• Home
  • Sucesso
  • O que os outros pensam é válido para seu sucesso profissional?

O que os outros pensam é válido para seu sucesso profissional?

O que os outros pensam

É muito comum conduzirmos nossas ações e escolhas levando em consideração as opiniões e expectativas de terceiros. Fomos treinados desde crianças para agradar os outros, sincronizar nosso passo ao daqueles que são relevantes em nossas vidas: familiares, amigos, colegas de profissão. Mas até onde é possível chegar agindo desse modo? Pare e pense: você não está se preocupando demais com o que os outros pensam?

Lembre-se: não controlamos o que os outros pensam

Pessoas de sucesso, que vão longe na carreira e na vida pessoal, em algum momento já se perguntaram: “Até que ponto vale a pena me preocupar com as opiniões dos outros? Isso me beneficia?” A conclusão é que a responsabilidade excessiva de corresponder é uma crença. Não temos controle sobre o que os outros pensam. Só quem se liberta desta construção mental consegue atingir todo o seu potencial criativo e produtivo.

É evidente que isso não significa que você deva agir de forma egoísta ou irresponsável. No meio em que vivemos há pessoas que nos amam e se preocupam conosco, emitindo opiniões e conselhos bem intencionados.

Frequentemente, recebemos bons ensinamentos que devem ser aproveitados e aplicados. Cabe a você filtrar os que agregam valor à sua jornada. Quem caminha exclusivamente em busca de aprovação e do bem-estar dos outros termina por renunciar aos próprios sentimentos e necessidades. E, invariavelmente, frustra-se por não conseguir realizar seus próprios projetos.

Se você quer ter um alto rendimento no que se propõe a fazer, deve respeitar somente os limites éticos das suas ações. Não deixe os julgamentos dos outros serem um bloqueio no seu caminho. Às vezes, você terá de se impor de forma mais assertiva e dura. Não se trata de ofender as pessoas, mas de afirmar os próprios interesses.

Inspire-se nas pessoas que realmente importam

As pessoas de alta performance elegem as opiniões que devem aplicar em suas vidas. A escolha deve observar apenas um critério: espelhe-se em indivíduos que tenham mais sucesso que você em uma determinada área. Os modelos válidos não são muitos e devem ser restritos a um grupo seletos de cinco ou seis inspirações. Quem muda de direção a cada vez que ouve um conselho não chega a lugar algum.

Para você entender como escutar quem não tem mérito pode ser prejudicial, trago como exemplo a história de uma amiga.

Ela e o marido atuavam no ramo da alimentação. A mulher, uma ótima cozinheira, preparava refeições caseiras que eram vendidas pelo marido em forma de marmita. Em um certo momento, ela recebeu a proposta de se tornar sócia de um projeto maior, uma pequena indústria de alimentos.

A oportunidade era excelente, pois a estrutura já estava pronta e o investimento seria quase zero. Porém, ao consultar a família, ela foi completamente desencorajada. Seus pais julgaram o movimento muito arriscado e sugeriram que ela fizesse algo mais seguro, como um concurso público.

O que esse exemplo ensina? A nossa empreendedora buscou conselhos das pessoas que ama, mas que não têm autoridade, experiência e sucesso na própria carreira, ou seja, não possuem condições de ajudá-la na decisão. Sem se dar conta disso, ela perdeu uma grande oportunidade de crescer na área que tinha escolhido.

Não deixe de realizar seus projetos e sonhos levando em consideração o que os outros pensam. Escolha as próprias referências, ouça e aprenda com modelos de sucesso que podem dar feedbacks válidos e construtivos. Se for necessário, afaste-se de quem diminui sua coragem e te desmotiva. Viva sua paixão e os resultados provarão ao mundo que você estava certo.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: