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Quais são as competências mais buscadas no mercado de trabalho atualmente?

Competências relacionadas ao trabalho: quais são as mais buscadas?

As competências relacionadas ao trabalho mudaram ao longo dos anos. Atualmente, além das competências técnicas, que são as capacidades relacionadas à execução de determinada tarefa, as competências comportamentais, referentes às condutas do indivíduo, passaram a ser muito valorizadas.

As competências comportamentais são subjetivas e difíceis de serem ensinadas na sala de aula. Elas dizem respeito a valores, atitudes e à cultura de cada pessoa. Assim, essas competências têm ganhado cada vez mais importância no mercado de trabalho.

Ao longo desta leitura, eu mostro para você quais são as competências relacionadas ao trabalho e como desenvolvê-las. Acompanhe!

O que são competências?

Competências são formadas pelo tripé CHA — Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Esses são os pilares que formam as competências de um indivíduo. Por isso, é essencial entendê-los melhor para estar preparado para os desafios do mercado de trabalho.

Veja, a seguir, o que significa cada um desses pilares!

Conhecimento

Pode ser definido como o conjunto de saberes teóricos que um indivíduo acumula ao longo da vida. É a soma de experiências profissionais e pessoais. Está intimamente relacionado à disponibilidade que uma pessoa tem para aprender.

Habilidade

É o saber fazer. Ou seja, refere-se à capacidade de executar o conhecimento adquirido. Sem conhecimento é impossível desenvolver habilidades para fazer as tarefas.

Atitude

Trata-se de praticar o que sabe, ou seja, tomar iniciativas colocando em prática o conhecimento e a habilidade adquiridos.

Quais são as competências relacionadas ao trabalho mais procuradas pelas empresas?

As competências mais valorizadas são relacionadas ao comportamento. Veja, a seguir, o que as empresas mais procuram!

Resiliência

Em mercados cada vez mais competitivos, talvez a resiliência seja a competência mais valorizada pelas organizações.

Ela pode ser entendida como uma maturidade psicológica, sendo caracterizada pela capacidade de se recuperar depois de enfrentar adversidades.

Assim, o indivíduo que tem essa característica consegue lidar com as questões do dia a dia no trabalho de uma melhor forma, como estresse e grande volume de trabalho.

Essa é uma habilidade difícil de ser adquirida. De modo geral, quem tem essa habilidade são pessoas que já passaram por diversas circunstâncias no ramo empresarial.

Autocontrole

Assim como na vida pessoal, o autocontrole é essencial para gerenciar as emoções no meio corporativo. Ele ajuda a lidar com clientes difíceis, situações indesejadas, prazos apertados e uma série de outras situações frequentemente encontradas no meio empresarial.

Assim, quanto maior o nível hierárquico do cargo, mais o autocontrole será exigido.

Resolução de conflitos

A capacidade de resolver e mediar conflitos demonstra um grande equilíbrio emocional, regado de uma inteligência muito afiada. Quem tem essa habilidade traz consigo um autoconhecimento muito grande, outra competência muito valorizada pelas empresas.

Empatia

Empatia trata-se da competência de se colocar no lugar do outro. É importante para entender a necessidade de colegas, subordinados e clientes. Isso aumenta as chances de sucesso nas relações, tornando mais fácil fazer um discurso direcionado e persuasivo para cada pessoa e situação.

Pensamento criativo

Em um mercado tão competitivo quanto o atual, pessoas que conseguem elaborar soluções inovadoras, com pouco recurso e em tempo hábil, são mais valorizadas pelas empresas.

No ambiente empresarial, por exemplo, profissionais com um pensamento criativo conseguem trazer alternativas singulares para uma crise.

Nesse sentido, a criatividade, somada a algo que já pertence ao indivíduo, pode ser construída agregando os conhecimentos que ele já tem acerca do assunto em questão.

Comunicação

Comunicar-se de forma adequada é fundamental para alcançar o sucesso em qualquer profissão ou área da vida. É por meio da comunicação que defendemos projetos, ideias e propomos soluções.

Mas engana-se quem acredita que uma boa comunicação diz respeito apenas a saber falar. Ela inclui, também, ouvir atentamente, saber se comportar em diferentes situações e interpretar o que o outro diz .

Ou seja, para uma comunicação de sucesso, é preciso um bom poder de persuasão, oratória e escuta ativa.

Equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional está intimamente relacionado ao autoconhecimento. Com isso, fica mais fácil encontrar formas de transformar uma situação ruim em algo positivo, melhorar continuamente e trabalhar as emoções para que elas não interfiram no desempenho e evolução dentro da empresa.

Pensamento crítico

Pensamento crítico é fundamental para identificar falhas e outras questões que possam ser melhoradas no ambiente corporativo, como processos, projetos e até mesmo comportamentos de subordinados.

Paixão por aprender

Com a inserção cada vez mais forte da tecnologia nas empresas e em seus processos, estar aberto a mudanças é fundamental. Assim, ser um apaixonado por aprender, independentemente do estágio de vida, é essencial para ter sucesso no mercado de trabalho.

Como aperfeiçoar competências para o mercado de trabalho?

Todas as competências são possíveis de serem aperfeiçoadas, tanto as técnicas quanto as comportamentais.

É certo que as competências comportamentais levam mais tempo e exigem uma mudança de atitude que depende do esforço, perseverança e dedicação de cada indivíduo. Por isso mesmo, são mais difíceis de serem ensinadas.

Mas não é impossível. Eu aconselho você a sempre pedir feedback em suas entrevistas de emprego. Caso já esteja trabalhando e busque uma posição de destaque, pergunte ao seu superior o que falta para ser promovido.

Na maior parte das vezes, as pessoas dirão que faltam competências técnicas. Mas vá além e pergunte o que a empresa espera do seu comportamento.

É verdade que pode “doer”, ser incômodo, pois exige que você reconheça seus pontos fracos. Mas identificar os seus pontos de melhoria é essencial para que você se transforme em uma pessoa e em um profissional ainda melhor.

De posse dessas informações, procure ajuda. Pode ser lendo bons livros sobre carreira, fazendo sessões de coach, investindo em um curso ou treinamento. Tenho certeza que indo por esse caminho você encontrará as ferramentas certas para lapidar as competências relacionadas ao trabalho que você tanto precisa.

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Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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