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Por que habilidades emocionais são mais valorizadas do que conhecimento?

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Apesar de muitas pessoas pensarem que somente o currículo e o conhecimento técnico são levados em consideração nas seleções de empresas, a realidade é que, nesse momento, é comum que as habilidades emocionais dos colaboradores sejam mais relevantes para uma companhia.

É claro que qualificação e conhecimento técnico, como cursos realizados e experiências profissionais, também podem ser relevantes, mas, sem dúvidas, atualmente as empresas também costumam exigir que o candidato tenha habilidades emocionais, como dedicação, liderança, saber falar em público e proatividade. Além disso, é imprescindível saber demonstrá-las no momento de uma entrevista de emprego ou em uma dinâmica de recrutamento.

Se você deseja saber mais sobre o tema e descobrir por que, atualmente, as habilidades emocionais são exigidas pelas empresas, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

Por que as habilidades emocionais são mais exigidas atualmente pelas empresas?

Inicialmente, é válido ressaltar que as habilidades emocionais são atributos pessoais que auxiliam os profissionais a melhorar suas interações com os demais e lidar com as situações presentes em seu dia a dia profissional.

No ambiente de trabalho, as empresas precisam de colaboradores que trabalham bem em conjunto para que os projetos ocorram da maneira necessária. Por essa razão, os recrutadores perceberam que as habilidades emocionais devem ter o mesmo peso dos conhecimentos técnicos no momento de uma contratação.

No entanto, apesar de, em geral, essas habilidades não estarem explícitas na descrição de uma chamada de recrutamento, uma vez que ainda são difíceis de avaliar, um candidato que as apresenta, sem dúvidas, fica na frente de seus concorrentes que contam apenas com conhecimento técnico.

Isso ocorre porque estamos vivendo uma era chamada de quarta revolução industrial e, como todas as demais revoluções históricas vividas até o momento, ela deve ser marcada por grandes mudanças tecnológicas.

Hoje em dia, ocorre a revolução da conversão digital, do uso de nuvem, big data e inteligência artificial. Dentro desse contexto, é claro que apareceram boatos acerca da substituição do trabalho humano pela automação.

Apesar das incertezas, as transformações dessa era digital, como a inteligência artificial, prometem realizar grandes mudanças no mercado com relação à renovação e novas oportunidades.

Nesse cenário, a tendência é que as habilidades humanas sejam resgatadas, uma vez que se tornam cada vez mais relevantes para o mercado, pois as máquinas, apesar de contarem com a inteligência necessária para realizarem atividades repetitivas, não têm a racionalidade que é exigida para agir em determinadas circunstâncias, como ao ter que lidar com situações desconhecidas.

Assim, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Deloitte, as “soft skills” — ou seja, habilidades comportamentais e emocionais, como comunicação, trabalho em equipe, disciplina, capacidade para resolver problemas, ética e cidadania — devem ser responsáveis por dois terços de todos os empregos até 2030, uma vez que as companhias que contam com equipes com essas características têm taxas mais altas de produtividade e inovação.

Quais são as razões que tornam as habilidades emocionais fundamentais?

Agora que você já sabe a razão pela qual as habilidades emocionais são exigidas pelas empresas, vamos mostrar, com exemplos práticos, por que elas são fundamentais no ambiente corporativo. Veja!

Habilidades emocionais são mais difíceis de aprender

As habilidades técnicas não são, necessariamente, difíceis de adquirir, uma vez que qualquer pessoa pode adquiri-las e aperfeiçoá-las com facilidade ao longo do tempo. No entanto, as habilidades emocionais são mais difíceis de desenvolver, pois elas têm pouca relação com conhecimento ou experiência, mas estão ligadas diretamente ao caráter de uma pessoa.

Para desenvolver a habilidade emocional, é preciso contar com prática contínua, esforço consciente e comprometimento com o autodesenvolvimento. Assim, apesar das qualificações parecerem o item mais importante de um currículo, na realidade, são as habilidades pessoais que diferenciam uma pessoa dos demais candidatos que têm conhecimentos semelhantes aos seus.

Garantem um trabalho mais produtivo

Determinadas habilidades emocionais, como saber se comunicar com os membros da equipe, ouvir os demais, apresentar ideias, ter determinação e colaborar com outras pessoas, são altamente valorizadas pelas organizações porque garantem um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e produtivo para toda a equipe — itens fundamentais para as empresas em um mundo cada vez mais competitivo.

Ajudam no relacionamento entre colaboradores, clientes e fornecedores

Atualmente, por meio das tecnologias, o mercado oferece aos consumidores um número ilimitado de opções e serviços, uma vez que, para encontrá-las, basta realizar uma simples pesquisa na internet.

Assim, para esses consumidores, comodidade e preços baixos podem ser encontrados com facilidade e, por essa razão, a maior parte das vezes é o atendimento ao cliente que influencia em sua escolha ao fechar negócio com determinada empresa.

Dessa maneira, a capacidade de se comunicar de maneira eficiente e eficaz com os clientes — que se trata de uma habilidade emocional — é um fator fundamental no sucesso de uma organização.

Além da questão relacionada aos clientes, o mesmo ocorre na relação com os fornecedores e colaboradores, uma vez que habilidades como comunicação (oral e escrita), colaboração e solução de problemas são fundamentais para que as relações no ambiente corporativo deem certo. Por essa razão, são competências altamente valorizadas pelas empresas.

As competências técnicas são insuficientes para resolver desafios inéditos

Na maior parte dos empregos, somente as habilidades técnicas não são suficientes para solucionar os problemas das empresas e, como estamos na era da transformação digital, os profissionais não conseguem se preparar na faculdade para lidar com problemas que ainda não existem — o que, consequentemente, gera desafios inéditos a serem resolvidos no ambiente de trabalho.

Somente o conhecimento técnico não é o bastante para resolver desafios inéditos, uma vez que, para tanto, é preciso contar com habilidades emocionais.

Nesse sentido, um vendedor que tem conhecimento de seu produto e mercado deve ter pouco sucesso se não contar com as habilidades interpessoais necessárias para fechar negócios e reter clientes.

O mesmo deve ocorrer com um gerente de negócios que, atualmente, deve ser capaz de ouvir os funcionários, ter boas habilidades de fala e pensar de forma criativa para colaborar, de fato, com a empresa em que trabalha.

Assim, as habilidades emocionais são essenciais e valiosas para todas as carreiras, uma vez que em qualquer profissão novos desafios podem surgir a qualquer momento.

Agora que você já conhece a importância das habilidades emocionais e que a tendência é que as empresas as valorizem cada vez mais, busque por estratégias para desenvolver as competências que são necessárias para o mercado de trabalho a fim de se destacar entre os demais!

Se você deseja aumentar o seu poder pessoal, atingir a maestria e enriquecer de verdade, conheça o ciclo da maestria emocional!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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