• Home
  • Propósito
  • O que é autorresponsabilidade e como desenvolvê-la? Nós explicamos!

O que é autorresponsabilidade e como desenvolvê-la? Nós explicamos!

O que é autorresponsabilidade e como desenvolvê-la? Nós explicamos!

Você já se perguntou o que é autorresponsabilidade? Essa atitude é extremamente importante para que você vença as suas limitações e assuma, de uma vez por todas, tudo o que acontece na sua vida pessoal e profissional, de forma consciente.

Realmente, essa pode não ser uma tarefa fácil para se vencer sozinho. Por isso, eu preparei para você este post explicando melhor esse conceito e como desenvolvê-lo. Interessado? Então, acompanhe!

O que é autorresponsabilidade?

Esse termo se refere, basicamente, à consciência de que você é o único responsável por tudo o que acontece na sua vida. A princípio, pode ser um pouco desafiador aceitar essa realidade. Mas, quando você toma consciência do quão importante é assumir as suas próprias escolhas, tudo fica mais fácil de lidar, e a sua vida fica mais leve.

Além disso, ao reconhecer a necessidade de mudar suas atitudes diante dos desafios da vida, você começa a descobrir novos caminhos e oportunidades. Sua vida se abre a realizações e você pode prosperar em vários aspectos, tornando-se uma pessoa melhor tanto pessoal quanto profissionalmente.

Como ela impacta as suas metas?

Desenvolver a autorresponsabilidade é o primeiro passo para alcançar suas metas. Se você está passando por dificuldades financeiras, por exemplo, não adianta culpar a economia do país ou o aumento de salário que nunca sai e continuar gastando compulsivamente no cartão de crédito.

Se você quer emagrecer, mas não consegue, não adianta culpar o conjugue, o estresse do dia a dia ou a comida da empresa. É preciso assumir a sua necessidade de disciplina e até de ajuda para chegar ao peso ideal.

Em outras palavras, as atitudes são suas. É certo que alguns fatores podem interferir no seu resultado de alguma forma — ainda assim, eles não podem definir você por completo. Lembre-se: suas metas requerem uma posição de responsabilidade sobre a sua própria vida. Do contrário, você perderá oportunidades de conquistar uma vida extraordinária!

Como desenvolver essa autorresponsabilidade?

Existem alguns pensamentos e ações que são fundamentais para que você desenvolva a autorresponsabilidade na sua vida. A seguir, veja quais são elas!

Sinta-se merecedor de tudo o que acontece em sua vida

Assuma que tudo o que acontece, ou não, na sua vida é consequência dos seus atos. Não terceirize seus fracassos e frustrações; isso só adia o seu autodesenvolvimento e a formação de uma consciência plena a respeito de si mesmo.

Priorize o seu tempo

Revise a forma como você está administrando o seu tempo — este recurso precioso que, muitas vezes, é desperdiçado com a inércia. Faça a seguinte reflexão: quanto do seu dia você dedica a alcançar a sua meta?Coloque tudo na balança e assuma que você é o protagonista da sua própria história!

Faça suas próprias escolhas

Inspirar-se em pessoas que você admira e ouvir conselhos podem ser bons caminhos, mas jamais jogue a culpa das suas derrotas nos outros. Afinal, como já dissemos, a decisão é sempre sua.

Tenha metas palpáveis

Sair do estado atual para o estado desejado requer muito mais do que simples desejos. É preciso traçar um plano com objetivos e metas claras, quantificadas e planejadas. Afinal, o que você quer? Defina isso o quanto antes!

Como podemos ver, entender o que é autorresponsabilidade passa pela consciência de que você é responsável pelos seus próprios atos. Não dá para terceirizar os sucessos e os fracassos da sua existência. Então, comece já a agir para assumir os seus atos e caminhe rumo a uma vida épica!

Agora, se quiser saber ainda mais sobre esse assunto, confira também este vídeo do Ciclo da Maestria. Ele é o módulo 1 do meu treinamento, em que eu abordo temas como inteligência emocional e autorresponsabilidade, com inúmeras ferramentas!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: