O que é e como o Método GTD pode mudar os hábitos de procrastinação?

Método GTD: o que é e como pode mudar os hábitos de procrastinação

Quantas vezes você já reclamou com alguém que está sem tempo para fazer o que gostaria ou precisa? Quantos dias terminam com a sensação de que muita coisa ficou por fazer? Essas são questões muito comuns nos dias atuais, mas que podem ser resolvidas com o uso do método GTD.

Neste artigo, eu vou falar sobre o método e cada um de seus passos. Então, se você está precisando ter uma rotina mais organizada e ser mais produtivo, acompanhe o texto e aproveite todas as dicas!

O que é o método GTD?

O método GTD — Getting Things Done — foi criado por David Allen e, em tradução literal, seria algo como “ter as coisas feitas”. Um nome bastante adequado para a sua proposta, que é justamente a de fazer com que todas as atividades a serem realizadas sejam organizadas e executadas, conforme o planejado.

Quais são os passos do GTD?

A metodologia desenvolvida por Allen determina que devemos seguir 5 passos essenciais para ter todos os afazeres listados e organizados. Veja quais são eles, logo abaixo.

Coletar

O primeiro passo é fazer a coleta. Para isso, você deve escolher um local de confiança para tirar tudo da cabeça e transferir para uma lista chamada de “caixa de entrada”. Sempre que surgir ou você se lembrar de algo a ser feito, registre na caixa de entrada.

A ferramenta de registro precisa ser de fácil acesso e manuseio. Algumas pessoas preferem papel e caneta, outras utilizam aplicativos em seus celulares. O importante é que seja um local que funcione bem para você.

Processar

Depois de anotado, é o momento de processar as tarefas, ou seja, determinar o que será feito com cada uma delas. A primeira distinção é entre os itens que demandam ou não alguma ação. Em casos negativos, você pode transferi-los para a lista “algum dia / talvez”, e repensar sobre eles em outro momento, ou simplesmente descartar os que não serão feitos.

Já os itens que demandam alguma ação devem ser alocados da seguinte forma:

  • se leva até 2 minutos para ser feito, faça na hora e tenha uma tarefa a menos;
  • delegue o que não puder fazer;
  • agende o que precisar fazer;
  • crie um projeto para tarefas muito extensas e divida-o em tarefas menores.

Organizar

Organize todas as tarefas listadas em grupos, tais como: “trabalho”, “pessoal”, “estudos” etc. Isso vai ajudar a ter uma visão melhor das atividades e a encontrá-las mais facilmente depois de armazenadas.

Revisar

Revise seu planejamento com frequência, de preferência diariamente. Confira as tarefas que já foram realizadas, a prioridade do que ainda precisa ser feito e confira o andamento das tarefas delegadas. Mantenha suas anotações sempre atualizadas.

Fazer

O passo mais importante de todos: faça! Veja quais são as tarefas agendadas para o dia e realize-as. Afinal, de nada adianta ter tanta organização se o compromisso que você fez consigo mesmo não for cumprido!

Por fim, um lembrete muito importante para potencializar o uso do GTD e acabar com os maus hábitos de procrastinação: fique atento ao momento em que ela começa a dar sinais! Seja por estar se distraindo com mais facilidade, seja por estar atrasando as tarefas agendadas, seja por qualquer motivo.

O ponto é que, quanto antes você se der conta disso, mais rápido terá condições de reverter o quadro de procrastinação e voltar a ser e se sentir mais produtivo.

O método GTD é mundialmente utilizado e não é à toa. Seguindo os passos que expliquei neste texto, a procrastinação deixará de ser um problema em sua vida, mais tarefas serão realizadas e seu cotidiano será mais tranquilo e sem estresse. Implemente a metodologia em sua rotina e veja os benefícios que ela pode proporcionar!

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Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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