• Home
  • Sucesso
  • Estratégias de grandes líderes para atingir seus resultados

Estratégias de grandes líderes para atingir seus resultados

grandes líderes

Uma das dúvidas mais comuns entre líderes é relacionada a como gerenciar tempo e energia no trabalho em equipe para ter bons resultados. Perguntas como “no que devo concentrar meus esforços” e “a quem devo dedicar o meu tempo” são frequentes. Se o assunto é gestão de colaboradores, a primeira regra que grandes líderes precisam ter clara é que o bem mais precioso que possuem é o seu tempo.

Liderar é um desafio e, como qualquer outra atividade, está sujeita a altos e baixos. Contudo, existem algumas atitudes que são fundamentais para que você se torne um líder acima da média. A primeira delas está diretamente relacionada à gestão do tempo. Você precisa entender que a estratégia mais eficaz utilizada por grandes líderes é a “Lei de Pareto”.

Como grandes líderes escolhem em quem investir o seu tempo?

A Lei de Pareto afirma que é muito mais efetivo se concentrar nos colaboradores mais produtivos e que apresentam melhores resultados do que dar atenção para todos os membros da equipe de forma indiscriminada. Muitas vezes, líderes tendem a atender todo mundo, independentemente de quem seja. Há, porém, um ditado que ilustra muito bem a ineficácia desta situação: “Quem muito abraça, pouco aperta”.

Um líder que se comporta assim age como o jardineiro que se preocupa em regar todas plantas do jardim quando não possui água suficiente. O resultado é óbvio: nenhuma das plantas se desenvolve adequadamente. Quem se impõe a necessidade de ajudar a todos termina por não ajudar ninguém.

Por outro lado, o bom jardineiro, assim como os grandes líderes, é aquele que rega cuidadosamente somente as plantas que possuem maior potencial para crescer e embelezar o jardim. Além disso, plantas bem desenvolvidas produzirão bons frutos – que, ao cair, irão gerar novas plantas fortes. É um ciclo que se repete e fortalece o jardim.

Para obter melhores resultados, um bom líder escolhe de quatro a cinco colaboradores em que concentrará seus esforços e atenção. Você deve vender a eles a ideia de que irão subir de patamar dentro da empresa caso aproveitem sua atenção.

Uma boa estratégia para auxiliar a mudança de comportamento é agendar reuniões semanais de acompanhamento com os colaboradores. Assim, você estará ajudando-os a se tornarem mais eficazes e objetivos, atingindo metas mais ambiciosas.

Há ainda outros benefícios decorrentes desta atitude dos grandes líderes. Ao colocar em prática a Lei de Pareto, você estará naturalmente criando novas lideranças dentro da empresa, que irão transmitir a mesma energia para os respectivos times. A cascata de autoestima e produtividade criada a partir dessa atitude inundará toda a empresa – tal qual o jardim mais bonito com os frutos mais bem cuidados.

Além disso, seus colaboradores se tornarão mais seguros e independentes. Quando isso acontecer, você terá mais tempo para treinar os próximos líderes da organização. O segredo, portanto, é se concentrar em pessoas que realmente propiciem grandes oportunidades para o seu negócio.

Altos e baixos são normais: um líder deve usar os desafios como oportunidades

Outra questão importante sobre a liderança é como você enfrenta altos e baixos. É importante ter em mente que nenhum líder, como ser humano que é, está isento de enfrentar oscilações de humor, de energia ou mesmo de resultados durante a busca pela realização dos objetivos.

Grandes líderes são conscientes de que essas variações servem de impulso para tornar o trabalho interessante e desafiador. Um líder ou empresário que só colecionasse êxitos rapidamente deixaria de ver sentido em seu trabalho. Portanto, aceite os momentos ruins, seus e da empresa, como partes do jogo. Oscilações são inevitáveis, mas é fundamental que a direção da onda seja sempre a favor daquilo que você quer. Aprenda a usar as dificuldades como oportunidades para crescer.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: