Negócio escalável: a essência para conseguir enriquecer

Negócio escalável

Às vezes, sem nos darmos conta, ficamos presos à rotina da nossa atividade e temos poucas perspectivas de crescimento. Tanto em relação a uma empresa quanto a um trabalho autônomo, uma das principais questões a serem consideradas quando se pretende prosperar é ter um negócio escalável. Isso significa saber até onde você pode chegar e encontrar os meios para fazê-lo.

Qualquer setor apresenta oportunidades de crescimento: basta se preparar e seguir bons exemplos. Tenha certeza que, se o seu sonho é enriquecer, ter um negócio escalável é imprescindível. Mesmo profissionais que atuam em áreas consideradas “nobres” – como médicos, advogados, etc. – veem seus rendimentos limitados à capacidade de trabalho individual.

O que é um negócio escalável?

Para avaliar o grau de escalabilidade da sua atividade, você deve levar em conta três características fundamentais: ela deve ser ensinável, valiosa e replicável.

É verdade que um profissional com profundo conhecimento dentro de uma área pode se tornar uma referência e colher grandes frutos. Porém, se pretende ampliar horizontes e almeja realmente enriquecer, deverá encontrar formas de ensinar o ofício a outras pessoas. Desse modo, ele fará com que seu know-how trabalhe para ele. Tornando-se um empreendedor, poderá multiplicar as possibilidades de renda.

Isso não significa que se especializar em uma determinada área seja algo negativo. Pelo contrário.

O mercado normalmente está saturado com produtos e serviços básicos, que são facilmente ensináveis (e, portanto, com escalabilidade), mas que oferecem pouca qualidade. Assim, é essencial que a sua atividade tenha valor e realmente transforme a vida das pessoas. Especializando-se, você propicia um grau de satisfação e um diferencial incomum.

Por fim, quando o seu produto, serviço ou modelo de negócio é ensinável e valorizado, a demanda por ele existirá em bairros, cidades, estados e até países diversos. O céu se torna o limite para o empreendimento. Por isso, para atingir o potencial máximo, é necessário estudar cuidadosamente as melhores formas de replicar a atividade. As mais comuns são a abertura de filiais e a organização de um sistema de franquias.

Siga os mestres para prosperar

A busca por bons exemplos a seguir e o estudo de cases são essenciais para atingir o sucesso financeiro. Quando o tema é a escalabilidade do negócio, é ainda mais importante se inspirar em quem já percorreu o caminho das pedras.

Podemos citar o caso do Dr. Rey – ou Dr. Hollywood, como é mais conhecido. É de se perguntar se o famoso médico é simplesmente um cirurgião de talento ou um magnífico empreendedor.

Um médico regular pode atingir uma boa renda se trabalhar 40 horas por semana no consultório e outras 25 horas dentro do hospital. Quando consagrado, poderá até aumentar o valor da consulta. Porém, ele não terá o poder de incrementar o número de horas da sua semana. Se quiser realmente enriquecer bastante, deverá fazer algo mais.

Foi exatamente o que fez o Dr. Rey. Ao utilizar o prestígio que obteve como cirurgião, ele criou uma máquina empresarial geradora de renda. Escreveu livros – que, uma vez prontos, puderam ser editados, reeditados, traduzidos e vendidos em diversos países –, participou de programas de TV, criou uma rede de franquias de escala mundial e passou a oferecer treinamentos pela internet.

O Dr. Hollywood inventou um negócio escalável, que gera receitas mesmo enquanto ele dorme, viaja ou se diverte. Nada mal para um profissional que tradicionalmente recebe apenas o que a sua hora de trabalho pode render, não é mesmo? Pergunte-se agora quais oportunidades sua atividade te propicia e comece a construir a sua prosperidade financeira.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: