• Home
  • Sucesso
  • Como o coaching pode ajudar a se portar melhor numa entrevista de emprego?

Como o coaching pode ajudar a se portar melhor numa entrevista de emprego?

como se portar numa entrevista de emprego

Você já entregou vários currículos, atualizou seu perfil profissional na internet e fez inúmeros processos seletivos que deram em nada? Já se perguntou alguma vez na vida como se portar numa entrevista de emprego?

Em meio a tantos tipos de coaching no mercado, o profissional que lida com a carreira de seu coachee (aprendiz) costuma utilizar algumas ferramentas primordiais para trazer resultados positivos. O coaching tem técnicas que impulsionam você a analisar suas atitudes, evidenciar competências e alcançar suas metas.

Neste artigo, você entenderá um pouco sobre o que é cobrado nas entrevistas de emprego e como o coaching pode ajudar nessa questão. Confira!

O que os recrutadores costumam avaliar nas entrevistas?

Muito além do conhecimento sobre determinada tarefa ou área específica, você precisa ficar de olho em outras circunstâncias que podem aparecer nas entrevistas. Veja, abaixo, alguns dos principais aspectos anotados pelos recrutadores e que podem significar muito na hora de conquistar o emprego que deseja.

Pontualidade

Ter uma boa gestão de tempo é um dos segredos das pessoas bem-sucedidas, então, jamais pense em chegar muito depois do horário combinado, porque os recrutadores costumam pontuar isso em seus relatórios. O ideal é chegar sempre entre meia hora e uma hora antes da entrevista, assim você se ambienta com o local e as pessoas.

Resiliência

Se você tem dificuldades de lidar com a pressão no trabalho, imprevistos e problemas cotidianos, talvez você tenha que remar bastante para conquistar a confiança do pessoal do RH da empresa. A resiliência, que diz respeito ao quanto resistimos às situações adversas, é um aspecto procurado pelas companhias, pois colaboradores com essa característica costumam ter níveis de produtividade melhores.

Comunicação

Esse é um dos aspectos mais observados e põe em xeque o que entende em relação a como se portar numa entrevista de emprego, afinal, quem não sabe se comunicar direito pode perder excelentes oportunidades na vida. A comunicação pode ser verbal e não verbal, sendo que a forma como os candidatos dialogam diz muito sobre o interesse pela vaga, a sinceridade e a motivação.

Como melhorar as suas habilidades de comunicação?

Embora o medo de falar em público esteja presente na vida de muitas pessoas que conhecemos, é possível remediar essa situação e modificar os comportamentos sabotadores. O primeiro passo é cuidar da linguagem corporal, pois a comunicação não verbal pode evidenciar muito sobre o que você é e o que pensa dos outros.

Ajuste sua mensagem de acordo com a pessoa que está disponível a recebê-la, ou seja, a forma como você se porta terá variações dependendo do estilo dos recrutadores e, principalmente, da cultura da empresa. Demonstre empatia e saiba ouvir mais, pois isso facilita para que mantenha o foco e crie diálogos realmente relevantes.

Tente ser pontual em sua abordagem de um jeito que a conversa se torne fluída, isto é, em vez de descarregar o que já fez em sua trajetória profissional, compreenda as perguntas e responda de maneira perspicaz. Além disso, invista em bons livros, leia os noticiários e estude a empresa que pretende se candidatar, pois quanto maior o conhecimento que tiver, mais chances terá de conseguir a vaga.

Quais são as vantagens de ter a ajuda de um coaching?

Com o objetivo de contornar as dificuldades com a comunicação interpessoal e abandonar as crenças limitantes, a relação entre coaching e coachee pode proporcionar diversos benefícios que muitos ainda não sabem. Todavia, eu trouxe aqui algumas dessas vantagens que podem transformar a forma como você lida com esse assunto.

Dá segurança ao se apresentar

Quem nunca gaguejou do nada, trocou as palavras ou tropeçou no português não sabe o nervosismo que dá se apresentar em uma entrevista de emprego, não é mesmo? Sabendo que a primeira impressão é a que fica muitas vezes, você deve se preparar bem antes de tomar a frente para se apresentar em uma empresa.

Para solucionar isso, um profissional especializado em coaching pode utilizar a técnica das perguntas em escala, que consiste em questionamentos simples em que se escolhe uma nota de 0 a 10. Esse tipo de avaliação faz com que o coachee saiba estabelecer prioridades, imaginar cenários e elaborar uma estratégia de comunicação.

Melhora a performance na fala e nos gestos

Uma cena clássica que faz qualquer pessoa se perguntar como se portar numa entrevista de emprego, sem sombra de dúvidas, é a forma como se gesticula. A linguagem corporal diz muito a respeito do que queremos transmitir, sendo que é preciso atentar a esse fato para não cometer o erro de cair em contradições.

Por meio da técnica de ensaio dramático, por exemplo, o coaching terá a capacidade de treinar você para um evento importante, tal como uma seleção de vaga para uma empresa de sucesso. O intuito é simular a situação em si para que você encontre os melhores caminhos a seguir e saiba conversar de forma equilibrada.

Desenvolve o lado intelectual

Vou contar um segredo para você: eu já me senti sem reação em alguns momentos por não saber ao certo como falar com os outros, pois as ideias não vinham com exatidão. Isso é absolutamente normal e pode acontecer com qualquer pessoa, porém, quando se trata de uma vaga concorrida, é preciso lapidar esse problema.

A convivência com um coaching faz com que você tenha insights poderosos para usar em qualquer campo da sua vida, de modo que o lado intelectual esteja em pleno funcionamento produtivo. Para isso, utiliza-se o gatilho “e o que mais?”, a fim de induzir o coachee a ter respostas cada vez mais precisas e objetivas.

Aprimora a parte emocional

Quando não temos clareza do que queremos na vida e cada procura de emprego é apenas para suprir necessidades básicas, dificilmente agimos com inteligência emocional. Essa é uma das grandes falhas dos candidatos, pois esquecem que alterações exageradas de humor podem representar uma dispensa do processo.

Tendo isso em vista, a missão do coaching é dar o suporte para que a sua casa emocional seja construída passo a passo. A técnica de ancoragem é uma boa forma de colocar isso em prática, porque tem recursos neurolinguísticos capazes de despertar emoções positivas, proporcionando relaxamento e o sentimento de felicidade.

Por fim, recapitule tudo o que aprendeu e, se possível, procure um profissional de coaching para que saiba não somente como se portar numa entrevista de emprego, mas aprimorar o seu networking, ter motivação e aumentar a produtividade.

Se você quer encontrar o seu propósito de vida e reprogramar sua mente para ter o sucesso que espera, conheça hoje mesmo o extraordinário evento Protagon!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: