Você tem o hábito de compartilhar conhecimento com outras pessoas? Muitos acreditam que fazendo isso estão apenas ajudando os outros, mas, na realidade, estão também se beneficiando.
Conteúdos
Ciente do poder do compartilhamento, Charles Darwin afirmou que na longa história da humanidade, aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar com mais eficiência prevaleceram. Percebe como isso é poderoso?
Continue a leitura e entenda como o ato de compartilhar conhecimento pode te ajudar na construção de uma vida épica!
Diferença entre informação e conhecimento
Antes de aprofundar no tema do post, é preciso esclarecer a diferença que o conhecimento possui em relação à informação. Isso nos ajuda a dimensionar o seu real valor e, consequentemente, a grandeza de compartilhá-lo.
Informação: dados obtidos através de fontes externas, como livros, reportagens, sites etc.
Conhecimento: assimilação da informação por uma pessoa, resultando em uma compreensão mais profunda e pessoal do tema em questão.
Por exemplo, na programação de sistemas, as informações necessárias para desenvolver um software podem ser encontradas em livros e tutoriais online. No entanto, a habilidade para programar com eficiência e criatividade exige a aplicação do conhecimento adquirido, juntamente com experiência e prática.
O valor de compartilhar conhecimento está exatamente nisso. Afinal, não se trata de simplesmente passar informações adiante e sim de apresentá-las sob um diferente ponto de vista, agregando com sua experiência e visão sobre o tema.
Compartilhamento é poder!
Compartilhar conhecimento é importante e poderoso em diferentes contextos, mas tem uma relevância ainda maior em organizações e suas equipes.
Em uma apresentação para a plataforma TED, Stanley McChrystal, ex-comandante das forças de segurança internacional dos Estados Unidos, contou sobre sua experiência à frente de uma força-tarefa no Afeganistão.
Ele narra a mudança de cultura realizada em um tipo de operação que sempre teve o sigilo como principal trunfo. Assim, as informações que antes eram transmitidas apenas a um grupo restrito, passaram a ser difundidas entre todos os membros da equipe.
Através dessa experiência, McChrystal percebeu que a informação apenas tem valor se for transmitida para pessoas que têm a capacidade de fazer algo com ela. O fato de alguém saber algo, tem valor zero se não for aquele que pode realmente agir para atingir os objetivos.
Foi assim que o ex-comandante chegou à conclusão de que o compartilhamento é poder! Afinal, por meio dele o conhecimento chega onde é necessário.
5 Benefícios de compartilhar conhecimento
Confira a seguir quais são os benefícios que você pode alcançar ao compartilhar conhecimento. Veja o quanto esse gesto pode fazer a diferença, especialmente no ambiente de trabalho.
1. Ter novas ideias
Compartilhar conhecimento é uma das maneiras mais eficazes de estimular a criação de novas ideias. Isso ocorre porque quando compartilhamos aquilo que sabemos, obtemos as perspectivas de outras pessoas sobre o tema, o que pode desencadear em mais aprendizado.
O conhecimento é poderoso porque desafia as regras matemáticas, quanto mais é dividido, mais é multiplicado.
2. Aprender com as outras pessoas
A reciprocidade é a tendência do comportamento humano de retribuir o que se recebe com ações semelhantes. Quando alguém faz algo positivo por nós, é natural termos o desejo de recompensar de alguma forma.
Nesse sentido, quando você compartilha seu conhecimento com os outros, é bastante provável que eles também queiram dividir o que sabem. Seja em uma empresa, família ou grupo de amigos, isso tende a se tornar parte da cultura do relacionamento, contribuindo para o desenvolvimento de todos.
3. Construir autoridade em sua área de atuação
Uma pessoa pode ter conhecimento sobre diferentes áreas para compartilhar, mas é natural que uma se destaque. Assim, conforme vai dividindo o que sabe, os demais começam a associar sua imagem com um tema específico, fazendo com que ela seja vista como uma autoridade.
É importante lembrar que a construção de autoridade exige tempo, esforço e dedicação. Mas tudo isso é recompensado pelo crescimento pessoal e profissional alcançado ao longo da jornada.
4. Ter acesso a novas oportunidades
Geralmente, a área de maior conhecimento que uma pessoa possui está relacionada à sua carreira. Logo, construir autoridade significa ter acesso a novas oportunidades profissionais.
Quando alguém é reconhecido como uma autoridade em sua área de atuação, pode ser procurado por clientes em busca de seus serviços ou até de consultoria. Além disso, pode ser convidado para participar de eventos, palestras e entrevistas, aumentando ainda mais sua visibilidade e credibilidade.
A autoridade também pode levar a novas oportunidades de carreira, como promoções, convites para assumir cargos de liderança ou para participar de projetos importantes.
5. Criar conexões
Por fim, temos um benefício que não está diretamente relacionado ao conhecimento compartilhado e sim ao que esse movimento causa: a criação de conexões. Isso significa deixar marcas na memória das pessoas, sendo lembrado em diferentes situações, da criação de amizades a parcerias de negócios.
Como compartilhar conhecimento?
Agora que você já sabe os benefícios que compartilhar conhecimento pode proporcionar, confira dicas para adotar essa prática em seu dia a dia.
Encontre as pessoas certas: identifique aquelas que possam se beneficiar do seu conhecimento e estejam dispostas a aprender.
Seja claro e objetivo: ao compartilhar conhecimento, certifique-se de ser claro, adaptando a linguagem ao interlocutor e evitando termos pouco conhecidos.
Use exemplos: ao explicar conceitos complexos, use exemplos do cotidiano para ilustrar suas ideias e torná-las mais fáceis de entender.
Seja um bom ouvinte: ouvir as perguntas e preocupações dos outros é tão importante quanto compartilhar conhecimento. Mostre interesse e dedicação em ajudar a pessoa a realmente aprender.
Seja humilde: esteja sempre aberto a aprender com os outros e a reconhecer que nem sempre você tem todas as respostas.
Seja consistente: crie o hábito de compartilhar conhecimento regularmente para construir relacionamentos duradouros e ser cada vez mais visto como uma autoridade em sua área de atuação.
Seja ético: evite compartilhar informações confidenciais ou relacionadas a terceiros sem permissão. Além disso, respeite as opiniões e os conhecimentos dos outros.
Conclusão
Como vimos ao longo do post, compartilhar conhecimento pode trazer muitos benefícios, tanto para quem compartilha quanto para quem recebe. Adote mais esse hábito positivo em seu dia a dia e construa uma vida épica!