Uma coisa é certa: a gestão de tempo é uma das habilidades mais requisitadas entre os profissionais atualmente. Afinal, saber organizar a sua rotina a fim de elevar a produtividade e garantir uma alta performance em todas as áreas da sua vida é um must-have não só no mundo organizacional, como também no universo pessoal. É aqui, então, que surge o Método Pomodoro.
Conteúdos
Com o objetivo de organizar os seus horários e aumentar a sua eficiência na realização de atividades, esse método consegue estimular a sua concentração, reduzir a influência das distrações e treinar a sua mente para aprender novos hábitos com facilidade.
Diante de tantos objetivos, resolvi compartilhar com você as principais informações sobre o Método Pomodoro para torná-lo útil no seu dia a dia. Aproveite para separar o lápis e o papel para anotar todas as dicas, combinado? Acompanhe!
Como o Método Pomodoro funciona?
Imagine a seguinte cena: um jovem universitário está correndo atrás do tempo para ter excelentes resultados nos exames finais, passando noites em claro para conseguir dar conta dos trabalhos e atividades exigidos pela graduação. No meio de tantas tarefas, a sua gestão de tempo fica comprometida.
Quem é que nunca se viu diante dessa imagem, não é verdade? A correria de qualquer estudante de graduação no final do semestre é um dos maiores treinos para a vida adulta, a qual vem com diversos desafios que colocam em xeque todos os nossos aprendizados teóricos e práticos da adolescência e juventude.
Essa cena aconteceu com o universitário italiano Francesco Cirillo, que buscava formas de aumentar a sua produtividade para otimizar os seus estudos na graduação. Ao procurar por ferramentas que pudessem auxiliá-lo nessa missão, Cirillo encontrou um utensílio inusitado e resolveu utilizá-lo para fortalecer a sua aprendizagem: um timer de cozinha em formato de tomate.
Foi assim que Francesco teve a brilhante ideia de desenvolver um método que elevasse a produtividade não só de estudantes universitários, como também de profissionais em todas as regiões do mundo. Sim, estou falando do Método Pomodoro — que, a título de curiosidade, pode ser traduzido como “tomate” para o português.
Francesco ajustou o timer para 25 minutos e desafiou-se a direcionar a sua atenção para realizar a tarefa proposta. Assim, ele eliminou todas as distrações, tanto internas quanto externas, e separou esse tempo para cumprir com o seu objetivo inicial. Em seguida, destinou cinco minutos para descansar e, então, retornou aos estudos.
Aos poucos, foi possível perceber que a sua produtividade aumentava a partir do momento em que ele separava as suas atividades em blocos, determinando o tempo exato para a sua realização. Assim, ele conseguia manter-se 100% focado na tarefa e, portanto, era possível fazê-la com perfeição.
Qual é a eficácia da técnica?
Você percebe como o Método Pomodoro é altamente funcional para potencializar a sua gestão de tempo e garantir melhores resultados em curtos períodos? Ao dividir o seu dia em etapas definidas em minutos, é possível direcionar a sua atenção para o cumprimento dos seus objetivos diários e, então, organizar a sua rotina pessoal e profissional.
Acredito que você deva estar se perguntando: “então, como utilizar essa técnica no dia a dia?”. Bom, como comentei, Cirello determinou que é necessário ter 25 minutos de atenção plena — chamados de Pomodoros — para fortalecer o seu foco, e realizar um descanso de cinco minutos para, então, retornar à atividade.
Assim, quando quatro Pomodoros forem atingidos, é preciso pausar por 30 minutos para relaxar a mente e, em seguida, investir em mais um bloco de atividade. Em outras palavras, é preciso realizar quatro períodos de 25 minutos e equilibrá-los com quatro momentos de descansos curtos para, depois, pausar por mais tempo.
Como resultado, você conquista diversos benefícios, podendo:
- aumentar a sua concentração, foco e produtividade;
- identificar quais são as distrações mais comuns e descobrir como evitá-las;
- estimular a sua motivação para manter-se ativo no trabalho;
- aprender a determinar metas e alcançar seus objetivos;
- aliviar a ansiedade e o estresse gerados pelo não cumprimento de atividades;
- aprender a gerir o tempo com perfeição.
Como utilizar o Método Pomodoro?
No último tópico, expliquei rapidamente como funciona o Método Pomodoro e quais são os seus principais benefícios. O fato é que essa técnica é bastante simples e pode ser utilizada em qualquer área da sua vida, inclusive para a realização das tarefas diárias e pessoais.
Além disso, é possível alinhá-la com a tecnologia para alcançar resultados ainda melhores. Por exemplo, existem muitos aplicativos que auxiliam no controle de tempo, como o Be Focused e o Focus Keeper. Com eles, é possível controlar cada Pomodoro e determinar os períodos de descanso de acordo com a sua rotina.
É importante ter em mente que esses aplicativos permitem um controle mais rigoroso do seu dia a dia, sendo excelentes alternativas para quem ainda não dominou a técnica.
Para facilitar o seu aprendizado, separei um pequeno passo a passo de como utilizar o método, com ou sem tecnologias:
- determine as tarefas que precisam ser realizadas no seu dia;
- separe cada uma delas por Pomodoros, sendo que eles não devem ultrapassar os 25 minutos;
- realize um intervalo de cinco minutos entre eles e evite a realização de atividades de alta complexidade;
- caso você não tenha concluído a tarefa, anote na sua lista a porcentagem de trabalho realizado para ajudá-lo no próximo dia.
Como ajustá-lo à rotina?
Quando falo em produtividade, não posso deixar de considerar a importância da rotina. Para cada atividade, temos uma técnica de realização que é singular, ou seja, condiz com a nossa personalidade e com os aprendizados que tivemos ao longo da nossa história. Isso quer dizer que o Método Pomodoro precisa ser ajustado ao seu cotidiano para funcionar.
Imagine que um engenheiro precisa fazer todo o cálculo estrutural de uma casa — isso leva muito tempo. Então, não faria sentido ele separar apenas dois blocos de Pomodoros, já que, muitas vezes, a realização desse trabalho leva semanas.
E mais: talvez ele precise de um tempo inicial para concentrar toda a sua atenção e realizar boa parte das atividades em 25 minutos. Então, a moral da história é que a adaptação da técnica é fundamental para otimizar os seus resultados, e isso pode ser feito por meio de três passos:
- identifique e evite as distrações: anote tudo aquilo que tira a sua concentração, tanto pensamentos quanto situações externas, encontrando ferramentas para impedi-los;
- realize descansos mais longos quando necessário: às vezes, precisamos de mais tempo para organizar a mente. Caso a sua tarefa seja muito complexa, destine um período maior de descanso entre cada Pomodoro;
- defina o tempo do Pomodoro de acordo com a atividade: ao definir seus objetivos, separe um momento para identificar se 25 minutos são suficientes para a realização da primeira meta — caso não seja, amplie esse período, evitando passar dos 40 minutos.
O Método Pomodoro oferece diversos benefícios no seu dia a dia, desde aprimorar a sua gestão de tempo até desenvolver um diferencial no mercado de trabalho. Lembre-se de que é fundamental colocá-lo em prática para reconhecer todas as suas funcionalidades e adaptá-lo de acordo com a sua rotina, combinado?
Agora que você já sabe sobre a importância de gerir o seu tempo, aproveite para conhecer o Método Cronos, para aperfeiçoar essa habilidade e aumentar o seu foco e produtividade!
Uma resposta
Os comentários estão desabilitados.