Conteúdos

Ao longo da vida conhecemos diversos tipos de pessoas. Muitas delas agregam e deixam marcas positivas, já outras nem tanto. Esse é o caso do colega de trabalho falso, um perfil nocivo que pode gerar muitos problemas antes de ser descoberto.
Você já viveu ou está vivendo algo assim? No artigo de hoje vou falar sobre as principais características dos indivíduos com esse perfil, seu impacto no ambiente de trabalho e dicas de como se proteger.
Como identificar um colega de trabalho falso?
Em um ambiente profissional saudável, colegas de trabalho verdadeiros inspiram e motivam uns aos outros. Eles nos ajudam a crescer, compartilham conhecimentos e nos incentivam a alcançar nossos objetivos. Já os falsos colegas agem de maneira exatamente oposta.
Em um primeiro momento, podem parecer amigáveis e prestativos. Mas, na realidade, estão mais interessados em sabotar nossos esforços do que realmente em ajudar. Com o tempo, seu próprio comportamento os denuncia. Veja como identificar esse perfil a seguir.
Faz fofoca sobre todos
A fofoca é um dos grandes sinais apresentados pelo colega de trabalho falso. Ele está sempre fazendo comentários ácidos sobre pessoas que não estão presentes e sabe da vida de todos.
Geralmente, indivíduos assim adotam um tom passivo agressivo, que transmite a mensagem tentando parecer que não deseja o mal do outro. Observe o exemplo: “coitado do João do financeiro, a esposa não poderia ter feito isso com ele”.
Perceba que a fofoca tenta adotar um tom empático, mas na realidade se trata de um comentário maldoso sobre a vida pessoal de alguém. Embora não diga claramente o que aconteceu, deixa a mensagem no ar. Se um colega agir assim, fique atento!
Se esforça muito para ser querido
A falsidade é um comportamento que costuma ter como motivação o desejo de obter vantagens e a necessidade de ser aceito. Por isso, é comum que uma pessoa assim se esforce muito para ser querida, tendo atitudes que são nitidamente falsas.
Bajula pessoas com cargos de gerência
Além de se esforçar para ser querido, o colega de trabalho falso geralmente bajula pessoas com cargo de gerência. O intuito é bastante claro: conquistar a preferência de quem tem poder na empresa e conseguir uma promoção ou outro tipo de vantagem.
Demonstra insatisfação com o sucesso alheio
A maneira como uma pessoa se comporta ao ver um colega sendo promovido ou alcançando outras formas de sucesso demonstra muito do seu caráter. Afinal, o invejoso não deseja apenas conquistar algo, ele quer o que é do outro, estando acima dos demais.
Em situações assim, é comum que o colega falso faça comentários que desabonem as conquistas alheias, como sugerir que houve preferência ou algo do tipo.
O que um colega falso causa no ambiente de trabalho?
Um colega de trabalho falso pode causar diversos problemas na empresa, como:
- Gerar intrigas entre outras pessoas, tornando o clima pesado;
- Terceirizar a responsabilidade pelos erros que comete;
- Aproveitar-se da boa vontade de outros colegas;
- Receber elogios pelas ideias de terceiros, sem dar créditos;
- Utilizar diversas estratégias para prejudicar alguém.
Como lidar com um colega de trabalho falso?
Confira estratégias de como lidar com um colega de trabalho falso sem se envolver em atritos. Através das ações a seguir você conseguirá manter um distanciamento seguro.
1. Confirme suas suspeitas
Apesar dos comportamentos de pessoas falsas serem fáceis de identificar, é importante confirmar as suas suspeitas. Afinal, não se deve criar uma imagem ruim de um colega sem ter certeza. Então, evite se deixar levar por comentários e tire as suas próprias conclusões.
2. Mantenha uma distância segura
No dia a dia do trabalho é natural interagir com diversos colegas, seja para solicitar uma informação ou realizar alguma atividade em equipe. Por esse motivo, não é interessante romper com a pessoa, pois isso pode te prejudicar.
O melhor a fazer é manter uma distância segura, ou seja, conversar apenas amenidades e questões profissionais, sempre cordialmente. Jamais fale de coisas pessoais, pois o colega poderá usar essas informações para fazer fofoca.
3. Mantenha registros
Caso precise interagir com o colega falso para realizar tarefas, mantenha registros de tudo. Afinal, se algum problema acontecer você terá provas do que realmente aconteceu.
Sempre que ele pedir algo pessoalmente, envie uma mensagem pelo chat da empresa ou e-mail solicitando uma confirmação dos detalhes. Esse é um cuidado que poderá te proteger futuramente.
4. Aja com maturidade
Existem pessoas que, na ânsia de revidar a falsidade de alguém, agem da mesma maneira. Esse é um comportamento incoerente, porque você se torna exatamente aquilo que deseja ir contra.
O melhor a fazer em uma situação assim é agir com maturidade, recorrendo aos meios éticos de resolver. Fofoca não se resolve com fofoca e sim com verdade, da mesma forma que falsidade não se resolve com falsidade.
5. Fuja de fofocas
Independentemente de onde estiver e de qual seja a situação, fuja de fofocas. Fazer comentários maldosos de outras pessoas ou ouvir de alguém e passar adiante não irá levar você a lugar algum. Prefira dedicar seu tempo para o seu crescimento e atividades que irão gerar algo de positivo a você e ao mundo.
6. Converse com seu supervisor
Caso a situação fique insustentável e o comportamento do colega falso comece a prejudicar você, converse com seu supervisor. Lembre-se de ter cuidado com as palavras, para não parecer que está apenas querendo prejudicar o outro. Se possível, confirme as suspeitas com colegas que sejam da sua confiança.
Lembre-se sempre de que um ambiente de trabalho saudável é construído com base na confiança e no apoio mútuo. Por isso, mantenha-se cercado de pessoas reais, que estejam dispostas a ajudar e a crescer contigo.
Se você identificar um colega de trabalho falso, esteja preparado para lidar com a situação de forma estratégica e discreta. Assim, conseguirá se proteger sem se envolver em intrigas.
Espero que as dicas tenham sido úteis. Fique atento, confie em si mesmo e não deixe que atrapalhem o seu progresso. Até a próxima!