Modelos mentais: entenda o que são e como lidar com eles

modelos mentais

Nossos pensamentos e atitudes são reflexos de modelos mentais que representam e guiam a visão de mundo de cada um. Esses mecanismos psíquicos têm impacto direto em tudo o que fazemos no dia a dia.

Por isso, é imprescindível reconhecer quais são os modelos mentais que regem o consciente e subconsciente para lidar melhor com qualquer situação, seja no trabalho, na família, nos relacionamentos ou na vida pessoal.

Acompanhe o post a seguir para compreender o que são modelos mentais e como essas ferramentas interferem diretamente no comportamento humano. Preparado para aprender como mudar de vida utilizando o poder da mente de forma correta? Então, vamos lá!

O que são os modelos mentais e como eles funcionam?

Modelos mentais são mecanismos da mente que têm como função principal representar a realidade externa de cada indivíduo perante o mundo. Ou seja, é a forma com que a as pessoas interpretam os fatos e acontecimentos diários. São os modelos mentais que definem a maneira com que percebemos e reagimos a tudo o que acontece à nossa volta.

Cada pessoa possui modelos mentais únicos, que são formados a partir da bagagem individual: histórias de vida, experiências boas e ruins, momentos felizes, traumas, cultura, convivência familiar, nível de escolaridade, e assim por diante.

Os modelos mentais não são elementos estáticos e permanentes. Eles são construídos e reconstruídos ao longo dos anos, de acordo com as novas experiências e informações que são absorvidas pelo meio. Entretanto, é comum que muitas pessoas apresentem dificuldade para abrir mão de seus modelos mentais — e, assim, acabam encontrando dificuldades em diferentes áreas da vida, como trabalho, família, relacionamentos, etc.

As razões para a “estagnação mental” são inúmeras. A mais comum delas está baseada na seguinte lógica, um tanto quanto egoísta: “minha maneira de ver o mundo é melhor ou mais correta do que a dos demais”. Dessa maneira, as pessoas acabam criando inúmeros conflitos que dificilmente são solucionados.

Quais são as principais fontes dos modelos mentais?

Basicamente, os modelos mentais são elaborados a partir de quatro fontes primárias, que são responsáveis por desenvolverem respostas físicas e cognitivas. As fontes atuam como “filtros”, bloqueando e liberando estímulos que formam uma resposta para cada situação ou sentimento vivenciado no dia a dia.

Primeira fonte: o sistema nervoso

Atua como um “filtro” fisiológico que impede ou ameniza a percepção de determinados acontecimentos ou sentimentos. Dessa maneira, o sistema nervoso elabora um modelo mental que atua diretamente nas decisões de ação e reação perante as adversidades. Para que as escolhas sejam feitas de maneira adequada, recomenda-se, também, trabalhar a inteligência emocional, auxiliando no processo.

Segunda fonte: a linguagem

É a partir da linguagem que o ser humano consegue se comunicar e compreender boa parte do mundo à sua volta. Portanto, a linguagem é responsável por formular um modelo mental construído com base em informações (visuais e auditivas) que guiarão as atitudes de cada indivíduo.

Terceira fonte: a cultura

Há várias definições de cultura que são utilizadas por diferentes vertentes teóricas. Entretanto, a maioria dos estudos consideram a cultura um modelo mental coletivo. Ou seja, todas as experiências, crenças, costumes, hábitos e convicções de um povo ou grupo específico compõe o que chamamos de cultura. O modelo mental cultural é disseminado e absorvido em esferas de amplitudes distintas, como famílias, empresas, círculos de amizade, movimentos sociais, etc.

Quarta fonte: a história pessoal

São todas as características individuais que compõe cada ser humano e o fazem único e singular: raça, nacionalidade, origem étnica, sexo, ideologias familiares, entre outros elementos cognitivos e históricos. Esse modelo mental é criado a partir das experiências que vivenciamos e as transformações que nos moldam todos os dias.

Quais os impactos dos modelos mentais na vida das pessoas?

Modelos mentais construídos a partir de boas experiências e vivências enriquecedoras são instrumentos essenciais para conquistar sonhos, atingir o sucesso profissional e também evoluir como ser humano. A partir deles é possível melhorar a autoestima, ganhar confiança e transformar vidas.

Já os modelos mentais que impactam negativamente são criados a partir de situações negativas, traumas e inseguranças. Eles podem bloquear a criatividade e proporcionar a estagnação profissional, além de potencializar a dificuldade de se relacionar com outras pessoas. Em poucas palavras, podemos dizer que modelos mentais são elementos determinantes para alcançar o sucesso ou o fracasso.

Vejamos como exemplo 8 pensamentos negativos que são capazes de impedir você de alcançar o sucesso:

1 – “Isso não é para mim”.

2 – “Não tenho capacidade suficiente para lidar com a situação”.

3 – “Já tentei outras vezes e não deu certo”.

4 – “Sempre foi assim. Por que vou mudar agora?”.

5 – “Isso é bobagem. Vou deixar para lá”.

6 – “Outro dia eu começo a fazer isso”.

7 – “Não confio em ninguém”.

8 – “Prefiro não arriscar”.

Se você costuma utilizar rotineiramente algumas das frases acima, saiba que você tem grandes chances de auto sabotar o seu crescimento pessoal e profissional. Lembre-se de que os modelos mentais são construções que podem ser alteradas ao longo da vida para contribuir com a evolução pessoal de forma mais significativa. Reconfigurando os modelos anteriores, você conseguirá melhorar significativamente a performance no trabalho, nas relações familiares, amorosas e na vida pessoal.

Como detectar os modelos mentais e modificá-los ao nosso favor?

Auto detectar as características e falhas do comportamento não é uma tarefa tão simples. É necessário reflexão e autocrítica para que possamos reconhecer os erros e elaborar soluções eficientes para corrigi-los. Além disso, é preciso detectar, com firmeza, quais modelos mentais comandam a sua vida. Caso o contrário, a mudança que você tanto busca pode não ser tão efetiva.

Para auxiliar nesse processo, há alguns métodos voltados para o desenvolvimento pessoal que são capazes de detectar os modelos mentais de cada indivíduo e, também, atuar na reconfiguração dos mesmos.

Protagon é um treinamento revolucionário que foi desenvolvido com base em estudos, pesquisas e experiências de campo em diversos lugares do mundo. O objetivo principal é explorar o autoconhecimento de forma profunda, desenvolvendo a mente para trabalhar valores, desejos de vida e emoções como você nunca viu.

O método utiliza princípios simples e eficientes, que podem ser aplicados imediatamente na vida de qualquer pessoa. Você conseguirá desbloquear padrões que impedem o seu crescimento e a utilização correta da mente como um todo.

Para sair das amarras que os modelos mentais estabelecem na sua vida, basta dar o primeiro passo! Reconheça que você é um ser humano em evolução e está em constante processo de aprendizado. Analise seus atos e pensamentos e perceba criticamente como está agindo em relação às situações que a vida lhe apresenta. Para alcançar o caminho do sucesso, avalie os seus modelos mentais, acredite no próprio potencial e saia da zona de conforto!

Se você gostou do nosso post e quer receber dicas e informações sobre desenvolvimento pessoal e profissional, assine a newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre o tema!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: