Desenvolvimento profissional: o segredo das pessoas de sucesso

desenvolvimento profissional

A maioria das pessoas sonha em crescer e ter sucesso em todos os aspectos da vida. As dúvidas a respeito de como atingir a prosperidade são comuns e recorrentes. Quando as pedras no caminho se apresentam, porém, poucos são capazes de removê-las e evitar ficar estagnados. Pensar grande apenas não basta. O desenvolvimento profissional e pessoal exige muita técnica e prática.

Primeiro é necessário desmistificar o autodidatismo técnico. Todos nós já ouvimos histórias de sucesso de pessoas que fizeram tudo sozinhas, confiaram no instinto e no trabalho e, assim, transformaram suas vidas. São exemplos existentes de fato, mas este caminho para o desenvolvimento profissional costuma ser mais longo e inseguro. Ele apresenta riscos que poucos estão dispostos a assumir.

Sobre a prática há menos dúvidas, já que o conceito de que só a repetição leva à perfeição é mais aceito. Ainda assim, é bem restrito o número de pessoas que consegue dominar uma determinada atividade. É necessário criar uma conexão com o treinamento que coloca o amor pelo processo de aprendizado em primeiro plano.

Conte com um mentor para seu desenvolvimento profissional

Contar apenas consigo para superar os obstáculos que se interpõem na caminhada rumo ao sucesso gera instabilidade e indecisão. Se outras pessoas já enfrentaram as mesmas situações adversas, por que não confiar na experiência e no aconselhamento delas para facilitar a sua vida?

Frequentar cursos, grupos de discussão na internet, entrar em contato com profissionais da sua área de interesse e trocar vivências e dificuldades são meios fundamentais para evitar decisões equivocadas. No entanto, a forma mais poderosa e transformadora de obter a atenção necessária a cada passo é contar com o acompanhamento de um mentor.

Procure alguém que não domine apenas teoricamente os segredos do seu ofício. Um bom mentor obteve sucesso, transformou a própria vida e já está no patamar que você quer chegar. É um guia confiável, que conheceu e enfrentou as adversidades, e, por isso, está pronto para orientá-lo à medida em que elas forem surgindo.

Bons mentores podem ser empresários ou profissionais da sua área por quem você tenha profunda admiração ou alguém que atingiu uma meta pessoal que você também almeja. Também pode ser um coach, um especialista que conhece os atalhos do sucesso.

Cultive o amor pelo processo

Uma vez que tenha encontrado seus mentores, você se sentirá confortável para trilhar o caminho mais eficaz. Obviamente, esse é apenas o início da jornada. Ao receber feedbacks, você entenderá exatamente quais são as competências que terá de aprimorar para atingir os objetivos.

No livro “Fora de série – Outliers”, Malcolm Gladwell pesquisou o comportamento de um grupo de pessoas de altíssimo rendimento. Ele concluiu que, em média, elas treinaram 10 mil horas para dominar as habilidades que as levaram ao sucesso. Isso pode significar vários anos de dedicação. Não há dúvida de que a expertise se adquire com a imersão total e treino constante e massivo.

Se a fórmula é aparentemente simples, por que nem todos conseguem, então? A tendência da maioria das pessoas é se relacionar exclusivamente com o objetivo e não com o processo de desenvolvimento. Alguém que concentra suas energias apenas no resultado futuro não cria uma relação de amor com o treinamento. É muito comum que, não conseguindo suportar os sacrifícios inerentes ao processo, desista rapidamente.

Um atleta que quer ser campeão treina obsessivamente porque ama o esporte. A vitória é consequência do domínio de todas habilidades necessárias, algo que só se obtém com o amor ao treino, ao desenvolvimento e ao crescimento.

Apaixone-se pela ideia de melhorar a si mesmo por meio do desenvolvimento profissional e pessoal. Encaixe os horários de treinamento na sua agenda como um compromisso. Trabalhe exaustivamente por amor ao crescimento e os resultados virão com muito mais naturalidade.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: