O que é e como o Bullet Journal pode tornar seu dia mais produtivo 

o que é bullet journal

Apesar de muitas pessoas ainda nem sequer saberem o que é bullet journal, muitos outros indivíduos já utilizam com frequência o referido método de organização, que é ideal para aqueles que não conseguem se adaptar aos planners prontos ou às agendas tradicionais.

Assim, quem está buscando uma nova maneira de se organizar ou sente que nenhuma técnica de produtividade e organização funcionou até o momento, deve experimentar o bullet journal.

Se você quer saber mais sobre essa importante ferramenta de organização, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Veja!

O que é bullet journal?

O bullet journal, também conhecido como BuJo, é um método de organização simples, pois, na prática, trata-se apenas de um caderno com folhas personalizáveis para uma pessoa acompanhar seus hábitos, bem como para organizar e planejar suas atividades.

O diferencial do bullet journal, em comparação com as demais agendas, é a possibilidade de personalizá-lo completamente, uma vez que é possível adaptar os espaços para anotações conforme as necessidades individuais de cada pessoa. Dessa maneira, são ideais até mesmo para quem tem uma rotina considerada irregular.

Como o bullet journal funciona?

Como se trata de um caderno com espaços de anotação em páginas em branco, é possível personalizá-lo de acordo com a sua vontade, como com canetas, lápis de cor, colagens, clips, carimbos, entre outros materiais.

No entanto, justamente em razão de sua liberdade e flexibilidade, um bullet journal também pode ser minimalista e funcionar como uma simples lista diária de afazeres.

Assim, o ideal é que o bullet journal seja personalizado da maneira que melhor funciona para o seu dono, pois o seu grande diferencial é justamente o seu formato, que pode se encaixar na rotina de todas as pessoas.

Como o bullet journal pode ser utilizado?

Agora que você já sabe o que é bullet journal e como ele funciona, confira algumas dicas para utilizá-lo!

Tenha um objetivo

O primeiro passo deve ser definir como o bullet journal pode ajudá-lo. Para tanto, o ideal é ter um objetivo — determinar se ele será utilizado para trabalho, estudo, vida pessoal, por exemplo, é um bom método.

Após pensar em sua rotina, necessidades de anotações diárias, metas, tarefas recorrentes e esporádicas, compromissos com hora marcada, entre outros itens que julgar pertinente, é possível definir o objetivo do bullet journal e o seu formato ideal.

Escolha um caderno

Como vimos, o bullet journal pode ser feito com qualquer caderno, por isso, é possível escolhê-lo conforme as preferências e necessidades individuais de cada um. Nesse momento, alguns itens devem ser levados em consideração, como:

  • tamanho do caderno, sendo que o tamanho A5 é portátil e, em geral, atende a maior parte das pessoas;
  • modelo, que pode ser brochura, espiral ou lombada quadrada;
  • gramatura do papel, ou seja, a sua densidade, pois em determinados casos (como para desenhos) é preciso considerar uma gramatura maior para evitar transferência de tinta para o verso da folha;
  • tipo de folha, que pode ser pontilhada, quadriculada, pautada ou até mesmo em branco.

Estabeleça códigos e legendas

A fim de otimizar o tempo e simplificar a rotina por meio de um estímulo visual, é possível usar códigos e legendas para sinalizar detalhes como status, natureza ou prioridade da tarefa.

Itens como símbolos e cores, por exemplo, podem ser utilizados para criar essa linguagem visual. No entanto, o ideal é não exagerar na quantidade de códigos para não se confundir.

Defina seções

Apesar de se tratar de um espaço livre, é importante criar seções para que as tarefas não se percam dentro do bullet journal. Para tanto, é possível separar um espaço para registrar eventos futuros (mensais, semanais e diários), que podem ser tanto em formato de calendário quanto somente um local reservado para cada mês.

Também é possível criar seções extras, com o objetivo de registrar hábitos, alcançar objetivos específicos e acompanhar projetos, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é bullet journal e como montar o seu, definir se essa vai ser a ferramenta eleita para ajudá-lo na organização, só depende de você.

Se você gostou desta leitura, confira o Método Cronos para melhorar a gestão de seu tempo, foco e produtividade!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: