O que é autossabotagem e o que fazer para se livrar dela?

o que é autossabotagem

Você já se sentiu como a hiena Hardy dos desenhos de Hanna Barbera e murmurou pelos cantos “oh céus, oh vida, oh azar” alguma vez? Pois bem, eu recomendo que reflita sobre o que é autossabotagem e como ela pode prejudicar sua vida.

A autossabotagem consiste em um processo sustentado por comportamentos limitantes e que desenvolve situações prejudiciais. Basicamente, as escapadas da dieta, a desistência de sair com os amigos, o término de relacionamento por achar que não está na hora de se envolver, entre outros casos são fundamentos sabotadores.

Para que obtenha o verdadeiro equilíbrio emocional, eu trouxe este artigo que esclarecerá o que há de principal a respeito do tema. Acompanhe a leitura e confira!

Como funciona o comportamento sabotador?

Nosso cérebro tem uma região denominada de formação reticular, responsável diretamente pelo processo de atenção seletiva. Em termos gerais, captamos algo que serve como nosso foco, sendo que o resto é ignorado por consequência. Por conta disso, as crenças limitantes que desenvolvemos ao longo da vida fazem com que enxerguemos a realidade de uma forma um tanto distorcida.

Se você acha que sua vida é uma reunião de fracassos, por exemplo, a tendência é que você preste mais atenção em situações que reforçam esse tipo de ideia, ou seja, lembrará mais de quando não conseguiu o que queria em vez de suas vitórias. Inclusive, ao observar histórias de pessoas de sucesso, bem provável que ignore ou duvide que seja possível, pois, na sua visão, isso seria improvável na rotina que leva.

A maneira a qual pensamos, sentimos ou reagimos fica devidamente registrada em conexões neurais da mente. Tendo isso em vista, quanto mais reforçamos comportamentos limitadores, maior a probabilidade de repetirmos as mesmas ações diariamente, gerando um ciclo de autossabotagem que nos deixa em um estado de tensão e estresse contínuo.

Por que as pessoas se sabotam?

De acordo com as pesquisas da psicóloga Elizabeth Loftus, a memória humana tem um aspecto sugestionável, isto é, nem sempre aquilo que acreditamos piamente representa o que realmente aconteceu. Nossas crenças podem ser fruto de traumas de infância, emoções, sugestões dadas por outras pessoas, ideias recorrentes etc.

O ciclo de autossabotagem também pode ter correlação com os traços de personalidade que herdamos da família ou de responsáveis pela criação. A região em que vivemos, a cultura a qual experimentamos e as condições sociais inerentes ao ambiente que convivemos são fatores relevantes nesse processo, induzindo a nossa mente a criar informações e memórias que parecem ser a verdade plena.

Claro que cada indivíduo reage de uma maneira distinta em relação às influências externas, sendo alguns mais vulneráveis e sensíveis no campo psicológico. As primeiras referências que temos na vida acabam nos apresentando comportamentos como medo, culpa, rejeição, abandono, entre outros pontos que desencadeiam os mecanismos da autossabotagem.

Quais são as principais formas de autossabotagem?

Muito mais do que se perguntar o que é autossabotagem, torna-se indispensável identificar os sinais mais aparentes e, ao longo do tempo, lapidar as ações negativas para ter uma vida mais equilibrada de fato. Veja abaixo alguns dos principais aspectos sabotadores aos quais você deve evitar sempre.

Procrastinação

Eu sei bem o quanto é divertido olhar os memes nas redes sociais, maratonar séries e filmes ou fazer vários pontos em joguinhos de celular. No entanto, quando passamos mais tempo nos distraindo com algo que não faz parte dos nossos objetivos principais, isso vira uma maneira de fugirmos das responsabilidades.

A procrastinação é uma autossabotagem clássica, de modo que se torna confortável deixarmos os afazeres diários para a última hora, só que isso pode interferir significativamente tanto na área pessoal quanto profissional. O segredo para manter o foco e aumentar sua produtividade é fazer uma atividade de cada vez e, se possível, livrar-se de distrações que possam atrapalhar o seu desempenho.

Perfeccionismo

Se por acaso você já disse em uma entrevista de emprego que sua qualidade é ser perfeccionista, saiba que essa resposta pode ser interpretada de outra maneira, ou seja, como um indício de comportamento sabotador. A tentativa de fazer tudo perfeito, a fim de evitar possíveis críticas dos outros, trata-se de um aspecto de insegurança e necessidade constante de aprovação.

Talvez você não tenha percebido ainda, mas esse tipo de atitude gera problemas em um nível profundo, pois você acaba se condicionando a controlar tudo e todos. Com o tempo, isso gera um estresse emocional que afeta sua vida, então compreenda que errar é humano e não precisamos provar algo para conquistarmos a felicidade.

Medo

Um sentimento como esse pode ser poderoso em relação ao ciclo de autossabotagem, pois nos paralisa e consegue disparar as piores reações possíveis. O medo pode assumir diversas faces e fazer com que você se vitimize por algo que passou, a fim de chamar a atenção das pessoas e deixar de encarar as infinitas possibilidades que estão à sua frente.

Lembre-se que você não tem mais cinco anos de idade para querer que os adultos notem a sua presença o tempo todo, então o medo que sente a respeito de determinada decisão pode muito bem ser vencido. Ter medo de mudanças, por exemplo, pode representar a perda de oportunidades valiosas no trabalho, nos relacionamentos, nas amizades e assim por diante.

Ansiedade

Tão poderosa e destrutiva quanto a depressão, a ansiedade provoca diversos efeitos no cérebro que, inevitavelmente, contribuem para a autossabotagem. Esse tipo de comportamento, em muitos momentos, anda de mãos dadas com o medo e desencadeia a imersão em vícios de todos os tipos.

Por meio de pensamentos negativos e limitantes, criamos cenários futuros aos quais nem sabemos se podem ou não acontecer, visando uma proteção imaginária de perigos que nem sequer são reais. Sendo assim, eu aconselho que você tenha calma e viva o máximo possível no presente, pois aproveitará mais os momentos, as pessoas e as conquistas.

Para concluir, quando pensar nesse tema e refletir sobre o que é autossabotagem, recorde que tudo é possível, desde que você trabalhe suas atitudes em prol do seu autodesenvolvimento. O evento Protagon, por exemplo, tem a capacidade de desbloquear o seu potencial campeão e preparar você para algo grandioso na vida.

Este artigo foi útil para esclarecer suas dúvidas? Se quiser saber mais a respeito desse tema, conheça o Protagon e aproveite todos os benefícios presentes nesse evento!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: