• Home
  • Propósito
  • Coragem para mudar é o primeiro passo para atingir os objetivos

Coragem para mudar é o primeiro passo para atingir os objetivos

Coragem para mudar

Ninguém atinge um objetivo na vida sem coragem para mudar suas atitudes. Quem se preocupa com a saúde, por exemplo, sabe o quanto deve se empenhar na academia ou no parque para desenvolver o corpo. Da mesma forma, um bom modo de aumentar a força de vontade é encará-la como se fosse um músculo a ser exercitado.

coragem para mudar atitudes nem sempre é fácil de ser atingida. Não se vence um grande medo sem trabalhar regularmente os pequenos. A melhor estratégia é treinar todos os dias, expondo-se a situações que causam ansiedade.

Comece pelas menores e vá aumentando aos poucos. Milagres não existem. Alguns temores exigirão um trabalho mais intenso. Exatamente como no nosso corpo, em que o desenvolvimento de alguns músculos requer maior dedicação do que outros. Porém, se observarmos três pontos cruciais, é possível construir a coragem necessária para a superação de qualquer desafio e para a realização de nossos desejos.

1. Não se preocupe com a opinião dos outros

Aprendemos desde criança a agradar os outros e buscar aprovação e aplauso. Mas você realmente acredita que as pessoas de sucesso pensam no julgamento alheio antes de agir? Ao nos deixarmos guiar pela opinião de terceiros, nos perdemos ou não saímos do lugar.

É fundamental escolher cuidadosamente quem são as pessoas inspiradoras a seguir, aquelas capazes de dar feedbacks realmente construtivos. Nossos amigos e familiares podem nos amar, mas muitas vezes não têm a experiência e conhecimento necessários para dar conselhos que ajudem a realizar os sonhos. Afaste-se de pessoas desmotivadoras, decida quem são seus modelos e acredite no seu instinto e potencial.

2. Coragem para mudar exige estudo e prática

Às vezes, o medo é simplesmente fruto do despreparo. Assim, é essencial conhecer profundamente a atividade que você quer desenvolver, dedicando muitas horas de estudo a ela. Quanto maior for o seu conhecimento, mais seguro você se sentirá. Desta forma, será mais fácil ter coragem para dar os passos necessários para o sucesso.

Mas atenção: só o estudo não basta. A capacidade de colocar as ideias no plano prático também requer aprendizado. À medida em que o seu plano vai se tornando algo concreto, o medo vai se dissipando e você fica mais corajoso e orgulhoso do seu desempenho.

3. Aja massivamente

A musculatura da coragem se desenvolve com o enfrentamento constante e repetido das situações que causam medo. Anote no papel os temores que te impedem de atingir seus objetivos e passe a executar pequenas rotinas diárias que vão te ajudar a enfrentá-los. Se, por exemplo, você tem fobia de falar em público, mas gostaria de se apresentar para grandes plateias, comece treinando com pequenos grupos de amigos.

A repetição massiva de pequenas atitudes é um exercício fundamental para criar a coragem para mudar. O medo nos leva a projetar cenários catastróficos que são irreais. Com a ação, a realidade se revela e os desafios se tornam mais acessíveis. Lembre-se: confie em si mesmo e esqueça os outros, prepare-se adequadamente na teoria e na prática e aja massivamente. Com essas atitudes, você aumentará muito suas chances de chegar no lugar que merece.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.