Estratégias para controlar a mente e transformar sua vida

controlar a mente

Não existe nada mais poderoso para conseguir conquistar seus objetivos do que saber como controlar a mente. Tanto as realizações quanto os fracassos estão sempre diretamente ligados ao modo como nos relacionamos com ela.

Só que, para conseguir controlar a mente, é necessário, antes de qualquer coisa, ter uma visão clara do que se quer e fazer as perguntas certas para si mesmo. E é sobre isso que eu vou falar neste artigo.

Nosso cérebro responde aos estímulos que fornecemos a ele, ou seja, se você estiver nutrindo-o constantemente com estímulos ruins, evidentemente, ele vai responder de forma não satisfatória. Por isso, você precisa agir para mudar essa situação.

Perguntas erradas vs. perguntas certas

A sua mente é orientada para dar respostas às perguntas que você faz. Quanto melhor for a qualidade das suas questões, melhor o resultado, ou seja, a resposta que o seu cérebro dará a elas. Portanto não adianta fazer as perguntas erradas e esperar pelas respostas corretas. As coisas não funcionam assim!

Para exemplificar a importância de se colocar os questionamentos corretos, vou contar um pouco da minha experiência pessoal. Antigamente, eu vivia um período após o outro sem mudar nada na minha vida, fazendo perguntas muito ruins para mim. Talvez seja o mesmo que está acontecendo com você neste exato momento.

Eu me fazia perguntas do tipo: “Por que a minha vida é tão difícil?”; “Por que eu não tenho os resultados que busco?”; “Por que as minhas finanças não fecham?”; “Por que os meus relacionamentos não são melhores?”; “Por que eu não consigo perder peso”.

Eu me questionava o tempo todo apenas sobre os porquês e sempre colocava as coisas de forma muito negativa. E o meu cérebro se focava em me dar justificativas.

Só que, naturalmente, as respostas eram ruins porque as perguntas estavam erradas. Do modo como eu as colocava, o meu cérebro trabalhava somente justificando a minha falta de resultados. E isso não colaborava de forma alguma para uma mudança.

Controlar a mente pode ser mais fácil do que você imagina

Foi só quando eu reformulei drasticamente as perguntas que eu fazia para mim que a minha vida finalmente começou a mudar. Em vez de me questionar incessantemente sobre os porquês, mudei o formato das perguntas.

Comecei a me perguntar: “Como eu posso dobrar o meu faturamento?”; “Como eu posso contribuir mais para vida das pessoas?”; “Como eu posso liderar melhor?”; “Como eu posso ter mais tempo livre?”; “Como eu posso ter mais equilíbrio na minha vida?”.

A diferença é bem clara, não é mesmo?

Isso porque, a partir do momento em que você para de buscar justificativas e procura entender como deve agir para conseguir o que deseja, a sua vida realmente começa a mudar.

É necessário parar com o vitimismo e se tornar mais protagonista da sua própria história. Desta forma, quando você assume as rédeas da situação, torna-se capaz de fazer as perguntas certas para si. E o seu cérebro reage com as respostas adequadas para que você conquiste as mudanças e a evolução que tanto procura.

Uma nova fase pode começar na sua vida a partir do momento em que você se dá conta de que fazia os questionamentos de maneira equivocada. Por isso, não perca mais tempo! Concentre-se em acertar isso! Quais são as perguntas que você tem de fazer para si para que corrija o que tem acontecido até agora?

Pense nisso, comece a fazer as perguntas certas e aproveite as respostas que o seu cérebro vai dar, transformando-as em oportunidades para agir! Isso é controlar a mente!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: