2 passos para superar dificuldades e alcançar seus objetivos

superar dificuldades

Todos nós passamos por momentos complicados na vida. É possível que agora mesmo você esteja enfrentando uma situação com a qual não sabe lidar. Talvez seja um relacionamento que não dá certo, um trabalho que te deixa insatisfeito, um saldo negativo na conta ou um problema de saúde. Infelizmente, não há passe de mágica nessas horas: superar dificuldades é uma tarefa complicada. No entanto, ela é extremamente possível quando você usa as estratégias corretas.

Fingir que nada está acontecendo não deve, de jeito nenhum, ser uma alternativa. Tampouco adiar a resolução, que só torna o problema maior. É preciso encarar a situação de frente, com as armas que você possui, porque, só assim, você conseguirá resolvê-la de verdade. Mas, quando as pessoas buscam superar dificuldades, elas costumam ser muito impacientes. E isso é altamente prejudicial.

É comum que as pessoas se concentrem muito naquilo que não depende delas, como se esperassem que os outros solucionassem suas vidas, e deixarem de lado o que realmente importa. Esse padrão de comportamento não apenas não ajuda como também aumenta muito o sofrimento durante o processo. Para enfrentar momentos ruins da melhor forma possível, é preciso paciência e foco no que depende de você. E eu vou explicar como desenvolver essas qualidades.

Tenha paciência para superar dificuldades

A primeira coisa a fazer para sair da situação adversa é ter paciência. Talvez você pense que já possui esta qualidade, mas, se quer resolver tudo em pouquíssimo tempo, certamente não está praticando-a o suficiente. Entenda que problemas normalmente surgem durante alguns meses ou até anos. Portanto, não há como superá-los em poucos dias ou horas.

Há um porém: ter paciência não significa ser passivo. A passividade pressupõe a inércia, mas definitivamente não é dessa forma que você deve se comportar. Aja massivamente para enfrentar o desafio que se impõe, mas com inteligência para entender que o resultado da ação pode demorar um pouco para aparecer.

Concentre-se no que depende de você

O segundo passo se refere justamente à ação. Enquanto foca no que depende dos outros para resolver um problema, você não faz nada para vencê-lo. Por essa razão, é fundamental focar somente naquilo que depende única e exclusivamente de você. Ou seja, naquilo que você pode resolver com as armas que possui.

Pense em quais atitudes você poderia tomar hoje para começar a solucionar o que causa tantas dores de cabeça. Não importa o tipo de problema que enfrenta: se você se concentrar nas ações que dependem de você, conseguirá encontrar a força necessária para livrar-se dele.

Você possui um poder incrível dentro de si para superar dificuldades. Eu sei disso porque tenho certeza que você já passou por outras situações complicadas e foi capaz de enfrentá-las. Por isso, com paciência e foco, você conseguirá vencer mais uma vez e conquistar o que deseja.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: