Pare de gastar dinheiro à toa com essas 6 dicas de ouro!

gastar dinheiro à toa

Você está gastando mais do que ganha e sente que o seu trabalho não é suficiente para custear o seu estilo de vida? Isso é reflexo de gastos desnecessários e da falta de planejamento financeiro, que o leva a gastar dinheiro à toa. Como consequência, você tem a sensação de que trabalha muito, mas não é recompensado.

Mas o único responsável por isso é você mesmo, quando faz más escolhas. Para te ajudar nessa tomada de decisão preparei o curso online Construindo Liberdades, que vai te ajudar a cuidar das suas finanças em tempos desafiadores e que você pode se inscrever aqui.

Além disso, para mudar essa realidade, ao longo desta leitura, eu trago 6 dicas de ouro para você parar de gastar dinheiro à toa. Acompanhe!

1. Tenha um controle financeiro

O primeiro passo para cortar gastos desnecessários é colocar todas as suas receitas e custos em uma planilha. Liste gastos com prestações, impostos, supermercado, educação, cuidados pessoais, cuidados com a saúde, educação, despesas com o carro, salário de empregados. Até o cafezinho na padaria deve entrar nesse controle.

Com isso, você vai poder visualizar os gastos desnecessários e saber como pode trabalhar para cortá-los, reduzi-los ou mesmo fazer trocas inteligentes, que não afetem o seu estilo de vida e o da sua família.

A partir desse levantamento, você deve trabalhar para equilibrar as receitas (rendimentos, salário, aluguéis) com os custos, a fim de manter o seu padrão de vida.

2. Fuja das garantias estendidas

É comum, ao fazer uma compra on-line ou na loja física, ser oferecida a garantia estendida. A verdade é que, na grande maioria das vezes, você não vai precisar desse seguro. Então, por que pagar por ele?

Opte por comprar um produto de qualidade e fique atento ao uso correto do aparelho. Com isso, você evita despesas desnecessárias, incluindo manutenção e reposição de peças.

3. Não caia em “superdescontos”

Sabe aquela promoção “compre três peças e leva e quarta pela metade do preço”? Isso é uma jogada de marketing para ajudar você a se endividar e colecionar roupas que não precisa. Aliás, compre somente o necessário e busque por peças que sejam atemporais, ou seja, que podem ser usadas a qualquer momento, pois não seguem um padrão de moda sazonal.

4. Cancele assinaturas que não usa

Você tem assinaturas de revistas, TV, aplicativos de música e outros serviços que não usa? Então, pegue o telefone agora mesmo e cancele! Mesmo que seja um pequeno valor, isso pode ajudá-lo a equilibrar as finanças e ficar longe das dívidas!

5. Não pague taxa de anuidade do cartão de crédito

Sabia que existem contas-correntes e cartões de crédito que não cobram tarifas? Converse com o seu gerente ou pesquise na internet. Os bancos on-line oferecem esse tipo de vantagem. Analise com critério e considere trocar de banco, se for o caso.

6. Evite comer na rua

Esse é um grande vilão dos gastos desnecessários, que faz o seu dinheiro escorrer pelo ralo sem você nem mesmo perceber. Comer na rua, além de ser pouco saudável (na maioria das vezes), ainda é mais caro do que se você levar o lanche ou almoço pronto de casa. Faça as contas e veja o quanto consegue economizar em uma semana!

Para conseguir parar de gastar dinheiro à toa, é preciso parar um momento e refletir sobre as suas finanças, fazer os levantamentos necessários para identificar gastos desnecessários e realizar aquisições com consciência. Com isso, você evita dívidas que podem comprometer as suas finanças.

Se gostou deste artigo sobre parar de gastar dinheiro à toa, inscreva-se no meu curso online Construindo Liberdades. Nele, eu trago ferramentas para você colocar a sua vida financeira em ordem, mesmo em tempos desafiadores!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: