Método SMART: como ele pode ajudar você a alcançar as suas metas

método smart

Trabalhar com metas é fundamental para alcançar o que se deseja, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Contudo, é preciso planejar objetivos que o estimularão a seguir o seu caminho. Para isso, existe o método SMART que auxilia durante todo o processo.

Uma coisa é certa: não existe fórmula mágica para as pessoas conseguirem o que querem. O que existe é planejamento e muito trabalho. Quem consegue agir dessa forma tem mais oportunidades de alcançar o sucesso.

Se você deseja melhorar a sua vida em qualquer aspecto, pare o que está fazendo e leia este artigo, pois vai ajudá-lo bastante. Vamos lá?

Saiba o que é o método SMART

O método SMART é uma forma de planejamento com o objetivo de ajudar você a economizar tempo e energia em busca dos seus objetivos, tornando as etapas mais eficientes e produtivas. O termo tem a sua origem nas palavras em inglês Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-based. Unindo as suas iniciais, forma-se a sigla SMART.

Ele funciona como um checklist, em que cada meta é verificada e avaliada para saber se está na direção certa do resultado. Dessa forma, é importante analisar as alternativas eficientes, que demandam menos investimentos, porém tragam efeitos mais rapidamente.

Veja como definir uma meta com base no método SMART

A seguir, entenda como essas 5 palavras podem transformar a sua vida, e conheça algumas maneiras de aplicá-las.

S — Específica

Para atingir os seus objetivos ou os de sua equipe de trabalho, são necessários que todos conheçam e compreendam a meta, ou seja, ela precisa ser específica e clara. Por exemplo, imagine que a empresa deseja reduzir os custos. Falar somente isso para os colaboradores não é nada específico, porque se houver uma diminuição nas horas-extras, eles cumpriram com o que foi solicitado. Porém, não há como garantir que o rendimento foi satisfatório.

Sendo assim, para que uma meta seja determinada, ela precisa considerar:

  • o que se deseja alcançar com essa meta;
  • quem se responsabilizará por ela;
  • onde ela será realizada;
  • como ela deverá ser conquistada;
  • por que ela deve ser seguida.

M — Mensurável

Você deve estar imaginando como é possível criar uma meta, se não tem como medi-la. Vamos supor que queira conhecer a satisfação dos funcionários da empresa para melhorar a produtividade deles. Para isso, será necessário fazer uma pesquisa de satisfação e, depois, avaliar as respostas de cada um.

Essa atitude vai mexer com o conforto de todos os empregados — muitos, até mesmo, ficarão reticentes. Assim, a empresa deve avaliar o desempenho de todos e acompanhar os custos em números, como também considerar:

  • os resultados esperados;
  • o prazo para a equipe cumprir a meta.

Como a meta não foi alta, mas sim dentro de algo alcançável, os colaboradores a realizaram na metade do tempo. Logo, o departamento financeiro pode aumentar a sua margem para 50%.

A — Alcançável

Não adianta criar metas mirabolantes, se não houver meios de atingi-las, pois a equipe se sentirá desmotivada e frustrada. Portanto, observe pontos relevantes para traçar o que você deseja, como a possibilidade de conseguir o objetivo e a opinião dos colaboradores.

Como a empresa conseguiu reduzir em 10% os seus custos na metade do tempo, talvez os 50% seja muito para o mesmo prazo. Então, é preciso avaliar e ajustar o período para que ele seja atingido.

R — Relevante

Ao criar uma meta, é preciso ter um responsável por ela para elaborar as estratégias a serem seguidas. Para que os indicadores sejam relevantes e impactantes, avalie os números da empresa — receitas, custos e lucro. Se os funcionários atingirem a meta de 50%, haverá uma grande redução de custo, melhorando substancialmente o caixa da empresa.

T — Temporal

O prazo é muito importante para atingir os objetivos. Assim, o departamento financeiro será o responsável pelo incentivo e pelo acompanhamento da meta de redução de custo no período de 6 meses, para que a empresa aumente o fluxo de caixa.

Como vimos, é preciso fazer sempre um acompanhamento dos resultados ao utilizar o método SMART. Dessa forma, você terá mais chances de alcançar as suas metas e os seus objetivos. Nesse processo, é muito útil contar com uma mentoria especializada.

O que você acha de fazer de 2020 o ano da sua virada? Conheça o Método Cronos e veja como ele pode ajudar a aumentar a sua produtividade e o seu foco!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: