Gestão de conflitos no trabalho: aprenda como fazer!

gestão de conflitos

O ambiente de trabalho é composto por diversas pessoas que têm diferentes opiniões e visões de mundo. Sendo assim, é recorrente que ocorram desentendimentos nesse cenário.

Por isso, a gestão de conflitos é algo de extrema importância em locais corporativos. Com um planejamento adequado, a equipe de trabalho terá maior produtividade, além de estabelecer uma postura ética e profissional em relação à imagem da empresa.

Para ajudá-lo a fazer um bom processo de gestão de conflitos no trabalho, separamos sete ótimas dicas. Preparado para alcançar o sucesso e a produtividade na sua empresa? Então, acompanhe o post a seguir.

Como fazer a gestão de conflitos na empresa

Deixe claros os valores corporativos da empresa

Os valores corporativos são instrumentos institucionais que servem para guiar as condutas de todo funcionário, independentemente da posição ocupada na hierarquia da empresa. A missão, a visão e os valores compõem a tríade responsável por nortear todas as ações e decisões a serem tomadas em relação ao público interno (funcionários e colaboradores) e externo (clientes).

Dessa maneira, é imprescindível que a definição desses objetos norteadores seja clara e objetiva:

  • missão deve esclarecer o propósito da empresa e as responsabilidades atribuídas ao empreendimento, bem como o motivo da existência do negócio, o que a empresa faz e para quem faz.
  • Já a visão deve contemplar a aspiração para o futuro e nela devem constar todos os objetivos da empresa e como os funcionários devem alcanças essas metas.
  • Por fim, os valores devem guiar a conduta ética de todos os membros da corporação, como integridade, comprometimento, respeito, companheirismo etc.

Expondo claramente todos os elementos citados, os colaboradores estarão cientes do propósito da empresa e vão entender quais condutas são adequadas dentro da instituição.

Identifique os problemas existentes

Para resolver qualquer pendência, é necessário realizar uma análise crítica do atual ambiente corporativo. Não ignore as diferenças e as necessidades da equipe. Você precisa saber trabalhar com as vantagens e com os pontos positivos, mas também é primordial reconhecer as dificuldades e os pontos negativos de cada funcionário ou setor.

O diálogo é fundamental para resolver essas situações. Por isso, sempre que necessário, estabeleça conversas produtivas com a equipe para detectar os empecilhos que geram conflitos no ambiente corporativo.

Estimule a aproximação da equipe

Conhecer as pessoas da equipe faz muita diferença quando o assunto é gestão de conflitos. Para que os colaboradores possam interagir entre si, é válido estimular situações propícias para que isso aconteça, como confraternizações de fim de ano, happy hours, viagens coletivas, treinamentos para desenvolver a performance no trabalho etc.

Além de desenvolver a proximidade, esses eventos são ótimas ferramentas para iniciar novas amizades e favorecem a empatia no ambiente colaborativo. Ou seja, ao conhecer o outro e suas particularidades, é muito mais fácil entender o ponto de vista e as opiniões de cada um.

Esteja aberto para receber feedbacks

Saber ouvir é tão importante quanto saber falar. Por isso, esteja aberto para feedbacks de colaboradores durante o expediente e, principalmente, após eventos de aproximação. Assim, você terá condições de avaliar se as ações executadas trazem resultados efetivos.

Não ignore reclamações e sempre esteja atento a todas as sugestões e críticas da equipe.

Incentive a participação de todos os colaboradores

Para evitar conflitos, é preciso que haja transparência nas ações executadas e isso inclui, também, envolver todos os funcionários no processo. Afinal, uma empresa de sucesso é construída coletivamente, e todas as pessoas precisam fazer parte da jornada.

Deixe isso claro aos seus colaboradores e incentive a participação deles em todas as áreas possíveis. Mostre que a opinião e a experiência prática de cada um da empresa é de grande valia para o crescimento da corporação e, também, para a carreira de todos. Sempre é bom reforçar a ideia de que “juntos somos mais fortes”.

Demonstre que você está disposto a resolver problemas

Caso sua empresa esteja passando por um momento de crise, ou esteja sendo prejudicada por diversos conflitos internos, procure se tornar uma ferramenta de transformação. Não basta querer que os problemas se resolvam, você precisa agir e contribuir para que a situação melhore dentro da corporação.

Afinal, a empresa funciona como uma máquina de várias engrenagens. Se uma peça está com defeito, todas as outras serão afetadas. Esteja aberto ao diálogo e faça tudo o que está ao seu alcance para resolver situações desagradáveis.

Não leve os desentendimentos do trabalho para o lado pessoal

Um dos maiores erros de quem trabalha com um grande número de pessoas é deixar que os problemas da empresa virem seus problemas pessoais. Assim, você acaba criando desentendimentos e inimizades que se estendem para fora do ambiente corporativo. Por isso, seja neutro! Não tome para si as dores dos colegas e não estimule as famosas “picuinhas”.

Quando surgir qualquer problema, resolva-o de maneira ética e profissional e não deixe que isso afete sua vida pessoal.

Outra dica importante: para que a gestão de conflitos seja eficaz, é preciso que você tenha a capacidade de controlar seus impulsos e que aprenda a canalizar emoções. Ou seja, você precisa desenvolver a inteligência emocional. Esse grande elemento transformador de vidas é algo que precisa ser desenvolvido ao longo do tempo.

E, para isso, existem diversos tipos de treinamentos específicos oferecidos no mercado.

Você precisa ter em mente que um treinamento de qualidade é um programa revolucionário, capaz de direcionar pessoas ao encontro do propósito de vida individual. Você trabalhará valores, desejos de vida, emoções e autoconhecimento de forma profunda.

A metodologia Protagon, por exemplo, foi desenvolvida com base em estudos, pesquisas e experiências de campo em diversos lugares do mundo. Com isso, foi possível detectar quais são os padrões que mais geram sucesso em qualquer área da vida. O método utiliza princípios simples e eficientes, que podem ser aplicados imediatamente na vida de qualquer pessoa.

Nos vemos no PROTAGON::: https://protagon.wendellcarvalho.com.br/

Por isso, se você busca aprimorar a gestão de conflitos, saiba que desenvolver a inteligência emocional é o primeiro passo para que isso aconteça. Tudo que você precisa é investir em si mesmo e sair da sua zona de conforto.

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Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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