• Home
  • Sucesso
  • Namoro à distância: 12 dicas importantes para fazer dar certo!

Namoro à distância: 12 dicas importantes para fazer dar certo!

namoro à distância

O namoro à distância é uma forma de relacionamento cada vez mais comum e viável. Graças às tecnologias de comunicação disponíveis e também a evolução das compreensões sociais sobre o amor, mais pessoas se permitem viver tal experiência.

Nessa situação, alguns dos desafios presentes em qualquer namoro podem ser ainda mais complexos. É necessário um exercício constante de ambas as partes e também uma maturidade maior daqueles que optam por tal caminho. De fato existem muitos desafios, o que costuma afastar totalmente algumas pessoas de experimentar esse tipo de união.

Apesar das dificuldades inerentes ao processo, é possível sim viver um namoro à distância de maneira saudável e proveitosa a ambos. Para tanto, apresento esse guia completo com dicas fundamentais para um relacionamento durar.

Por ser uma experiência nova para muitos, é normal sentir-se confuso ou receoso de entrar em uma relação assim. Mas não duvide do potencial do amor e das diferentes formas de se relacionar. A sorte está lançada, mas conhecer um pouco mais sobre o tema pode te ajudar muito a evitar problemas comuns nesses casos.

Leia o texto com atenção e aposto que sairá com novos conhecimentos sobre o amor e evolução pessoal.

Dicas para o namoro à distância

1. Namorar à distância exige muito mais

Como dissemos, os desafios são inúmeros. Primeiramente, vale a pena considerá-los antes de fazer a opção.  Apesar de toda a tecnologia disponível, a distância em si continua sendo um problema. É incômodo não poder encontrar a pessoa com a regularidade desejada. Os dias de saudade podem ser ainda mais difíceis

A depender das localizações e rotinas, o acesso ao seu par romântico pode ser muito mais difícil, mostrando-se uma verdadeira provação naqueles dias em que sentimos saudade e falta de alguém fisicamente ao nosso lado. Ao mesmo tempo, é um exercício de desapego e maturidade. Para que dê certo, é necessário que ambas as partes estejam cientes das implicações e também dispostas a passar por cima de certas questões para que tudo ocorra da melhor forma possível.

2. Confiem acima de tudo

A confiança é a base de qualquer relacionamento. Sem ela, mesmo namorados que vivem na mesma cidade não terão uma experiência saudável no amor. Uma relação que se baseia na cobrança e na desconfiança tem tudo para dar errado, como de fato ocorre muitas vezes.

Se você é do tipo que morre de ciúmes ou não aceita um companheiro com uma vida independente da sua, pode ser a hora de reconsiderar a própria capacidade de manter um relacionamento à distância, ou mesmo qualquer namoro.

Dizer que confia na pessoa ao seu lado é bem diferente de confiar de fato. Aqueles que falam isso, mas estão sempre buscando formas de vigiar e limitar o outro, são, na verdade, bastante hipócritas, pois constroem um relacionamento fundado no cerceamento da liberdade de seus companheiros e, às vezes, de si mesmos.

Evite entrar em um jogo tão comum nas relações, que é o de restringir seu par romântico e controlá-lo, circunscrevendo a vida do outro apenas ao conveniente para você. Falando assim, parece que ninguém viveria uma relação dessa forma, o problema é que esses comportamentos, muitas vezes, ocorrem disfarçados de amor, carinho e cuidado.

No caso de um namoro à distância, essa questão é ainda mais séria. Você já deve ter visto alguns casais que, mesmo distantes, vivem o dia inteiro informando ao outro de seu cotidiano, localização etc. Isso pode parecer divertido em um primeiro momento, mas rapidamente se transforma em um relacionamento simbiótico, no qual não há espaço para as individualidades.

Sempre devemos permitir ao outro a sua própria vivência, sem que nos incomode saber que ele tem tido as experiências e se divertido sem você.  De certa forma, a distância é benéfica para qualquer tipo de união, pois ela permite viver experiências novas e oxigenar a relação.

Além de tudo, isso permite que sintamos saudade uns dos outros, façamos falta na vivência do outro. É claro que no caso de pessoas moradoras de cidades ou até mesmo países diferentes, isso não é tão bacana, mas estamos aqui para te ajudar a contornar de maneira favorável!

3. Mantenham-se positivos

Um pouco de pensamento positivo não resolve os problemas, mas certamente te ajudará a enfrentar as barreiras nessa forma de relação. Principalmente, porque, por se tratar de algo relativamente incomum, você se deparará com todo tipo de críticas e questionamentos a respeito de sua escolha, aspecto abordado em detalhes mais para o fim do texto.

A positividade é o primeiro passo para a construção da realidade que desejamos para nós mesmos e para as pessoas amadas. Muitos se acham incapazes de sustentar um namoro a distância por pura falta de confiança em si mesmos, o que demonstra como somos frágeis diante de temas como amor

Acreditar é sempre a base para que o mundo responda ao que desejamos construir nele, ao passo que a falta de fé nos coloca em um lugar muito inferior ao que poderíamos alcançar. Se você de partida já considera que uma relação à distância só terá problemas e barreiras, dificilmente ela vai dar certo.

Por outro lado, mantenha-se atento aos sinais de um namoro problemático. Assim como qualquer outro, um relacionamento à distância tem problemas que podem exigir um rompimento por uma ou por ambas as partes.  Muitas vezes vivemos esses dilemas em nossas relações e não conseguimos dizer com clareza se deveríamos de fato dar fim a uma união que, apesar de prazerosa, também traz muitas dificuldades.

De qualquer forma, antes de propor um rompimento definitivo, existem algumas estratégias praticadas para mudar o rumo de um casal. Uma maneira bastante acessada de uns tempos para cá são os cursos de formação e terapia individuais ou para casais. Participar de alguma experiência como essa, de fato, pode ser transformadora em uma relação.

Infelizmente, a maior parte das pessoas tem problemas em se abrir e pensar as próprias experiências. Dessa maneira, acabamos por cometer equívocos desastrosos, que podem magoar o outro e por abaixo algo muito positivo para ambos na verdade.

Nesse sentido, recomendo aqui o curso 47 estratégias para um relacionamento incrível, criado justamente no intuito de tratar os temas discutidos aqui. Muita gente tem resistência em admitir os problemas nesse campo, o que acaba por nos colocar como reféns de nós mesmos e de nossas limitações. Um curso como esse é uma chance única de se debruçar sobre seus comportamentos, a maneira como nos relacionamos com o outro e, principalmente, como tratamos a nós mesmos.

Um dos pontos abordados nessa vivência, com intuito de preservar a relação, é o trabalho da comunicação entre o casal, tema discutido no próximo ponto!

4. Comuniquem-se sempre

O contato constante é uma maneira de trazer para perto de si quem está longe. No caso de pessoas que moram muito distante, essa acaba sendo uma ótima via para terem um relacionamento duradouro e feliz.

Por outro lado, a comunicação excessiva também pode ser um problema. Algumas pessoas que moram distantes se mantêm tão atadas a seu par romântico, que nem conseguem estabelecer uma vida de maneira autônoma no lugar onde residem. O diálogo deve ocorrer de modo natural, sem que um dos lados se sinta pressionado por dever atenção em todos os momentos, e também não haja uma ausência constante de uma das partes.

Problemas de comunicação são a causa da maior parte dos conflitos entre casais. Somos ensinados a guardar determinados incômodos para nós mesmos, ao mesmo tempo, temos dificuldades de escutar a outra parte em suas necessidades.

Portanto, trabalhar a comunicação em um namoro nunca é demais. Mas esse diálogo deve ocorrer de modo maduro e respeitoso sempre. Muitas vezes, apenas uma das partes está interessada em refletir sobre as questões do casal, o que acaba causando um distanciamento ainda maior no fim das contas. Deve haver o interesse de ambos em se debruçar sobre os problemas do casal e buscar solucioná-los da melhor forma possível.

5. Invistam em mimos

Quem não gosta de ganhar um presentinho? Quando ganhamos algo de uma pessoa que nos conhece bem, essa sensação é ainda mais prazerosa. O ato de presentear também é muito gratificante, pois sentimos que conseguimos alcançar o outro e ainda permanecer ali de alguma forma.

Com a distância, os presentes são quase uma extensão, um pedacinho de você mesmo que chega para outra pessoa. Uma dica aqui é a de, em vez de gastar grandes quantias de dinheiro em um único presente, procure dividir esse dinheiro em algumas partes e presentear a pessoa amada com mais constância.

O dinheiro aqui nem precisa ser uma grande questão. Você pode mimar a pessoa amada através de gestos e de presentes que não sejam caros, mas digam os aspectos únicos da relação de vocês.

6. Visitem-se sempre que possível

As visitas presenciais são parte importante na manutenção de um namoro a distância. Infelizmente, existe uma tendência dos casais que não se veem por muito tempo de acabaram se distanciando, é um processo natural em nossas vidas.

Claro que isso depende das necessidades de cada um. Existem casais unidos por anos a fio mesmo sem se encontrar em nenhum momento desse tempo. Ainda assim, quando isso acontece normalmente é por que existe também uma perspectiva de que encontros devem ocorrer no futuro.

Querendo ou não, os encontros presenciais são um ótimo combustível para qualquer relação. Para muitos, são os momentos onde a relação de fato acontece. Para além dos momentos íntimos, que também costumam ser necessários para muitas pessoas, é a chance de estar ali do lado de quem realmente importa para você.

É comum, por exemplo, que as pessoas sejam diferentes online e presencialmente. Por isso ainda falta muito para uma chamada de vídeo ou algo do tipo substituir ou ser um equivalente do encontro na “vida real”.

Você pode estar pensando: “Mas a pessoa que namoro mora muito longe!”, “As passagens são caras”, “Eu tenho uma rotina de trabalho e estudos pesadas!”. Tudo isso pode ser verdade, não quero diminuir o peso de tais dificuldades, mas existem soluções ou, pelo menos, saídas melhores para a maior parte delas.

Por exemplo, quando falamos mais cedo de economizar em presentes, é uma maneira eficaz de guardar um dinheiro para um encontro a mais ao longo do ano.  Para quem estuda e não tem muitas condições de arcar com transporte, existem algumas facilidades para a obtenção de passagens a preços bem mais acessíveis, basta pesquisar e correr atrás. Mesmo que você não estude, existem sites e aplicativos especializados em encontrar passagens baratas.

Muitos associam viajar a um gasto vultuoso de dinheiro, mas, na verdade, esse impedimento pode ser bem contornado com disposição e criatividade. Por exemplo, existem meios de transporte muito mais baratos e até mesmo mais seguros do que o ônibus e o carro.

Entre algumas cidades e estados do Brasil existe o transporte ferroviário de passageiros, uma forma barata e segura de atravessar grandes distâncias. Além de ser uma viagem muito romântica para se ter a dois. Caso nunca tenha viajado de trem, coloque isso entre os seus objetivos de vida.

7. Aproveitem os recursos tecnológicos para diminuir a distância

Desnecessário dizer que há cada vez mais tecnologias disponíveis para quem quer se comunicar à distância, tornando o cotidiano de quem mora longe muito mais fácil, pois traz a presença de quem gostamos de maneira instantânea e constante. Assim não é difícil de acompanhar a vida do outro e estar ali nos momentos difíceis.

Existem inúmeras formas novas e úteis de fazer esse tipo de contato. Nem é necessário ter uma conexão de Internet tão potente para conseguir fazer chamadas de vídeo, em tempo real, sempre que quisermos. Ao mesmo tempo, há muitos aplicativos e tecnologias voltadas para esse fim que podem resolver suas necessidades. Programas como Skype ou aplicativos como o Facetime são de grande ajuda nesse momento, ambos gratuitos e que funcionam perfeitamente para fazer chamadas de vídeo.

Caso seja do tipo que tem problemas em se adaptar com novas tecnologias, procure fazer um esforço nesse sentido e certamente terá resultados positivos. Aprender a usar tais artifícios é útil não só para a vida a dois, como resolve muitos problemas comuns em nosso cotidiano, portanto não tenha medo de se aventurar nesse campo. Práticas como essa, aproximadoras de novos conhecimentos, fazem parte dos hábitos para vencer na vida.

Para além do contato em tempo real, lembre-se de que existem formas criativas e divertidas para se manter presente na vida do outro. Uma sugestão nesse sentido é o envio de cartas, algo em desuso, mas com um ótimo apelo para relacionamentos afetivos.

8. Comemorem as datas importantes

Outro artifício, que ajuda a manter seu relacionamento feliz, é a valorização de datas importantes. Para além da questão dos presentes, é uma forma de criar outros momentos valiosos com a pessoa amada, mesmo estando longe.

De forma geral, é recomendado a ambos a criatividade, no sentido de criar memórias felizes e românticas. Mesmo que vocês não considerem importantes datas como o Dia dos Namorados, pode ser uma oportunidade para uma troca de mensagens carinhosas ou mesmo de mandar uma playlist especial para a ocasião.

9. Aproveitem muito bem os momentos juntos

Namorados que moram em regiões diferentes nem sempre têm a chance de se encontrar. Por isso, trate de aproveitar cada momento compartilhado com a pessoa querida! Uma boa ideia nesse sentido é planejarem-se com antecedência sobre a programação de vocês.

Às vezes, estamos tão empolgados para encontrar quem não vemos há muito tempo que só deixamos para o último instante a decisão do itinerário e das atividades desses dias juntos. Calma, não precisa planejar cada passo, mas pensar em um programa ou dois pode ser uma ótima forma de criar momentos mágicos entre vocês.

Você pode checar a programação cultural da cidade ou mesmo shows e outros eventos, a depender dos gostos de cada um.

10. Usem da criatividade a seu favor

As limitações, muitas vezes, são o alimento da criatividade, de modo que você pode usá-las de maneira favorável e não só como um problema. Basta pensar, de que forma você pode estar presente na vida do outro sem estar lá fisicamente de fato?

Às vezes nem é necessário ir muito longe para isso. Pense, por exemplo, os modos de surpreender o outro de maneira positiva. Esse tipo de atitude é sempre recomendada, pois existe uma tendência natural do desgaste nos namoros e casamentos.

Quando já existe uma barreira imposta, como a questão da distância, pode ser ainda mais necessário que haja um jogo de cintura de ambas as partes para sustentar a união.

11. Não se importem com as críticas

Para muitas pessoas, viver um relacionamento a distância é algo totalmente impossível. Mas isso não significa que essa seja a realidade de todos. A proximidade é uma mão-na-roda, com certeza, mas ela não garante estabilidade de nenhuma relação.

Vale lembrar que, quando há respeito mútuo, não existem regras para o amor. Uma situação similar, já se popularizando, é a escolha de alguns casais permanecerem morando em casas separadas. Para muitos parece absurdo algo que, na verdade, funciona muito bem para várias outras.

Muitos, por considerarem inviável uma situação dessas para si mesmos, acabam por julgar também as capacidades do outro de vivenciá-la. Lembre-se de que cada pessoa deve ter seus próprios parâmetros para julgar aquilo desejável ou não para si mesmo.

Inclusive, nós somos passíveis também de mudança. Aquilo que considerávamos completamente inviável em um momento, em outro pode parecer confortável. Cada contexto exige de nós uma resposta única, e ai também é que se esta a graça das parcerias amorosas.

A principal régua a ser seguida aqui é a do seu desejo. O que é aceitável e necessário para você em uma relação? Muitas pessoas estão acostumadas a viver relacionamentos que, de alguma forma ou em alguns momentos, envolvem momentos separados.

12. Tratem a questão do ciúme com maturidade

Somos educados em uma cultura que nos ensina a amar de uma maneira equivocada. Aprendemos a ver o outro como uma posse, ele é nossa propriedade de alguma maneira. Ainda que isso não seja formulado conscientemente, muitas vezes acabamos agindo a partir desses princípios negativos e enganadores.

Esse tipo de sentimento não ajuda em nada, na verdade só atrapalha a conservação da harmonia entre o casal. A questão do ciúme é algo que deve ser trabalhado de imediato em ambas as partes. Já é ruim namorar uma pessoa muito ciumenta ao vivo, a distância pode ser ainda mais complexo.

É comum que, quando não temos a pessoa próxima de nós, passemos a imaginar todo tipo de fantasia ruim sobre o outro, o que ele faria enquanto está longe etc. Como dissemos, a confiança é a base de uma relação. Se não há confiança entre o par, é muito difícil viver um namoro estável, sem falar nos desafios para evitar brigas decorrentes disso.

Insisto em dizer que até hoje em nossa sociedade somos ensinados a amar de uma maneira tóxica e equivocada. Aqueles que ao longo da vida percebem esses problemas de nossa educação, conseguem viver histórias de amor muito mais saudáveis e prazerosas. Para isso, existem formas de tratar esse tipo de problema e desconstruir tais conceitos negativos, como o acesso a psicoterapias e a realização de cursos voltados para o tema.

Sugiro aqui novamente o curso 47 estratégias para um relacionamento incrível, no qual é promovido um espaço de desenvolvimento pessoal e de reflexão sobre os problemas vividos pela maior parte dos casais. Às vezes, acreditamos que um relacionamento não tem mais saída, mas ainda podemos salvá-lo com o interesse e amadurecimento de ambas as partes.

Como você pode ver, o namoro à distância implica dificuldades, porém elas podem ser contornadas com a ajuda da criatividade e do cuidado um com o outro. Qualquer relação apresenta desafios, cabe a nós ultrapassá-los e crescer com as experiências vividas.

No fim das contas, a distância não deve ser impedimento para que uma história de amor seja vivenciada, se ambos se julgam maduros o suficiente para vivenciar uma união assim. Gostou de nossa discussão? Leia outro texto fundamental sobre como fazer um relacionamento durar.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: