Como solucionar problemas e superar obstáculos em poucos passos

solucionar problemas

Está enfrentando algum desafio na sua vida, algum obstáculo que pareça grande demais para você? Então, acalme o coração, respire fundo e tente pensar e agir com a razão. Não é possível solucionar problemas quando estamos dominados pela emoção. Desafios se resolvem com serenidade, pensamento lógico e atitudes racionais.

Adversidades são fruto de situações não planejadas, fatos que aconteceram de modo diferente do que se esperava. Esses “pepinos” ou “abacaxis”, como algumas pessoas costumam chamar, são sempre desafios que precisam ser encarados de frente. Solucionar problemas não é fácil, independentemente de estarem relacionados aos filhos, ao relacionamento, às finanças ou ao trabalho. Mas é sempre possível.

Tenha serenidade para pensar e agir com a razão

Ao se encontrar diante de um obstáculo, a maioria das pessoas tende a entrar em um modo emocional. Isso é ruim porque costuma atrapalhar as possíveis resoluções para os desafios enfrentados. Ao ser tomado pela emoção, você abre espaço para a ansiedade e o desespero, que definitivamente não ajudam em nada.

Só o pensamento racional permite que você enxergue o quadro exatamente como ele é e encontre as saídas existentes e possíveis.

Em primeiro lugar, a razão permitirá que você entenda que a vida não vai acabar em função do problema enfrentado. Você já superou outros obstáculos, portanto, não há motivos reais para acreditar que não conseguirá desta vez. Lembre-se de que, se há um problema, há também uma solução.

A partir desse entendimento, você precisa fazer uma análise racional sobre possíveis formas de resolver tal dificuldade – ou pelo menos parte dela. Se ainda parece impossível, procure pelo menos um sinal mínimo de solução. Para isso, é necessário pensar de modo prático e responder à seguinte pergunta: “De que forma eu posso agir para (começar a) acabar com essa situação?”

Foque na ação

Garanto que, independentemente do tipo de obstáculo, existe uma boa parte dele – pelo menos 50% – que pode ser resolvida se você agir. Pare de se fazer de vítima e de culpar os outros. Analise os problemas com serenidade e frieza. Encare-os de frente, seja racional e prático, e não fique parado! Comece a agir agora mesmo para resolvê-los.

Pode acreditar: quando você começa a agir sobre a parcela que cabe a você, acaba descobrindo as estratégias que levam ao todo. Conseguir solucionar problemas depende principalmente desse movimento inicial impulsionado por um pensamento racional.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: