O que é uma pessoa tóxica e como identificá-la?

pessoa tóxica

Todos nós já nos deparamos com uma pessoa tóxica e que nos agride de alguma maneira. Acontece que a maior parte das vezes pode ser difícil identificar esse comportamento prejudicial.

Apesar de não ser possível mudar uma pessoa tóxica, é fundamental saber como identificá-la para que seja possível minimizar o seu impacto. Afinal, você pode não ser capaz de mudar o que ela faz, mas pode mudar a sua postura perante a ela.

Se você deseja saber mais sobre pessoas tóxicas, suas atitudes e como identificá-las, acompanhe o post, que vou apresentar todos os detalhes. Continue a leitura e confira!

O que é uma pessoa tóxica?

Pessoas tóxicas buscam satisfazer suas necessidades, contudo, de uma maneira extremamente prejudicial ao outro, sendo comum que elas adotem os seguintes comportamentos:

  • criam drama em suas vidas;
  • tentam manipular ou controlar os outros;
  • são carentes e, em geral, egoístas (é tudo sobre eles o tempo todo);
  • usam outras pessoas para atender às suas necessidades;
  • são extremamente críticos consigo e, especialmente, com os outros;
  • têm ciúmes e inveja dos outros;
  • lamentam o próprio azar e se entristecem com a boa sorte dos outros;
  • não desejam (ou não conseguem) procurar ajuda de entes queridos, terapia ou programas de recuperação.

Dessa maneira, as pessoas tóxicas são aquelas que procuram uma maneira de colocar você para baixo. Para isso, elas podem se colocar em posição de inferioridade, agirem como vítimas e sempre quererem que você escute e coloque os problemas delas acima dos seus. Em geral, também são dominantes e manipuladores.

É válido ressaltar que um indivíduo que é tóxico com você pode não ser tóxico com as outras pessoas de seu convívio. Afinal, ela pode ter um comportamento tóxico especialmente direcionado a você ou o relacionamento entre vocês é tóxico.

Como identificar que você está sendo afetado por comportamentos tóxicos?

Agora você já sabe o que é uma pessoa tóxica e quais são os comportamentos que ela adota, mas como saber se você está sendo afetado pela relação? Veja, a seguir, alguns indícios de que você está sendo prejudicado emocionalmente:

  • você teme estar perto da pessoa;
  • você se sente exausto ou com raiva no momento em que está com a pessoa ou até mesmo depois da interação;
  • a pessoa faz você ter emoções negativas, como se sentir mal ou envergonhado de si mesmo;
  • você se sente, de alguma maneira, preso à pessoa tóxica;
  • quando você está com ela, você sente que está pisando em ovos e tem medo de adotar determinadas posturas que gostaria;
  • você ignora os seus próprios valores;
  • a outra pessoa não o respeita quando você diz “não” a ela por algum motivo;
  • você sente que está sendo controlado;
  • você sente exaustão após interagir com a pessoa tóxica;
  • você já realizou diferentes ciclos de tentativas para ajudá-lo, mas nada surtiu efeito.

Assim, o ideal é analisar qual é o seu próprio limite. Por exemplo, você compromete os seus próprios valores ou limites por causa da outra pessoa? Você se irrita porque se sente incompreendido ou não é ouvido? Você se retira porque é assim que você reage às críticas? Se você, de alguma maneira, é afetado de maneira prejudicial, há algo de errado com a relação.

Como se libertar de uma pessoa tóxica?

Se você acha que seu relacionamento tem algum desses sinais, acredite em mim: pode ser que você pense em resolver as coisas. Existem diferentes maneiras para lidar com as relações tóxicas, que vão desde tentar consertar a relação até se afastar para não se prejudicar.

Em um primeiro momento, se a pessoa tóxica for realmente importante para você, é possível tentar fazer com que ela perceba o quanto suas atitudes são prejudiciais, uma vez que algumas pessoas nem sequer têm ciência de seu comportamento.

Para tanto, é preciso expor para a pessoa, de forma assertiva, como você se sente. Isso pode ser feito por meio do seguinte diálogo: “Quando você age / faz / diz _____ (falar sobre o comportamento tóxico), eu sinto _____ (citar os sentimentos negativos que a pessoa causa). O que eu preciso é de _______ (propor uma solução para o problema). A razão pela qual estou compartilhando meus sentimentos e necessidades com você é_______ (porque eu te amo, quero construir um relacionamento saudável com você etc.).”.

É preciso definir e manter limites na relação, uma vez que é fundamental encontrar maneiras de se proteger dos comportamentos tóxicos. No entanto, se ainda assim as atitudes abusivas continuarem, você deve se concentrar em cuidar de si, mesmo que isso implique em se afastar da pessoa.

A pessoa que sofre com atitudes tóxicas não deve procurar arrumar desculpas para tais atos ou tentar corrigi-los de forma insistente, é preciso refletir sobre a relação e sair desse ciclo prejudicial para não continuar sendo afetada.

Se o comportamento tóxico da pessoa não mudar, ou o relacionamento for tóxico demais para você, emane boa energias a ela e, em seguida, siga em frente e transforme a sua vida.

Eu sei que terminar o relacionamento pode ser doloroso, especialmente após uma longa história, mas a melhor alternativa é se livrar da dependência emocional. Apenas ao viver livre e longe de uma pessoa tóxica é possível criar espaço para manter relacionamentos muito mais saudáveis ​​e mais nutritivos em sua vida.

É muito importante aceitar a realidade para que seja possível realmente seguir em frente. Além disso, também é preciso ser forte, sendo esse um dos pontos mais importantes e difíceis. Afinal, é comum ter sentimentos e memórias ligados à pessoa tóxica, mas é necessário ser forte o suficiente para deixá-la ir e para entender que viver sem toxicidade será muito mais benéfico para você.

Por fim, muitas pessoas acreditam que são a razão da toxicidade do outro, mas isso não é verdade. Portanto, também é fundamental não se culpar, para que seja possível se afastar e seguir em frente.

Agora que você já sabe como identificar e lidar com uma pessoa tóxica, lembre-se sempre de que a coisa mais importante é pensar em você. Se for preciso, não tenha medo de seguir em frente e buscar a sua felicidade!

Se você deseja desbloquear seu potencial, condicionar sua mente para o sucesso e construir uma vida épica, conheça o PROTAGON, uma imersão de 3 dias em que você descobre como ter inteligência emocional!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: