Como ser bem-sucedido: aprenda a técnica que pode mudar tudo

A jornada em busca da prosperidade é longa. Ao contrário do que muitos pensam, nada acontece de uma hora para outra. Para ser bem-sucedido, é preciso percorrer um extenso caminho utilizando os meios adequados.

Um cantor, por exemplo, não conquista prestígio da noite para o dia. Com certeza, ele passou anos estudando técnicas vocais, praticando, se apresentando em bares por pouco dinheiro antes de realmente chegar à fama. Para ser bem-sucedido, você precisa usar a tática correta. Isso implica pegar a estrada justa e lançar mão de recursos efetivos para avançar.

Trata-se, em primeiro lugar, de implementar uma mudança de comportamento. O percurso até o topo exige que você eleve o seu padrão de pensamento e deseje ser e ter além do que você é e tem atualmente.

Como o trajeto é tortuoso, depois desses primeiros passos, convém pegar uma espécie de atalho. Como? Seguindo as pegadas de quem já alcançou o êxito.

Como utilizar o princípio da modelagem para ser bem-sucedido

Essa metáfora quer dizer, simplesmente, que é necessário encontrar pessoas que já chegaram aonde você deseja e utilizar a trajetória delas como inspiração para trilhar a sua. Eu costumo bater muito nessa tecla porque, em função de ser bastante simples, a estratégia da modelagem costuma ser muito preterida.

Ter modelos para se inspirar é um artifício infalível, usado pela maior parte das pessoas que prosperam. Encontre indivíduos em quem você pode se espelhar e analise de que forma eles chegaram à realização. A partir disso, identifique os elementos que foram decisivos para gerar resultado e modele-os.

Eu mesmo utilizei esse princípio para desenvolver minha carreira. Durante alguns anos, trabalhei como treinador mesmo sabendo que a minha performance de palco era bastante fraca. Depois de três anos, eu ainda estava dando treinamento para 20 pessoas, enquanto gostaria de treinar um grupo de mil. Claramente, aquilo não estava funcionando…

Decidi, então, procurar alguém para modelar e identifiquei os treinadores que mais promoviam impacto no mundo. Passei a observar como eles agiam no palco, de que modo se conectavam com as pessoas, como alteravam a fisionomia enquanto falavam, etc. E minha carreira, subitamente, se transformou.

Fórmula resulta em algo único com a sua experiência pessoal

Unindo esse novo aprendizado baseado na modelagem à bagagem pessoal que eu já possuía, consegui criar meu próprio jeito de ser treinador. O problema é que, quando se fala em seguir modelos, algumas pessoas se questionam sobre a questão da subjetividade. “Se eu fizer exatamente como a outra pessoa não deixarei de ser eu?”.

Absolutamente não!

A fórmula para o sucesso é composta por dois itens: a modelagem + a bagagem, que seria a experiência que você já tem e que te faz um ser único. Ninguém perde a essência ao seguir um modelo inspirador.

Todos somos o resultado de cada exemplo que seguimos, conscientemente ou não, em nossas vidas. E moldar a si para ser bem-sucedido inclui uma combinação do que vivemos e aprendemos, com erros e acertos, por meio de nossos pais, amigos, companheiros e todas as pessoas com as quais convivemos ao longo da vida.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: