal. Olhe para trás e reconheça que aquela pessoa já não existe mais. Em vez disso, perceba a transformação que você viveu e encontre, no presente, uma versão lapidada de si mesmo.

Na teoria, parece fácil. Mas, na prática, lidar com os próprios pensamentos e sentimentos é uma missão bastante complexa. Por isso, vale a pena contar com o apoio de profissionais que vão ajudar você a descobrir como se perdoar para liberar a dor e a culpa. Somente assim, será possível traçar novos caminhos e seguir livre da autopunição.

Quer saber como desbloquear o seu potencial e condicionar a sua mente para uma vida de evolução e sucesso? Conheça a metodologia PROTAGON e alcance o melhor de si!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: