25 formas inovadoras de ganhar dinheiro extra de forma segura e legal

formas de ganhar dinheiro extra

Quem não gostaria de ficar mais rico a cada mês? Saber como escalonar o seu dinheiro é uma das metas mais relevantes para as pessoas, já que ele contribui para a melhora na qualidade de vida de qualquer um. O fato é que muitos esquecem que existem formas de ganhar dinheiro extra que vão além do trabalho tradicional. Por meio delas, você consegue:

  • alcançar objetivos financeiros;
  • iniciar o próprio negócio com mais tranquilidade e organização;
  • quitar as dívidas com rapidez.

Para garantir que esses e outros benefícios sejam conquistados, preparei este conteúdo com as 25 melhores formas de ganhar dinheiro extra com segurança. Aproveite para separar o papel e a caneta para anotar as melhores ideias, combinado?

1. Revenda de produtos

Começo a minha lista com um dos trabalhos mais comuns para ter uma boa renda extra: a revenda de produtos. Quando você se torna representante de uma marca de cosméticos, por exemplo, pode criar uma boa cartela de clientes para estimulá-los a comprarem os produtos que ela oferece, como cremes, maquiagens e perfumes.

Você deve estar se perguntando: “Wendell, se é um dos trabalhos mais comuns, será que realmente vale a pena investir nele?”. Por mais que não seja difícil encontrar pessoas que atuam com a revenda, existem estratégias que você pode adotar para se destacar no mercado, como investir em um bom atendimento e realizar sorteios nas redes sociais, independentemente do tipo de produto oferecido.

2. Programa de afiliados

Hoje em dia, uma das formas mais eficientes para ter uma renda extra é o programa de afiliados. Com a explosão que o marketing digital teve nos últimos anos, não é difícil encontrar um empreendedor vendendo seu produto digital nas redes, concorda? O fato é que muitos deles não seriam tão conhecidos se não tivessem uma grande rede de afiliados.

Eu explico: para um empresário vender o seu produto digital, ele precisa divulgá-lo com eficiência. Uma das melhores formas para ter bons resultados e poupar o seu tempo é investir em profissionais que façam a venda por eles, chamados de afiliados.

Ou seja, são pessoas que têm certo reconhecimento digital, com blogs e redes sociais, e indicam o produto do empresário para os seus seguidores. Assim, quando ocorre alguma venda, uma porcentagem do valor total do produto é destinado ao afiliado, enquanto o restante é de domínio do dono do produto.

Se você apresenta boas habilidades de negociação e persuasão e gosta do universo de vendas, participar de um programa de afiliados pode ser a alternativa certa. Afinal, não é necessário iniciar um produto digital do zero, apenas vender aqueles que já estão no ar. Hoje, plataformas como Hotmart e Eduzz são excelentes para quem está começando.

3. Loja virtual

Você tem alguma coisa que não usa mais? É muito bom em produzir suas próprias roupas e outros objetos? Então, a criação de uma loja virtual é uma excelente alternativa para conquistar uma renda extra significativa e mudar de vida. É claro que o processo de criação envolve tempo e dinheiro, sobretudo se o produto oferecido precisa ser estocado.

Entretanto, com tantas oportunidades digitais, começar a sua própria loja não é um desafio tão grande quanto parece. Por exemplo, a plataforma Enjoei disponibiliza um espaço virtual para que diversas pessoas divulguem produtos que querem vender, sejam usados, novos ou, até mesmo, produzidos por conta própria.

4. Redação para web

Não há como negar: os blogs são uma das melhores técnicas de vendas atualmente. Isso pode ser comprovado com um exemplo bastante simples, mas significativo. Quando você está com alguma dúvida em relação à receita de um almoço saboroso, qual é a primeira atitude tomada? Provavelmente, você pega o seu celular e pesquisa no Google.

Nós buscamos na internet diversas soluções para os nossos problemas, com a esperança de que alguém já passou por isso ou tem conhecimento para nos ajudar. É por isso que trabalhar com a redação para web é um mercado extremamente rentável, já que muitas empresas buscam escritores ghostwriting, isto é, que escrevem em nome da organização.

Dessa maneira, quem tem competências de comunicação e linguagem trabalhadas (ou deseja aprimorá-las), pode seguir a carreira de redator e ter diversos textos publicados em blogs variados. A minha dica é iniciar por meio de plataformas especializadas, como a Workana, a Rock Content e o Freelancer.

5. Tradução de textos

Seguindo a mesma linha da redação para web, quem domina outras línguas podem — e devem! — iniciar uma carreira de tradutor para ter uma renda extra. Com tantas culturas emergentes e transversais, é comum que diversas pessoas busquem outros tipos de conhecimento para agregar no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

No entanto, encontram dificuldades em acessar tais conteúdos em função das barreiras linguísticas. É por isso que o mercado da tradução se tornou tão importante nos últimos anos, apresentando boa rentabilidade para quem gosta de ler, interpretar e traduzir textos de outras nacionalidades.

Como você deve imaginar, os profissionais iniciantes também contam com o apoio de plataformas especializadas, assim como na redação. Entre elas, posso citar o Fiverr, a Workana e o Freelancer — sendo que cada uma apresenta o seu processo de cadastro e contato com cliente.

6. Gestão de redes sociais

Você sabia que 67% dos brasileiros têm conexão com a internet? Desses, 77% utilizam a conectividade para estarem presentes nas redes sociais. Com números tão impressionantes, não é difícil compreender o porque da gestão de redes sociais ser tão necessária na nossa sociedade.

Afinal, com o aumento do acesso à internet e a explosão das mídias sociais, muitas empresas encontraram um espaço para vender seus produtos, fortalecer sua imagem organizacional, criar uma boa relação com seus clientes e ter mais autoridade e destaque entre os concorrentes.

No entanto, tudo isso demanda tempo, conhecimento e dedicação, tendo em vista que a era digital evidenciou a grande necessidade de respostas instantâneas e soluções rápidas para as demandas. Qual é a consequência disso tudo? Diversas organizações encontraram um grande desafio: a gestão do tempo.

Uma resposta bastante simples foi capaz de solucionar a questão: por que não terceirizar esse trabalho e contratar profissionais especializados em comunicação digital? Além de reduzir custos para a empresa, também oferece campo de trabalho para aqueles que buscam alternativas para uma renda extra.

O mais interessante de tudo isso é que qualquer pessoa pode atuar como gestor de redes sociais. Investindo em cursos virtuais sobre marketing digital e gestão midiática, é possível ter conhecimento suficiente para iniciar e auxiliar uma empresa ou empreendedor a se destacar no mercado.

7. Social media

Acontece que, quando alguém percebe que faz um excelente trabalho como gestor de redes sociais, tende a querer utilizá-lo para alavancar o seu próprio negócio. Em outras palavras, se esse freelancer tem a vontade de iniciar a sua própria empresa e já dominou as melhores estratégias de comunicação digital, pode iniciar o seu próprio perfil na internet.

É aqui que surge o trabalho de social media. Esses profissionais são nada mais, nada menos, que pessoas que buscam influenciar os outros por meio de suas próprias experiências ou, ainda, compartilhar assuntos que gostam nas redes. Por isso existem diversos perfis que falam sobre música, entretenimento e decoração, por exemplo.

Então, eles enriquecem somente falando sobre o que querem na internet? Em um primeiro momento, sim, mas não podemos nos esquecer de que qualquer profissão é mais complexa do que isso. Para ser um social media de respeito, é necessário conhecer o seu público, saber o que falar e quando falar, ter um bom posicionamento virtual e trabalhar a sua imagem profissional.

Além disso, é fundamental conhecer técnicas de negociação e persuasão para criar parcerias duradouras com marcas e estabelecimentos, a fim de conseguir escalonar os seus ganhos — já que as publicidades são excelentes formas de rentabilizar os seus perfis virtuais.

8. Teste de sites e aplicativos

Quando abrimos um site ou aplicativo, dificilmente pensamos na quantidade de trabalho que teve que ser feito para que ele estivesse ali, totalmente disponível e funcional. O fato é que existe um grande background para que qualquer plataforma virtual funcione corretamente, sem apresentar erros e bugs de sistema.

Uma das etapas é conhecida como teste, caracterizada como o momento em que as companhias precisam conferir se tudo está operando da maneira certa. Para isso, elas contratam um grupo de usuários que devem utilizar, avaliar e oferecer um feedback sobre a plataforma, desde a sua funcionalidade até os erros vivenciados, a fluidez da página, a qualidade das imagens e a acessibilidade das informações.

9. Artesanato

O artesanato é uma das formas de ganhar dinheiro extra mais antigas que existem. Afinal, quantas famílias apresentam vós, tias e mães que conquistaram seu salário por meio da arte que vendiam? Entre bonecos de biscuit, crochês e bordados, as oportunidades que elas lutaram para ter tomaram forma e hoje podem ser usufruídas por diversas pessoas.

Aqui, você pode iniciar a sua própria loja virtual — de maneira própria ou por meio de terceiros, como o Elo7 — ou, até mesmo, tornar-se professor de artesanato para diferentes públicos. O importante é ser original e único, para garantir a conquista dos seus clientes e ter um bom dinheiro extra no final do mês.

10. Aluguel de quarto e de bens

A explosão de sites que oferecem aluguel de qualidade trouxe muitas oportunidades para pequenos empreendedores e aqueles que buscam uma forma de aumentar os seus ganhos. Um dos maiores exemplos é a startup Airbnb, que oferece facilidade para os clientes alugarem quartos e apartamentos ao mesmo tempo em que garante um bom retorno financeiro para os proprietários.

Por outro lado, existe um novo mercado que vem tomando forma em função de uma filosofia de vida bastante interessante: o aluguel de bens. Com o aumento da produção de lixo, muitas pessoas estão buscando um consumo consciente e veem no aluguel de bens uma alternativa para diminuir a emissão de resíduos e, é claro, poupar a sua renda.

O processo é bastante simples: basta você ter um objeto que está em bom estado, como uma prancha de surf ou um vestido de noiva, e colocá-lo para alugar por um preço atrativo. Assim, pessoas que desejam ter aquele produto por pouco tempo pode sublocar, permitindo que você o disponibilize novamente.

11. Aulas particulares

Lembra que comentei sobre a possibilidade de vender o seu artesanato? Pois é, se suas habilidades de negociação e persuasão ainda não estão bem desenvolvidas, porque não compartilhar seus conhecimentos artísticos com outras pessoas? Ao oferecer aulas particulares dessa área, você auxilia aqueles que também buscam uma renda extra.

Além disso, outros conhecimentos também podem ser compartilhados, como temas relacionados à História, Arte, Matemática, Física, Química e línguas estrangeiras. E mais: se você tem um bom domínio de uma área profissional, pode criar um curso virtual e divulgá-lo nas redes para capacitar outros profissionais.

A plataforma Udemy, por exemplo, é um excelente lugar para começar. Basta você ter uma câmera, um roteiro e um curso bem estruturado para gravar e lançar ao mundo. Por oferecer preços acessíveis aos clientes, não é difícil conquistar bons seguidores e, então, iniciar outros cursos de maior valor para aumentar o seu lucro.

12. Móveis de pallet

Assim como o estilo de vida sustentável atingiu as formas de consumo, também modificou as estratégias de decoração. Afinal, não é difícil encontrar canais no YouTube que ensinam as pessoas a decorarem as suas casas por meio da customização e reaproveitamento de materiais, não é verdade? É por isso que os móveis de pallet se tornaram tendência no mercado.

Feitos de caixotes de madeiras descartados por empresas, eles podem ser transformados em mesas, camas, estantes, racks e muitos outros móveis. Para investir nesse negócio, é importante ter conhecimentos de marcenaria e habilidades de venda para divulgar os seus produtos nas redes sociais.

13. Cuidador de pet

Ter uma renda extra cuidando de cachorros e gatos pode parecer um sonho distante para muitas pessoas, mas ele já é uma realidade. Hoje, existem aplicativos como o Dog Hero e o Pet Anjo em que você pode se cadastrar para passear com os animais de estimação de outras famílias, ou mesmo hospedá-los um na sua casa.

Assim, de acordo com o serviço solicitado, é possível garantir uma boa renda extra trabalhando somente aos finais de semana ou todos os dias após o término do seu expediente. Vale lembrar que é fundamental ter habilidades sociais fortalecidas para cuidar de outros pets e garantir a saúde deles durante a estadia ou passeio.

14. Garçom ou garçonete

Quem tem disponibilidade aos finais de semana encontra nos serviços de restaurante uma boa oportunidade de ter mais dinheiro. Isso porque diversos estabelecimentos aumentam o número de demanda de sexta a domingo e precisam de mais garçons e garçonetes trabalhando, recorrendo ao trabalho freelancer para suprir a necessidade.

Assim, a quantidade recebida vai variar de acordo com o horário trabalhado (sendo que o período noturno tende a ser o que oferece mais rentabilidade), a comissão escolhida pelo restaurante e a localização do estabelecimento.

15. Motorista

A carreira de motorista de aplicativo tornou-se muito popular, seja pela flexibilidade de atuação ou pelo aumento da demanda social. O fato é que esse campo de trabalho permite que qualquer pessoa que tenha uma carteira de motorista consiga uma renda extra, podendo até alugar um carro para trabalhar aos finais de semana, por exemplo.

Para saber como enriquecer nessa função, é importante levar em consideração alguns pontos: o valor das revisões, o gasto com o combustível e a quantidade de horas trabalhadas no aplicativo. Balanceando essa conta, você consegue analisar qual é o lucro do seu investimento e o impacto causado por essa escolha.

16. Rent a local friend

Você já parou para pensar como seria interessante se um morador local pudesse levar a sua família para conhecer os principais pontos turísticos durante uma viagem? Pois é, isso já acontece e se chama rent a local friend ou “alugue um amigo local”. Como um guia turístico, quem se cadastra nessa plataforma deve levar os visitantes para lugares autênticos que só um cidadão conhece.

Além disso, você tem a responsabilidade de montar um roteiro personalizado para adequar às necessidades do viajante e estar disponível para tirar dúvidas e auxiliar em qualquer situação. O legal é que tudo isso é rentável e você consegue ter um bom dinheiro ao final do mês, além de fazer novas amizades constantemente.

17. Jogos de videogame

Ao longo deste artigo, comentei diversas vezes que os trabalhos virtuais estão ganhando cada vez mais espaço. Afinal, eles oferecem algo que muitos profissionais almejam: flexibilidade e liberdade de escolha. Isso não seria diferente com atletas de eSports, isto é, jogos de videogame.

Para quem tem excelentes habilidades motoras e estratégicas, investir em uma carreira gamer é uma excelente forma de ter mais dinheiro e, quem sabe, fazer dela uma atuação constante. O ideal é se cadastrar em plataformas como o YouTube e a Twitch, vencer a timidez de falar em frente da câmera e publicar seus gameplays nas redes.

18. YouTuber

Vamos combinar, o YouTube tem um grande impacto na vida de muitas pessoas. Você lembra que, no início deste artigo, questionei qual é a primeira coisa que você faz quando tem uma dúvida sobre uma receita que está sendo preparada? Muitas vezes, clicamos em vídeos que apresentam tutoriais para nos ensinar algo — e eles estão no YouTube!

Se você tem desenvoltura em frente às câmeras e gosta de falar sobre determinado assunto, provavelmente, terá sucesso nesse aplicativo. No entanto, lembre-se de que, como qualquer outra profissão, ela exige dedicação e gestão de tempo para que a monetização ocorra da forma certa.

19. Produção de marmitex

A venda de marmitas sempre apresentou bons retornos para profissionais de qualidade. Acontece que, com o aumento da rede de fast food e estabelecimentos com preços acessíveis, o marmitex caiu no esquecimento. Então, por que esse tópico está no meu conteúdo? A resposta é muito simples: houve um aumento na busca pela alimentação saudável.

Diversos médicos e especialistas estão divulgando a importância de ter uma boa alimentação para ter uma vida épica, só que muitos restaurantes saudáveis não são acessíveis para a renda da maioria dos brasileiros. A solução para isso é investir em marmitas que têm opções simples e repletas de nutrientes, vitaminas e minerais.

20. Buffet

Por outro lado, se você deseja aprimorar a sua produção, é possível iniciar um sistema de buffet e oferecer os seus serviços para festas e casamentos que gerem um bom retorno. Via de regra, profissionais que trabalham com buffet preferem trabalhar aos finais de semana, já que é o período em que acontecem mais eventos.

21. Serviços de manutenção

No início deste artigo, expliquei que 67% dos brasileiros têm conexão com a internet, certo? Diante desse cenário, não é difícil compreender que muitos deles também apresentam problemas com seus aparelhos eletrônicos, como celulares, televisores e computadores. Se você tem conhecimento sobre manutenções (ou sempre quis aprender sobre isso), existe uma grande oportunidade de trabalhar vendendo esse serviço em domicílio.

Vale ressaltar, todavia, a importância de conhecer as normas de segurança para preservar a sua saúde e, é claro, do seu cliente. Além disso, você precisa levar todos os materiais necessários para realizar o serviço com qualidade e perfeição.

22. Trabalhos de costura

Assim como a venda de artesanato, os trabalhos de costura são excelentes para conquistar uma renda extra. Você pode, por exemplo, iniciar o seu negócio com pequenos ajustes em roupas, como colocar zíper em diferentes peças. Aos poucos, é possível expandir a sua atuação e fortalecer sua clientela, oferecendo serviços mais completos.

No entanto, é fundamental ter em mente que alcançar o sucesso no trabalho com a costura tende a ser demorado em comparação com as outras funções, visto que ele demanda um bom marketing boca a boca e depende de muitas habilidades manuais. Para driblar esses desafios, que tal divulgá-lo on-line e, quem sabe, criar uma marca pessoal? Isso fortalece sua visibilidade e garante um bom crescimento exponencial.

23. Penteados e maquiagens

O universo do cosmético e beleza oferece muitas oportunidades para quem deseja ter uma renda extra. Por exemplo, além de realizar serviços como freelancer, maquiando noivas e aniversariantes, é possível montar um curso on-line sobre as melhores técnicas de penteados e maquiagem, e criar um canal no YouTube em conjunto com um perfil no Instagram para compartilhar dicas.

Aos poucos, o número de seguidores aumenta, e é possível monetizar suas redes sociais e ganhar mais autoridade virtualmente. O importante é utilizar a criatividade para se destacar, oferecendo um excelente atendimento e identificando quais são as necessidades dos seus clientes para que elas possam ser resolvidas.

24. Pequenas consultorias

Como você já deve ter percebido, ter o conhecimento aprofundado sobre determinado tema amplia as suas oportunidades de atuação. Uma das melhores formas de ganhar mais dinheiro com rapidez é realizando pequenas consultorias. Isso porque diversas empresas e profissionais têm dúvidas que você pode solucionar.

Além disso, por meio de serviços de consultoria, é possível aumentar o seu networking, garantir boa autoridade nas redes sociais e aprimorar seu domínio técnico, prático e científico em relação ao assunto abordado. Assim, os futuros clientes têm melhores oportunidades e o valor do seu trabalho mantém-se em crescimento.

25. Assistente virtual

Um trabalho extremamente necessário para as empresas é a assistência. Contratar alguém responsável para ficar encarregado das tarefas administrativas e de gestão é uma ação fundamental para aumentar a organização do negócio e, consequentemente, a autoridade e imagem passada aos clientes.

Acontece que muitas organizações perceberam que a presença física dos assistentes gerava um gasto extra, que poderia ser direcionado para outro setor a fim de potencializar o lucro e o sucesso. O que os empreendedores fizeram? Investiram em assistentes virtuais.

Responsáveis por realizar os trabalhos administrativos e de gestão, eles atuam de forma remota, isto é, sem estarem presentes na organização. Assim, a gestão de mídias sociais, o contato com os clientes e as funções administrativas e financeiras são realizados a distância, permitindo flexibilidade para todos.

Você percebe como existem diversas formas de ganhar dinheiro extra? De aulas particulares até jogos de videogames, é possível atuar no mundo administrativo, turístico, educacional, de entretenimento, manutenção e beleza. Tudo isso de forma remota e flexível, garantindo a boa gestão de tempo e um bom retorno financeiro.

Para que isso seja viável, é fundamental adotar um novo mindset e criar hábitos que realmente conduzem a melhoria da sua vida financeira. Portanto, aproveite para conhecer meu Ciclo da Mestria e enriqueça de verdade!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: